Material sonoff

Muito boa explicação. Eu sou um novo nisto e tenho algumas duvidas
Os sonoff dual não precisam do fio neutro alem do fio de fase?
Se sim tenho que ter os 2 a passar no interruptor.
Para não ter que aumentar as caixas dos interruptores estava a pensar por os sonoff dentro da caixa do estore. Assim tinha acesso ao neutro de certeza. Acham que resulta?
Agora pergunta de noob mesmo. Para eu poder usar uma app no tlm e subir e descer os estores de que mais é que preciso?
Um Amazon Alexa chega para fazer a ligação com os sonoff? Ou há uma app que possa instalar no tlm e controlo os sonoff todos?
E se quiser controlar os radiadores electricos que tenho em casa? Sonoff dual também? Ligo um sonoff entre o radiador e o electrico que sai da parede?
 
Muito boa explicação. Eu sou um novo nisto e tenho algumas duvidas
Os sonoff dual não precisam do fio neutro alem do fio de fase?
Se sim tenho que ter os 2 a passar no interruptor.
Para não ter que aumentar as caixas dos interruptores estava a pensar por os sonoff dentro da caixa do estore. Assim tinha acesso ao neutro de certeza. Acham que resulta?
Agora pergunta de noob mesmo. Para eu poder usar uma app no tlm e subir e descer os estores de que mais é que preciso?
Um Amazon Alexa chega para fazer a ligação com os sonoff? Ou há uma app que possa instalar no tlm e controlo os sonoff todos?
E se quiser controlar os radiadores electricos que tenho em casa? Sonoff dual também? Ligo um sonoff entre o radiador e o electrico que sai da parede?

os sonoff usam uma app que é o welink (tens que criar uma conta), que permite controlar os devices via telemovel , se quiseres dar comandos por voz (pelo echo) basta ativar a skill welink na app alexa e linkar as contas, é bastante fácil.

Atenção isto aplica-se para sonoff com firmware original, se flashares com outro firmware o metodo é diferente
 
Última edição:
Os sonoff precisam de fase e neutro. Atenção à potência dos radioadores e o máximo que o sonoff suporta. O sonoff dual tem dois relés, dá para ligar duas luzes por exemplo ou os estores. O sonoff basic é suficiente para o radioador. Agora, podes é comprar um com sensor de temperatura e programar para ligar ou desligar quando chegar a uma determinada temperatura (não sei se a app ewelink suporta). Até caso optem por alterações de firmware, dá para acrescentar um sensor de temperatura ao sonoff basic.
 
E comparado com um fibaro zwave para controlar os estores alguma diferença aue compense pagar quase 4 vezes mais por cada um?

Estes sonoff dão para funcionar com as teclas na mesma normal e fazer "overide" ?
 
Boas. Vou deixar aqui um link
https://4.bp.blogspot.com/-xJ0826HSibY/Vi0JBFALsqI/AAAAAAAAAUE/KsDclhBDE4Y/s640/two+way+light+switch+diagram+or+staircase+wiring+diagram.JPG

Tenho assim as luzes de entrada do portão e preciso de saber se consigo por um sonoff basic junto com os interruptores! Precisava de saber aonde tenho de o colocar e que fios e que tenho de soldar e que ligações preciso de fazer! Obrigado e cumprimentos
Pedro no teu caso, eu se calhar ia para um solução baseada num sensor de movimento
 
Bom dia. Obrigado pela ideia, mas como já disse antes que essa solução não me agrada, se for possível por um sonoff e isso que ponho, senão fica como está. Obrigado e cumprimentos
 
Para isso podes usar o sonoff em paralelo com os interruptores, isto é tanto o sonoff como os interruptores servem para ligar a lâmpada mas para desligar têm de estar os dois off.
Assim podias ter a lâmpada a fazer a programação horária que desejares pelo sonoff e até ligares a lâmpada remotamente, mas caso precises de a ligar um dia sem ter de recorrer ao telemóvel usas o interruptor instalado.
 
Boas. Pois o objectivo é mesmo esse ficar tanto com os interruptores como com a app para poder usar! Agora a minha dificuldade e daí apresentar o link a mostrar como está ligado neste momento, e como montar o Sonoff? Em que sitio? Que ligações devo fazer? Que mais fios devo soldar? No link que pus aquilo está apresentado como um diagrama, se alguém me pudesse mostrar também num diagrama acho que iria conseguir visualizar. Isto é muito mais complicado do que parece. Mas agradeço todas as ideias. Desde que pus o tópico tenho tido mais ideias, mas o complicado e pó las em prática. Tipo tenho um portão de 4mt por 2.5mt de altura que agora com estes ventos só o consigo manter fechado com a tranca que desce no chão, mas sendo assim não posso abri lo com o comando porque arrisco a dar cabo dos braços. Mas entretanto já imaginei uma maneira de o manter fechado com uns actuadores lineares que fariam o mesmo que a tranca, com a vantagem de os poder ligar a ins sonoff para poder remotamente abri los e fecha los. E como digo ideias não faltam, concretiza las e que é muito mais complicado. Obrigado e cumprimentos
 
