matrizes (para variar :P )

Angelizer

Power Member
boas tou aqui com um problema, estou a fazer um trabalho em pseudocodigo de tratamento de matrizes, entre somas de diagonais, maior valor da matriz, menor valor da matriz, tenho simplesmente uma duvida de como irei fazer para achar o maximo local da matriz, dada uma matriz N,M.

ja agora queria a vossa opiniao, que linguagem sera mais simples para tramento de texto?
sinto-me um pouco a vontade com C, mas tratamento de texto em C é uma bocado trabalhoso demais...aconselharam-me o QuickBasic....que dizem?

abraços , boa programaçao
 
Posso dar-te uma ajuda no algoritmo para o maior(serve para qualquer linguagem de programação).
Inicias uma variavel max = vector[0]; no caso de um vector... no caso de matriz por exemplo max = mat[0][0];. Não deves iniciar a 0 pois o vector ou matriz pode conter apenas números negativos e o programa não chega a correr ou a verificar.
Crias um ciclo que percorra todo o vector ou matriz e fazes a comparação através de um If.

Nota1: Tenta perceber muito bem como os vectores ou matrizes funcionam, se antes não perceberes, não vais conseguir resolver o problema.

Estou habituado a tratar de matrizes e vectores em java, mas nas linguagens orientadas por objectos é igual, deduzo que em todas as linguagens de alto nivel assim seja(pra não meter ao barulho baixo nivel).

Não é dificil trabalhar em C, crias uma função para cada uma das operações que pretendes.
Nota2: Considero C baixo nivel em relação a Java.

Espero ter ajudado q.B :)
 
o meu problema nao esta no maior, pois para o maior com 2 cliclos "for" e um if é facil encontrar o maximo, tao como o menor.:)

o meu problema esta em encontrar um maximo local dentro de uma matriz, ou seja,o maximo local é o maior valor em relaçao aos valor de estar nas emediaçoes(adjacentes) a esse numero.(espero que me tenha feito compreender :P)
 
podes dividir isso em 2 sub problemas:

Fazes uma nova matriz em que cada posição é o valor do cálculo de cada "valor local" correspondente, depois é só achar o máximo da nova matriz.

Para o primeira parte, precisas de 3 ciclos for encadeados, ou um for que chama uma função que lá dentro faça os outros 2 ciclos e devolva o valor pretendido.

No fundo nem precisas da segunda amtriz, apenas ajuda o raciocínio.
 
Back
Topo