Material sonoff

Boas. Tenho visto os tópicos sobre domotica e as várias opiniões. Entretanto encontrei esta marca "Sonoff". Gostaria de perguntar se alguém aqui do fórum esta a usar material desta marca, e como esta a correr? Tenho visto que funciona em luzes mas gostava de saber se por exemplo funciona com estores eletricos e mais alguma coisa. Desde já obrigado e cumprimentos
 
Boas. Tenho visto os tópicos sobre domotica e as várias opiniões. Entretanto encontrei esta marca "Sonoff". Gostaria de perguntar se alguém aqui do fórum esta a usar material desta marca, e como esta a correr? Tenho visto que funciona em luzes mas gostava de saber se por exemplo funciona com estores eletricos e mais alguma coisa. Desde já obrigado e cumprimentos

Boas...
Vou encomendar uns switchs para poder controlar o ligar e desligar da minha caldeira de agua quente remotamente. Neste momento uso um disjuntor com relogio mas procuro algo mais flexivel e penso que este Sonoff TH10 TH16 deve funcionar. Até consigo adaptar uma sonda para medir a temperatura da agua para saber se tenho de desligar ou ligar a caldeira ;)
Tb há o Sonoff pow que é um switch com medidor de electricidade que tb é interessante.
Quando chegar e após testar posso te dar o meu feedback ;)

Cumps
 
Boas...
Vou encomendar uns switchs para poder controlar o ligar e desligar da minha caldeira de agua quente remotamente. Neste momento uso um disjuntor com relogio mas procuro algo mais flexivel e penso que este Sonoff TH10 TH16 deve funcionar. Até consigo adaptar uma sonda para medir a temperatura da agua para saber se tenho de desligar ou ligar a caldeira ;)
Tb há o Sonoff pow que é um switch com medidor de electricidade que tb é interessante.
Quando chegar e após testar posso te dar o meu feedback ;)

Cumps

Fiz um video que é capaz de te interessar: Sonoff POW accuracy review:

Não sei quais sao as tuas "condições" mas eu com o POW a ligar o termoacumulador só das 5 ás 8 (tenho bi-horário das 08:00 ás 22:00 igual todos os dias) e baixando a temperatura de 65º para 45º no verão e 50º no inverno consegui poupar uns 20% da factura da luz.


Em relação aos produtos sonoff, só tenho a dizer bem. Nunca falharam até agora (tenho 3) tanto no wifi como fora de casa. (tem problemas a ligar com repeaters e uma vez só consegui fazer com que a app o reconhecesse ficando a carregar no botao fisico do Sonoff durante o pairing)

QQ coisa, perguntem!
 
Atenção a temperatura. Deves regularmente aumentar a temperatura acima de 60°C para reduzir e proliferação de bactérias principalmente da Legionella.
 
Já agora, estive a ler muito sobre a Legionella e concluí que ter a agua a 45 ou 50 graus é provavelmente melhor do que a 60º.
A legionella aparece principalmente em aguas estagnadas entre os 20 e os 50 graus.

Ou seja, eu neste momento tenho a agua a 45º e praticamente todos os dias esvazio o termoacumulador e ele fica a 20º. Troquei a agua (quase) toda e ficou a uma temperatura que já nao é a ideal para a Leogionella.

Se estiver a 60º, na maior parte dos dias nao vou esvaziar o termoacumulador. Ou seja, vou ter parte da mesma agua 2 ou 3 dias lá dentro e como uso agua mais quente no tubo, a misturadora precisa de menos agua quente, ou seja, deixa passar menos agua por dia e o tubo fica mais propicio a Legionella.

Alguém tem mais opiniões sobre isto?
 
Boas. Pois entretanto tenho andado a ver mais reviews e inclusive falei com uma pessoa que vende cá em Portugal o material sonoff, porque queria tentar esclarecer as duvidas em relação aos estores eletricos. No meu caso não tenho botoneira central para abrir e fechar os estores, e os meus interruptores não são de pressão mas sim do tipo de interrutores de luzes, tem 2 teclas a abre e outra fecha. Segundo a tal pessoa das 2/1 ou arranjava maneira de por botoneira central e usava só 1 "sonoff" ou teria que por 1 "sonoff" em cada estore! Mas mesmo assim não me esclareceu tudo porque acho que mesmo assim não funcionária, porque tinha de ter um inversor para poder abrir e fecha certo? Ele aconselhou me o "sonoff dual".Se alguém me poder ajudar agradeço desde já! Cumprimentos
 
Para estores: sonoff dual com firmware tasmota da para usar os botões tradicionais. Dá para simular Philips hue para integração rápida com Alexa/ Google home. Eu tenho a funcionar com mqtt e homeassistant. Firmware tasmota dá para configurar com a função "interlock" para que não seja possível ter os dois relés ligados ao mesmo tempo. Tem de ser soldado dois fios aos GPIOs livres, um para cada botão, ver wiki do tasmota.
Também tenho o mesmo sistema para as luzes, ficando com os botões existentes da casa.
Para ter espaço para o sonoff na parede comprei broca craneana de alvenaria de 50mm (10€) e afundei as caixas existentes.
 
