1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Matlab - função recursiva - sucessão

Discussão em 'Programação' iniciada por Alexander1989, 28 de Dezembro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 3150)

1. Alexander1989

Alexander1989 Power Member

Boas pessoal, estou aqui com um problema em matlab, e para ser sincero nao sei como dar a volta a sucessão, ou percebo pouco de sucessões, ou percebo pouco de matlab, deve ser mais a segunda opção.

Tenho a seguinte sucessão: a(n+2) = p × a(n+1) + q × a(n)

E tenho o seguinte problema: Tenho que difinir esta sucessão recursivamente, e tecnicamente sei fazer isso para um factorial e coisas simples, mas para esta nao sei como lhe hei de dar a volta. Se alguem me pudesse dar uma ajudinha...

Depois tenho que fazer um script, que peça o valor de n ate o qual tenho que calcular os termos da sucessao, o p e o q, (ate aqui e facil !), mas o script pede tambem 'a(0)' e 'a(1)', que pelo enunciado, representam os valores iniciais da sequência. Algúem me sabe explicar o que isto quer dizer? Nao entendo !

Finalmente o script deve apresentar um gráfico discreto com o resultado da sequência obtida..
    Outra grande dúvida...

2. IComeFromBehind

IComeFromBehind Power Member

É tal e qual como o factorial exceptuando o facto de teres dois casos base e estes serem especificados pelo utilizador.

3. Alexander1989

Podes dar-me um exemplo explicito, de ser como dois casos base? Nao entendo mesmo...

4. IComeFromBehind

IComeFromBehind Power Member

Em vez de tere um so if, como no factorial (if == 0 return 1), tens dois:
    Código:
    def sucession(q, p, n, a0, a1)
        if n == 0:
            return a0
        if n == 1:
            return a1
        ...

5. Alexander1989

Ora com efeito ! Está já a funcionar as mil maravilhas, dúvida bastante primaria a minha ! Muito obrigado !

6. Fito

Fito Power Member

Como é que definiste a função?

Partilhar esta Página