Mau desempenho da 8600GT no Neverwinter Nights!

Voystice

Power Member
Pois é! Mudei de uma Gigabyte 7600GS DDR2 AGP com cooler passivo para uma XFX 8600GT XXX 620M PCI-E...

Obtive ganhos no Tomb Raider: Legend (Já se consegue jogar com gráficos Next-Gen activados sem que aquilo pareça uma passagem de slides...) e tambem obtive ganhos no Spellforce e até no Starcraft!!! (Duh!)

Mas o Neverwinter Nights borrou-se todo!
Com a 7600GS tinha uma média de uns 40 FPS, e tinha que utilizar uns drivers antigos, tipo 94.24, ou 91.73, ..etc!
Se eu usasse algum dos mais recentes drivers da nVidia, o écrã de menu do jogo ficava todo preto, e eu tinha que andar a "clicar às cegas" para acertar no botão de "load game"!
No entanto, quando eu conseguía carregar o jogo dava-me ideia do funcionamento das novas drivers 16X.XX darem um bocadinho mais de frames e estabilidade ao jogo!...

Agora instalei a nova 8600GT, instalei os drivers mais recentes da nVidia, e afinal de contas continuo a ter um ecra preto no menu do jogo, o que quer dizer que a culpa é mesmo destes drivers que não "casam" bem com o Neverwinter Nights e não de alguma incompatibilidade dos mesmos com a antiga 7600GS!...

Mas o que me aborreceu mesmo foi quando finalmente consegui por o jogo a correr, e notei que tinha menos frames do que com a 7600GS, para além de que o jogo dá umas "travadinhas" que não eram tão frequentes como quando eu jogava com esta!

E agora? existe algum update "secreto" para o jogo? para a placa? alguns drivers "xpto" que corrijam isso? Será que posso usar drivers antigos das 7600GS/7600GT nesta nova 8600GT?

Mais alguem já teve estes problemas com esta placa/drivers/jogo?

Queria mesmo saber em que fico, para saber se devo devolver esta 8600GT e optar por uma 7600GT ou uma X1950Pro!

Estou a usar esta gráfica numa AsRock 4Core Dual-Vsta, um Core 2 Duo E6600 + 2x1Gb OCZ DDR2!

Thks!

\w/
 
Tenho passado os dias a fazer trocas de drivers, reinstalações do NeverWinter Nights, buscas pela net,....

...e nada!

Por isso é que eu fiquei muito admirado por ver que a performance da minha MX-440 não mudou assim grande coisa para a 7600GS,... não é culpa da "potência" das gráficas, mas sim de drivers mal optimizados e qualquer coisa que se mudou na arquitectura das GeForce a partir da série Fx5XXX; parece que nenhuma gráfica nVidia das séries 6, 7 e 8 consegue correr este jogo com framerates decentes, devido a algo como:

" you can't use shiny water on a Geforce 8600GTS anyhow as it breaks Texture Alpha.

this is a bug on the renderer on Geforce 6 and higher ever since opengl 2.0 was unlocked in the driver."

Referido neste site: http://forums.nvidia.com/lofiversion/index.php?t42118.html

O pior é que mesmo que eu desligue a caixa da "shiny water" a performance não melhora nada de estrondoso, mudei de uma Gf MX-440 para uma 7600GS e agora para uma 8600GT e os resultados mantem-se imutáveis!

Até a 7950GT que tenho noutro PC se vê à rasca para passar dos 40fps neste jogo, isto deve ser mala pata, porque com outros jogos os níveis de performance tem vindo sempre a aumentar; (Tomb Raider: Legend, Spellforce, Far Cry, F.E.A.R, Oblivion, etc...)

Querem ver que vou ter que desencantar uma Radeon 9600 algures, só para poder jogar este jogo com 60fps maxed-out como li num fórum da BioWare?

Tenho consultado estes fóruns para tentar perceber se existe algum driver capaz de correr isto como deve ser, mas parece que até agora ainda não há soluções:

http://nwn.bioware.com/forums/viewtopic.html?topic=565103&forum=49&sp=0

http://nwn.bioware.com/forums/viewtopic.html?topic=580379&forum=49&sp=0


Já agora, alguem que tenha uma Ati X1950Pro e que tenha jogado NeverWinter Nights (o primeiro) que me possa dizer como ela se porta?

Thks!

\w/
 
Última edição:
Realmente é estranho, mas pronto, o mundo da informática ás vezes tem destas surpresas desagradáveis.

Se já tentaste tudo e não resolve é porque é mesmo algum tipo de incompatibilidade do jogo com essa 8600GT, já viste nas informações se o jogo suporta bem as 8600GT?

Mas é como eu digo, ás vezes acontece isso, no tópico do NFS ProStreet há pessoal com placas "antigas" a correr o jogo muito melhor que alguns com gráficas mais xpto, vai-se lá entender.
 
Realmente é estranho, mas pronto, o mundo da informática ás vezes tem destas surpresas desagradáveis.

Se já tentaste tudo e não resolve é porque é mesmo algum tipo de incompatibilidade do jogo com essa 8600GT, já viste nas informações se o jogo suporta bem as 8600GT?

Mas é como eu digo, ás vezes acontece isso, no tópico do NFS ProStreet há pessoal com placas "antigas" a correr o jogo muito melhor que alguns com gráficas mais xpto, vai-se lá entender.

Se tivesses lido os foruns da bioware como eu li até te passavas; estão todos embasbacados às voltas com drivers e sei lá que mais a tentarem descobrir um que faça as graficas GeForce funcionarem bem com este jogo, e até agora parece que ninguem tem sucesso, nunca uma coisa destas me passou pela cabeça!

É o bug do Blank Screen dos novos drivers, é a performance do jogo que nunca passa da cepa torta,... até agora só li duas boas referências ao jogo, uma de uma 9600Pro e outra de uma X1950Pro, mas mesmo assim queria ter a certeza de esgotar todas as possibilidades...

\w/
 
Back
Topo