Boas. Manix uma questão, os sonoff básicos supostamente dão para usar com os interruptores normais sem qualquer alteração de firmware certo? Encomendei 3 básicos os quais pretendo usar em luzes exteriores e em luzes de apoio às câmaras de vigilância. Depois gostaria de por nos estores de maneira a poder fecha los se por algum motivo tivesse de o fazer e não estivesse em casa. Mas sendo eu um maçarico nestas andanças e complicado perceber como se quer começar a fazer as coisas. Por isso toda a ajuda e bem vinda e todas as ideias e concelhos que me derem agradeço. Obrigado e cumprimentos
 
Boas. Manix uma questão, os sonoff básicos supostamente dão para usar com os interruptores normais sem qualquer alteração de firmware certo? Encomendei 3 básicos os quais pretendo usar em luzes exteriores e em luzes de apoio às câmaras de vigilância. Depois gostaria de por nos estores de maneira a poder fecha los se por algum motivo tivesse de o fazer e não estivesse em casa. Mas sendo eu um maçarico nestas andanças e complicado perceber como se quer começar a fazer as coisas. Por isso toda a ajuda e bem vinda e todas as ideias e concelhos que me derem agradeço. Obrigado e cumprimentos

Não, sem alterar firmware, não dá para usar o interruptor em simultâneo.
Atenção, uma vez alterado o firmware deixa de funcionar com o servidor/aplicação da sonoff. Tens de ter o homeassitant ou openhab ou domoticz ou outro a gerir os sonoffs.
É necessário soldar fios, juntamente com uma resistência e condensador para evitar falsos disparos devido ao ruído electrónico (mais info no wiki do tasmota).
 
Boas mais uma vez. Manix desculpe lá estar a ser tão chato mas haverá hipótese de explicar com algum tipo de imagem ou diagrama a instalação que fez nos seus estores e que material extra e preciso para por tudo ok? Os básicos que falei anteriormente que estão para chegar sao para luzes, explicando melhor tenho dois candeeiros no portão de entrada os quais estão ligados à 2 interruptores um junto ao portão de entrada e outro dentro de casa, e pretendia por o switch para poder ligar os ditos candeeiros quando fica noite e não estou em casa, primeiro porque é a última casa da rua e não tenho iluminação da edp na mesma, e segunda a entrada e em rampa bastante acentoada e tenho de entrar de marcha atrás de automóvel sendo que os candeeiros servem me de guia a fazer a manobra. No caso das luzes preciso de fazer alterações no firmware do switch para liga lo? Obrigado e cumprimentos
 
Boas mais uma vez. Manix desculpe lá estar a ser tão chato mas haverá hipótese de explicar com algum tipo de imagem ou diagrama a instalação que fez nos seus estores e que material extra e preciso para por tudo ok? Os básicos que falei anteriormente que estão para chegar sao para luzes, explicando melhor tenho dois candeeiros no portão de entrada os quais estão ligados à 2 interruptores um junto ao portão de entrada e outro dentro de casa, e pretendia por o switch para poder ligar os ditos candeeiros quando fica noite e não estou em casa, primeiro porque é a última casa da rua e não tenho iluminação da edp na mesma, e segunda a entrada e em rampa bastante acentoada e tenho de entrar de marcha atrás de automóvel sendo que os candeeiros servem me de guia a fazer a manobra. No caso das luzes preciso de fazer alterações no firmware do switch para liga lo? Obrigado e cumprimentos

Para esse efeito podes usar a aplicação nativa da sonoff sem teres de alterar o firmware. Ligas os dispositivos à tua rede wifi domestica e usas a aplicação para ligar remotamente as lâmpadas ou mesmo para as programar para o ligar e desligar diariamente de forma automática.

Para funções mais avançadas como o controlo dos estores já vais precisar da versão com dois relés e fazer alterações a nível do firmware (mais complexas) e alterações a nível de hardware (relativamente simples), para evitar que os dois relés estejam a conduzir simultaneamente.

Penso que não disse nenhuma barbaridade.. o @manix que me corrija se tiver errado.
 
