Material necessário para ser DJ

Mafiapt

Power Member
Boas pessoal,

Quero-me iniciar no mundo da musica. Queria qual o material que necessito para ser DJ, ja tenho este bichinho á algum tempo. Já procurei na net mas nao tem informação do material que preciso para ter uma mesa de mistura. É apenas para uso caseiro mas poderei passar para amigos mas nada de exigencias :D

Questões:

Queria uma mesa de mistura barata para um iniciado?
Gostaria de saber quais são as colunas que posso usar?
Poderei usar o PC?
Que programa poderei usar para as misturas?



Em suma queria saber todo o material que necessito, pelo mais barato e para um iniciado, tipo mesas e consolas e "gira-cd's" e cabos (peço desculpa pk ainda nao percebo muito disto mas vou tratar de aprender e quem sabe nao tirar um curso :D)

Desde já muito obrigado pela ajuda dada e desculpem a noobice no assunto mas aprenderei mais:D
 
Boas

Quanto às respostas às tuas questões:

Qualquer mesa de mistura pode ser ligada ao pc ou através de usb ou por jack/rca e consoante a tua placa de som podes dividir as musicas por canais usando programas como o virtual dj ou o traktor. E mesas para um iniciado há varias. uma mesa boa para começares estará entre os 200€ e os 250€.
Leitores de cd's também tens uma larga escolha. tens leitores de cd da numark que não são caros e bons para começar.
Quanto às consolas, nunca fui grande fã mas também são uteis se queres começar por algum lado e não queres gastar muito dinheiro mas ficas sempre mais limitado do que tendo uma mesa e leitores de cd ou gira-discos.
Eu sou DJ e tenho material para venda. tenho uma mesa de mistura e 2 leitores de cd's. se estiveres interessado manda-me uma PM e falamos.
Espero ter sido minimamente util :)
 
Foste bastante util :D.

Em principio estarei interessado no negocio se me for favoravel :D

Queria tambem saber de algum site ou algo parecido que me desse algumas bases no sentido de saber os nomes e alguns 'truques'. Espero me fazer entender xD

Masi uma vez muito obrigado pela resposta :D
 
boas

eu tenho uma pergunta. eu uso o vdj, safo-me bem e ate faço broadcast, mas agora queria ter equipamento a serio, mas nao pesco nada sobre isso.
gostava de saber se existe algum equipamento em box que leia musicas em mp3, pq o meu som esta todo em mp3, e saber se era possivel ligar ao pc para fazer broadcast.
Se existe, que equipamento aconselham para principiantes?
gostava de saber tb se as grovebox dao para gravar musicas em mp3.

desculpem la estas perguntas basicas, mas é pq estou mesmo á toa... porque de mesas mistura virtuais eu percebo, agora em boxes sou 0:s
 
Ora bem. Para usares mp3, há uma opção que será aquela que eu vou tomar. E essa opção é de comprar um setup inteiro, mais o pacote de Softwares como Traktor Scratch Pro, Mixvibes DVS, Torq ou Serato Scratch (até mesmo o Virtual Dj já tem timecode, a variante é comprando na Plastic Sounds o Numark Cue, que é o Virtual Dj com outra skin lol), que incluem para além do software propriamente dito, uma interface audio USB para ligar ao PC e respectivo Setup, os cabos necessários para ligar todos os componentes e não menos importante, os cds/vinis Timecoded.

E isto vai-te permitir fazer o quê? Bem, vais poder ter pratos/cdjs com os timecodes a tocar, e a emular os mp3 que tens no PC. E para as passagens vais poder usar a mesa de mistura que, mesmo sem ser USB (estará ligada à Interface) vai poder controlar o Output de som do programa.

Tirando o facto de escolheres os mp3 que tens no PC para tocar em cada canal, e se não quiseres um processador de efeitos, aplicá-los no Pc, tudo o resto é puro divertimento analógico.

Uma das melhores características? Se tocares em bares que tenham mesas e cdjs/pratos, basta levares o PC e a Interface, cabos e os cds/vinis Timecode. Fica muito mais leve na mala. ;)

Eu pessoalmente vou comprar isto:

Mesa: Vestax VMC-004 xlu
CDJs: Numark ARC3 x 2 (ou Pioneer CDJ 400 se tiver o dinheiro suficiente)
Software: Traktor Scratch Pro (559€) ou Mixvibes DVS (290€ lol)
Futuramente posso vir a comprar um Korg Kaoss Mini Pad.

O melhor destes equipamentos é a versatilidade, que me permite praticar de várias formas, incluindo tocar completamente no analógico.

Espero ter ajudado nalguma coisa. ;)
 
Olá ! (:
Também há já algum tempo que tinha aquela ideia de "tirar um curso de DJ" , que me fizesse entreter nas horas mortas e quem sabe actuar umas vezes , tentar dar o saltinho .
Contudo , falaram-me que um curso fica por 500€ , 5 meses . É o normal ?

É que como fui jogar à roleta e correu bem ... esse desejo pode-se tornar real (x
Vocês tiraram curso ? Falem aí em que consiste e se é melhor comprar o material depois d:
 
Olá ! (:
Também há já algum tempo que tinha aquela ideia de "tirar um curso de DJ" , que me fizesse entreter nas horas mortas e quem sabe actuar umas vezes , tentar dar o saltinho .
Contudo , falaram-me que um curso fica por 500€ , 5 meses . É o normal ?

É que como fui jogar à roleta e correu bem ... esse desejo pode-se tornar real (x
Vocês tiraram curso ? Falem aí em que consiste e se é melhor comprar o material depois d:

Sim, os custos para DJ, ficam bastante caros, mas ficas com um currículo Profssional =)
 
Boas pessoal!
Eu sou novo aqui no fórum, não sei se este é o local mais indicada para descrever a ajuda que necessito.

é o seguinte, eu tenho uma mesa de mistura Behringer Djx 700 com a seguinte avaria: após eu colocar musica a dar, passado uns 5 segundos a mesa pára de transmitir som para as colunas mas a mesa continua ligada.

Não sei se me estou a fazer entender.

Quem me puder ajudar ou que saiba o que possa ser a avaria que me diga sff

Cumprimentos
 
Boas pessoal. Tambem gostava de entrar no ramo de dj, só que nao entendo muito bem as cenas de burocracia. È preciso licensa para passar musica?? se sim onde é que posso tirar e quanto é que custa essa licensa?? Ou nao e preciso nada ?? :D

Quem me puder ajudar ou que saiba que me diga sff

Cumprimentos
 
Não é uma questão de licensa penso eu.. É mais uma questão de teres guito para comprares músicas para as poderes passer. Pelo menos antigamente era assim, a malta ia acumulando até ter um bom portfolio.
 
A licença é da responsabilidade do evento/local onde se actua. A obrigação do DJ é a compra das músicas, com a respectiva prova de aquisição
Mas apesar disso há muito controvérsia acerca deste assunto. Ando talvez desactualizado em termos legais, por isso basta uma pesquisa e vês como estão neste momento as leis.

Cumprimentos
 
Back
Topo