1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como Fazer Material fotográfico em 2a mão

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por nordvallen, 30 de Janeiro de 2013. (Respostas: 4; Visualizações: 1669)

1. Bom dia!Decidi abraçar o hobbie fotográfico e como tal tenho andado em pesquisa de mercado para aquisição de um reflex. Ja vi vários modelos dentro do orçamento disponível e fiquei com a seguinte duvida:Quais os cuidados a ter na aquisição de maquinas ou lentes usadas? Vejo muitos anúncios apetecíveis nos vários sites de venda de usados mas como sou totalmente novato na área nao sei a que prestar atenção para evitar um equipamento em mau estado. Gostava que me dessem umas dicas sobre o assunto sff.Cumps, Nuno Alves

2. Boas,
    Normalmente o que eu costumo de fazer quando compro lentes em segunda mão é:

- Quando tenho interesse numa lente peço ao vendedor para enviar fotos do primeiro elemento frontal e do primeiro traseiro para ver se a lente tem fungos ou riscos, normalmente também peço para tirarem uma foto pormenor do primeiro elemento com o traseiro virado para um fundo luminoso assim dá para ver se tem poeira/fungos lá dentro (depende de certas lentes).
    - Peço apenas para entregar/mostrar material em mão, não me importo de me deslocar para verificar se está tudo em condições, prefiro isso a aparecer-me uma lente estragada em casa enviada por cobrança (O que não falta ai é burlões).
    - No local quando estou com a presença do sujeito que quer vender, tenho a minha máquina e peço para testar a lente, vejo se esta Funciona em AF (autofoco), vejo o estado do anel de foco em manual, tiro fotos em várias aberturas para ver se tudo funciona.
    - Vejo se a parte de trás da lente está em condições (encaixe, os pins conectores, etc.).
    - E verifico em geral se está tudo bem com a lente pessoalmente, reparo de novo nos elementos da lente para ver se está tudo em condições

Em caso de máquinas não posso dar grande ajuda porque sou daqueles que prefere comprar em primeira mão. Mas recomendo que caso queiras comprar uma máquina deslocares-te ao local do vendedor e pedires para testar em mãos se funciona tudo, perguntas quantos disparos tem, etc.

Espero que ajude.

3. a primeira coisa a fazer é perguntar quantos disparos a máquina tem, uma vez que as DSLRs têm um componente mecanico que avaria depois de muitas atuações.

o numero que as marcas anunciam como ser "normal" durar varia de modelo para modelo, nas maquinas de gama de entrada anda pelos 50.000 a 100.000

4. jguilhas

jguilhas Power Member

Boas

Primeiro que tudo, ter atenção onde comprar: à partida, nos fóruns existe sempre algum sistema de feedback, onde se fala um pouco do perfil do vendedor, referente a vendas passadas, como aqui na Zwame.

Saber bem aquilo que se está a comprar: ler algumas reviews do equipamento (ou falar com alguém entendido) em questão para saber das funções que desempenha, problemas anunciados, à partida, materiais, durabilidade, pontos sensíveis.

No caso dos corpos, ter atenção ao número de disparos, confirmar se todos os botões funcionam, riscos que possam denunciar quedas, riscos no ecrã, sujidade, acessórios completos, etc etc. Ver se os flashes funcionam. Abrir todos os compartimentos e saber se a bateria é original, se não existem fluidos ou resíduos nesse compartimento, se os cartões de memória entram e prendem. Pedir para o vendedor levar a bateria totalmente carregada, para poder ser testada e uma lente a funcionar, se for caso disso. Normalmente, ter caixa e todos os acessórios originais, pode significar que o dono é uma pessoa cuidadosa, mas as aparências iludem.

Em relação às lentes, já disseram tudo.

Ser cuidadoso e assertivo pode poupar muitos dissabores quando se compra material em segunda-mão. E claro está, preferir sempre confirmar o estado do material presencialmente.

Por fim, comprar usado não é o mesmo que comprar novo. Se lidar com um bocadinho de pó numa lente ou um risco num corpo pode gerar alguma dúvida ou frustração, o melhor será comprar novo...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

5. Drackey

Drackey Power Member

Para mim desde que o material esteja em bom estado não sou picuinhas... lol tem atenção ao feedback. A partir do momento que a pessoa tem bom feedback quer dizer que é meio caminho andado.

Recomendo veres no forum de fotografia mas ver o feedback! Nunca mas nunca comprar nada se a pessoa tiver a 0. Se ela tiver noutro site cria conta e obriga a pessoa a enviar mensagem ( chama-se crusar dados)...lol

Tenta não pagar em dinheiro... transferencia pode não valer de muito mas já é alguma prova.

De resto só tenho a dizer força nisso que a fotografia é dos melhores hobbies a ter para quem não gosta de ter conta poupaça como eu...(Não dá para poupar com um Hobbie destes...lol)

Partilhar esta Página