Eu vou tentar este fim de semana colocar instruções mais detalhadas.

Uma outra ideia para o caso do portão: instalar um detetor de movimento PIR, custa cerca de 10€. Podes ligar lá as lâmpadas e manter os interruptores. Quando há movimento as lâmpadas ligam durante x minutos e caso queira as lâmpadas ligadas mais tempo pode usar o interruptor. Isto sem o sonoff.

Ha 4 opções:

1) sonoff sem mexer no firmware. Desvantagens: fica sem os interruptores a funcionar (tem de deixar o interruptor sempre ligado para alimentar o sonoff, ou fazer um bypass no interior)

2) mudar os interruptores para uns com mola, ao carregar no botão este volta ao sítio (tipo campainha) e com isto solda-se dois fios ao sonoff nos pinos do botão. Mantém a aplicação deles, não é preciso firmware alternativo. Desvantagens: se se manter o botão pressionado muito tempo ou clicar várias vezes seguido, está-se a fazer as funções descritas no manual do sonoff (reset, emparelhar comando RF, etc...)

3) comprar o sonoff com RF, fazer o mesmo descrito no ponto 2, só que desta vez soldar os fios ao pinos do botao do comando. Desvantagens: Se mantiver o botão pressionado este vai entrar em modo de emparelhamento e deve perder a ligação; mudar a pilha quando tiver gasta.

4) alteração de firmware, isto permite usar os GPIOs livres do sonoff para outras funções: ligar ao interruptor tradicional, ligar sensores de temperatura, humidade, pressão, ligar relés, módulos touch, entre outros. Desvantagens: além do trabalho de soldar e flashar: aplicação do sonoff não vai funcionar (ligas ao sonoff por IP interno, ou compras uma Raspberry e colocas o homeassistant que também não é muito fácil para configurar, mas isso pedes ajuda no fórum). Depois com o homeassistant podes algomerar todos os automatismos da casa numa só interface.
 
Boas mais uma vez. Por acaso ninguém me sabe indicar alguém que faça essas alterações tanto a nível de soldar cabos e mudar firmware aqui na zona de Vila Nova de Gaia/Porto? E que por tuturiais e muito complicado, já vi muitos vídeos etc mas continuo a ter dúvidas e o ver ao vivo nem que você uma só vez e diferente. Obrigado e cumprimentos
 
Eu optei por alterar o firmware e não estar dependente de servidores de fora. Corro tudo em casa. Até posso ficar sem net, que os automatismos continuam a funcionar, desde que tenha o router ligado e o homeassistant. Em ultimo caso, mesmo se o router avariar, tenho os interruptores :-).

Importante: Caso optem por firmware alternativo, não há forma de voltar a ter o firmware original.

Não vou estar a colocar passo por passo pois o material está de facto todo no wiki da tasmota, apenas vou colocar os links e uma pequena descrição/notas:

------------------------------------------------------------
Github Tasmota Wiki: https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki

------------------------------------------------------------
Pré-requisitos: https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Prerequisite
  • Conversor USB 3.3V FTDI (Atenção que alguns têm 5V na linha VCC, ligar à entrada do regulador 3.3V do sonoff)
  • Ferro de soldar
  • Resistencias 10KOhm
  • Condensadores na gama baixa dos pF (20 a 100 pF)
  • Multimetro
  • Software: Arduino IDE
  • Sonoff
------------------------------------------------------------
Considerações eletricas para evitar interferências/ruido: https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Expanding-Sonoffs

------------------------------------------------------------
Preparação/considerações hardware: https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Hardware-Preparation