Apenas para firmware alterado:
  • Manter o/s interruptores tradicionais:
x22p7n.png


-----------------------------------------------------------------------------------
Sem Alterar firmware:
  • Mudar os interruptores para uns com mola, ao carregar no botão este volta ao sítio (tipo campainha) e com isto solda-se dois fios ao sonoff nos pinos do botão. Desvantagens: se se manter o botão pressionado muito tempo ou clicar várias vezes seguido, está-se a fazer as funções descritas no manual do sonoff (reset, emparelhar comando RF, etc...)
z8yaa.jpg
 
Última edição:
Boas. Obrigado Manix e desculpa lá tar a ser tão chato mas no diagrama que mostras que extras são aqueles na saída do sonoff para os interruptores? Só se aplica se mantiver os interruptores normais? Desculpa lá ser tão nabo nisto mas era mesmo para ver se acerto a primeira e não dou cabo de nenhum sonoff. Vou experimentar como disse te em bancada com os de mola a ver se acerto. Obrigado e cumprimentos
 
Boas. Obrigado Manix e desculpa lá tar a ser tão chato mas no diagrama que mostras que extras são aqueles na saída do sonoff para os interruptores? Só se aplica se mantiver os interruptores normais? Desculpa lá ser tão nabo nisto mas era mesmo para ver se acerto a primeira e não dou cabo de nenhum sonoff. Vou experimentar como disse te em bancada com os de mola a ver se acerto. Obrigado e cumprimentos
Estava explicado num post anterior. É para evitar interferencias, no teu caso que é usar o botão e manter o software não deve ser preciso.

Fica a informação desses componentes:
Resistencia 10KOhm
Condensador na gama baixa dos pF (20 a 100 pF).
 
Bom dia. Alguém me da um sitio certo aonde posso comprar resistências 10KOhm e os condensadores pf (20 a 100pf? Porto ou Gaia! E só para não perder grande tempo a procurar! Obrigado e cumprimentos
 
Boas. Hoje experimentei fazer todas as ligações mas algo correu mal, visto não acontecer nada. Acabei por pegar noutro sonoff basic e liguei o a tomada e ele funcionou normalmente, peguei no anterior ao qual soldei os 2 fios e ele nada, parto do principio que devo ter dado cabo dele aquando da solda dos ditos fios. Vou ter de recorrer a alguém para me fazer as soldas para não dar cabo de mais nenhum. A ver se ainda durante esta semana consigo. Terá o Sonoff queimado mesmo ou terá só sido alguma solda original que partiu quando mexi nela?
 
Na solda dos fios (sem a resistência e sem o condensador) ao botão, atenção ao pino do lado esquerdo (imagem acima) ao lado deste tem outra ligacao (transformador/peça amarela), se colocou solda a mais pode ter soldado junto os dois pinos, verifique se não é isso que está a acontecer. Quanto às ligações: alimentação fase e neutro é junto ao transformador, na imagem é lado esquerdo, saída é lado direito.

Para fazer experiências sem estar a ligar aos 220VAC, pode alimentar com 5VDC (vindo de USB por exemplo) na entrada do regulador dos 3.3v e não esquecer do GND, tens WiFi na mesma e verifica-se o funcionamento através do som do relé e do led. Pode-se manusear à vontade.

Atenção para tomarem precauções, exemplo: não ter fios descarnados expostos e fechar o sonoff na caixa dele. Não facilitar, porque um esquecimento pode tocar aonde não deve enquanto o aparelho está ligado à corrente.
 
Boas. Depois de alguns percalços a experiência correu bem. Fiz em bancada e correu tudo bem. Agora é só aplicar no local. Complicado e arranjar os interruptores como pretendia acabei por ter de adaptar um. Se calhar vou fazer um vídeo para mostrar como montar a solução que usei. Obrigado a todos que me foram esclarecendo dúvidas e mais em particular ao Manix por ter perdido bastante tempo a explicar me passo a passo como fazer. Obrigafo mais uma vez
 
Boa noite.

Comprei o Sonoff basic para substituir o temporizador da caldeira para o aquecimento central mas.... não funcionou.

De um lado liguei os fios que alimentavam o temporizador no input do Sonoff e do outro (output) os fios que também estavam ligados ao temporizador, que vinham do interior da caldeira, do aquecimento central.

Resultado, o aquecimento central está sempre ligado, assim como o Sonoff em que o botão de ligar e desligar não tem qualquer ação.

Algum de vocês já passou por uma experiência idêntica que me possa ajudar?

Obrigado e cumprimentos.
 
Back
Topo