MatLab ou Mathematica?

xplor

Power Member
Como o título sugere é essa a minha pergunta. Tenho um trabalho de faculdade para fazer, e embora possa fazer em c, creio que será mais simples fazer numa destas duas linguagens, e creio que vou comprar um livro para me orientar. Não sei é pra que lado me viro... alguem que me esclareça?
 
Boas xplor

Esclarecendo uma coisa, MabLab e Mathematica são 2 software's e não duas linguagens, onde nestes escreves programas/ funções no qual a sintaxe se assemelha ás linguagens ditas Imperativas( C,JAVA,PASCAL,....).
Já trabalhei com os 2 e ambos são muito bons, gosto mais do mathematica pois trabalhei ( e ainda trabalho, na vertente de calculo de probabilidades) com ele mais tempo, e quando trabalhei com o MatLab foi para cálculo numérico (onde este é muito bom) e não gostei muito por causa da matéria que estava a abordar.
Agora tudo depende no que consiste o trabalho, tenta ver qual deles se adequa mais.

cumps
 
Boas xplor

Esclarecendo uma coisa, MabLab e Mathematica são 2 software's e não duas linguagens, onde nestes escreves programas/ funções no qual a sintaxe se assemelha ás linguagens ditas Imperativas( C,JAVA,PASCAL,....).
Já trabalhei com os 2 e ambos são muito bons, gosto mais do mathematica pois trabalhei ( e ainda trabalho, na vertente de calculo de probabilidades) com ele mais tempo, e quando trabalhei com o MatLab foi para cálculo numérico (onde este é muito bom) e não gostei muito por causa da matéria que estava a abordar.
Agora tudo depende no que consiste o trabalho, tenta ver qual deles se adequa mais.

cumps

Pois tinha uma ideia errada. também andei a ler umas coisas e pareceu-me identico, a cadeira é de matemática computacional e, basicamente é preciso criar metodos iterativos para aproximar equações e não sei mais o q. Aconselhas algum livro ou tens algum pdf ou assim?

Cumps
 
Pá os dois são um bocado diferentes, no entanto penso que terás mais facilidade com o MATLAB e não Matlab ou matlab, lol.

Aqui fica uma boa iniciação, em português. Bom.

http://www.ieeta.pt/~vieira/MyDocs/MatlabNumInstante.pdf
Aconselho a veres este antes de qualquer outra coisa.

Em inglês. Bom

http://stat-athens.aueb.gr/~vasdekis/matlab_primer.pdf

este pdf tem umas paginas no final com montes de funções e uma breve descrição. Vai-te dar jeito certamente.

é cool.
http://www.ame.arizona.edu/courses/ame455/ame455/MATLAB tutorial.pdf

Um conselho agora, depois de teres as noções básicas, sempre que precisares de alguma ajuda recorre Help do MATLAB antes de procurares na net ou assim. O Help do MATLAB é muito completo, bem explicado, com exemplos de código e se fores aos Demos tens muitos vídeos de ajuda. básicos e avançados.
Mas podes sempre vir aqui também lol.

Já agora a versão R2007b ( 7.5 ) é a melhor e mais estável, a R2008a (7.6) ainda precisa de afinações. O 7.0 também não te vai dar problemas.
 
Última edição:
Pois tinha uma ideia errada. também andei a ler umas coisas e pareceu-me identico, a cadeira é de matemática computacional e, basicamente é preciso criar metodos iterativos para aproximar equações e não sei mais o q. Aconselhas algum livro ou tens algum pdf ou assim?

Cumps
Não percebi muito bem o que te é pedido para fazer fazer, mas eu tive uma cadeira de Matemática Computacional e o software utilizado foi o Mathematica, visto o docente achar o mais indicado...Já te deram aí alguma referências bibliográficas...

Quanto ao nome ser MATLAB ou MatLab ou Matlab acho que é de pouca importância e está correcto das duas formas...basta ir ao wikipédia e ver que está correcto de ambas formas. (resposta ao alakazan)

Cumps
 
ainda em relação ao nome, lol, a wiki tá errada, de facto a unica forma correcta é MATLAB. No site da Mathworks por exemplo, das talvez milhares de vezes que o nome lá aparece escrito, é sempre MATLAB, ainda há uns tempos vi num blog um empregado the Mathworks a corrigir o blogger, em relação a isso lol. MATLAB é a única forma correcta.
 
Obrigado pelos links, certamente irão dar jeito :)


Não percebi muito bem o que te é pedido para fazer fazer, mas eu tive uma cadeira de Matemática Computacional e o software utilizado foi o Mathematica, visto o docente achar o mais indicado...Já te deram aí alguma referências bibliográficas...

Cumps

Eles não deram referencias bibliograficas, talvez porque posso fazer em c ou qualquer outra linguaguem(ou software). E porque não é obrigatorio o trabalho para passar à cadeira(embora tenha um peso da nota final).Embora não fizesse mal nenhum darem alguma ajuda nesse aspecto...

Existem varios metodos que aprendemos nas aulas para obter certos resultados através de calculo iterativo, e são esses metodos que temos de aplicar em codigo.

Não aprofundei a explicação, fica so uma ideia. De qualquer das formas ja entendi o que pretendo. Vou optar pelo MATLAB, em principio. :)

Obrigado a todos pela ajuda :)
 
Já trabalhei com Matlab, Mathematica e Mathcad, e devo dizer que achei o Matlab mais poderoso, e ao mesmo tempo mais simples. Também aconselho Matlab.
 
Back
Topo