------------------------------------------------------------
Setup do Arduino IDE: https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Arduino-IDE
  • Flash Mode: "DOUT" <<<<!!!!
  • Flash Size: "1M (no SPIFFS)" <<<<!!!!
------------------------------------------------------------
Localização dos pinos GPIO livres:
  • Sonoff basic: https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Sonoff-Basic
    • GPIO 03 - RX PIN (se usado, posteriormente desligar serial monitoring)
    • GPIO 01 - TX PIN (se usado, posteriormente desligar serial monitoring)
    • GPIO 04 - Second image (must solder wire to pin on ESP chip)
    • GPIO 14 - Below GND PIN
  • Sonoff Dual: https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Sonoff-Dual-and-Dual-R2
    • Na primeira versão do dual, apenas têm o gpio 4 e 14 livres. Não dá para usar o RX nem TX para ligar os interruptores/sensores.
    • Na segunda versão "R2" dá para usar o RX e TX (posteriormente desligar serial monitoring)
  • Ver resto de wiki para outros modelos
------------------------------------------------------------
Antes de flashar, eu prefiro editar algumas linhas no ficheiro: user_config.h
  • #define PROJECT "Nome do aparelho: Luzes Sala ou Luzes cozinha, etc..."
  • #define WIFI_IP_ADDRESS "192.168.1.51"
  • #define WIFI_GATEWAY "192.168.1.1"
  • #define WIFI_SUBNETMASK "255.255.255.0"
  • #define STA_SSID1 "Nome da rede"
  • #define STA_PASS1 "Pass da rede"
  • #define WIFI_CONFIG_TOOL WIFI_MANAGER
  • #define MQTT_HOST "192.168.1.10" // [MqttHost] Onde tenho o mqtt mosquitto a correr
  • #define MQTT_PORT 1883 // [MqttPort] MQTT port (10123 on CloudMQTT)
  • #define MQTT_USER "DVES_USER" // [MqttUser] Optional user
  • #define MQTT_PASS "DVES_PASS" // [MqttPassword] Optional password
  • #define FRIENDLY_NAME "Eu mudo para o mesmo que PROJECT em cima"
  • #define APP_TIMEZONE 0
  • #define APP_POWERON_STATE 0 // Se a eletricidade falhar, quando voltar as luzes mantêm-se desligadas, isto oara o meu caso revelou-se a melhor opção.
  • #define APP_SLEEP 50 // Isto reduz o consumo para cerca de 0,3W
Para reduzir a ocupação da memória:
  • //#define USE_I2C
  • //#define USE_MHZ19
  • //#define USE_SENSEAIR
  • //#define USE_IR_REMOTE
  • //#define USE_WS2812
  • //#define USE_ARILUX_RF
------------------------------------------------------------
Após estar flashado o firmware, ir à página do sonoff: 192.168.1.51 (exemplo).
Na configuração dá para alterar as opções de login, login mqtt, desligar o serial monitoring, etc...
Dá para configurar ainda mais o sonoff indo à "console".
Comandos disponíveis: https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/wiki/Commands

------------------------------------------------------------
Para ter o interruptor clássico de parede a funcionar, na consola introduzir:
  • Sonoff basic: Configurar para modo Inverted follow (0 = On, 1 = Off) com o comando:
    • SwitchMode 2
  • Sonoff dual: modo Inverted follow para cada relé:
    • SwitchMode1 2
    • SwitchMode2 2
notas ligação elétrica: um fio do GPIO e um fio GND vai para o interruptor (não usar/misturar com as linhas elétricas!).

------------------------------------------------------------
Para ter o sonoff dual para controlar os estores e com os interruptores, na consola:
  • modo Inverted follow relé#1 (interruptor tradicional)
    • SwitchMode1 2
  • modo Inverted follow relé#1 (interruptor tradicional)
    • SwitchMode2 2
  • Manter relés desligados em caso de falha de eletricidade
    • PowerOnState 0
  • Tempo para subir descer estore. No meu caso é 25 segundos. Tenho configurado que após 30 segundos o relé se desliga (para poupança de energia e prolongamento do equipamento)
    • PulseTime1 130
    • PulseTime2 130
  • Modo Interlock, quando um relé se liga ou outro desliga-se
    • SetOption14 1
Nota: Nunca aconteceu ter os dois relés ligados ao mesmo tempo com a opção Interlock, a comutação é instantânea.

------------------------------------------------------------
Para incorporar as caixas sonoff basic ou dual nas paredes, o que eu fiz foi comprar uma broca craniana de alvenaria por cerca de 10€ de diâmetro 50mm e afundei as caixas existentes. Atenção aos fios e à profundidade da parede!

------------------------------------------------------------
Quem me dera ter esta informação sobre os estores e sonoff dual desde o inicio, tive a ler/pesquisar bastante online. Quem quiser pode aproveitar e fica com uma solução low-cost para controlo dos estores.

------------------------------------------------------------
Extras: Para controlo com Google Home ou Amazon Alexa, podem ativar na configuração a emulação Hue Bridge ou Belkin WeMo, contudo eu tive alguns falsos disparos (luzes a piscar) com esta opção e desativei. Uso o homeassitant para fazer a emulação do Hue Bridge e nunca mais tive falso disparos.

------------------------------------------------------------
Homeassistant: Para controlar todos os dispositivos "smart" numa só interface, programar automatismos entre dispositivos, etc... Tive alguma dificuldade em perceber como colocar tudo a funcionar. Dica: tem que se ter cuidado com os espaços.
Há outros sistemas destes, mas não tive oportunidade ou tempo para experimentar: OpenHAB, Domoticz
 
Back
Topo