Problema mau flashing da BIOS da gráfica - bricked GPU

Olissipo

Multo ovili, ad scientia.
Boas,

basicamente armei-me em esperto, e tentei flashar a minha Sapphire HD7870 com a BIOS da versão OC que saquei da TechPowerUp, sem switch de dual-BIOS para amparar argoladas deste género... (ao menos guardei a BIOS de origem)

Pelo que li pela net, as únicas possíveis soluções para resolver este problema em casa são de fazer blind flash ou usar uma GPU secundária, para reverter a situação da mesma forma que foi causada.

Não preciso de fazer blind flashing pois estou a usar a placa integrada do meu processador, Intel HD3000 e a gráfica com o problema na mesma slot de sempre. A HD7870 ainda é reconhecida pelo Trixx e pelo Afterburner. No Trixx inclusivé aparece com o "BIOS Version" em branco.

Fiz a borrada com o ATI Winflash 2.0.1.18 que saquei do TechPowerUp, e quando tento abrir de novo o programa aparece "Erro de leitura da ROM".

Antes tinha tentado com o ATI Winflash 3.95 (que inclusivé menciona que suporta a HD7970 e anteriores) mas pura e simplesmente não abre. Aparece "A versão do ficheiro não é compatível com a versão do Windows em execução. Verifique as informações de sistema do computador para ver se necessita de uma versão x86 (32 bits) ou x64 (64 bits) do programa, e contacte o fabricante de software". Uso o Windows 7 64 bits....



Palpito que se houver solução, passa por conseguir abrir o ATI Winflash 3.95... O que acham?
 
Abre a linha de comando com direitos de administrador e corre estes comandos na pasta do Winflash:
atiwinflash -unlockrom 0
atiwinflash -f -p 0 bios.bin

Mete a Bios dentro da pasta do Winflash com o nome bios.bin, ou então, onde está escrito bios.bin, escreve o caminho para a Bios.
Boa sorte.
 
Obrigado pela ajuda, mas não deu certo... Fiz o que me disseste, aparece flashing in progress, mas depois de reiniciar continua sem aparecer nenhuma BIOS em nenhum dos programas...

Terei de fazer RMA e pagar o arranjo? (visto isto não estar coberto pela garantia, provavelmente ainda invalidá-la?)
 
Boas

Segui o tutorial que o ricardohorta mandou, tentei agora aceder ao DOS com uma imagem, que saquei da net e gravei num CD, e tinha (mas não deu para usar) uma pen com o atiflash e a bios...

O meu problema foi com o DOS. Das duas uma; ou arranjei uma má cópia (para o objectivo, ao menos) ou não tive jeito ao introduzir comandos...

Apareceu o directório a:\, logo introduzi "C" (era suposto introduzir "C:", mas as teclas apareciam todas trocadas... funcionou à mesma) e fiquei preso num loop, tive que reiniciar o PC.

Os comandos do C.bat que aparecia na imagem são estes:

:start


c:
dir /s
goto start


A lista de ficheiros é esta:

imagemdos.jpg


Vou tentar arranjar outra cópia, mas se arranjar esta foi o cabo dos trabalhos... É tudo para disquetes...
(o link desse tutorial para uma imagem DOS está quebrado e não encontrei nada nesse site)
 
Última edição:
Agora que tive tempo e paciência experimentei uma coisa nova... Tentei o ATIflash 3.95 (que dá erro no windows por ser só para 32 bits) no DOSBox, e lá o consegui abrir.

Só que deu sempre o erro "Adapter not found", deve ser o mesmo problema com a outra versão pelo CMD do windows.

Reparei também num comando para fazer um executable, o "-pak".

Seria possível usar um executable destes numa pen (fazendo boot directamente da pen) e assim eliminar a necessidade do DOS (DOS a sério e não este emulador)? Só tentando é que sei?
 
Vou-te colocar online uns ficheiros para criares tu uma pen para acederes a DOS puro, assumindo que já não tens um computador com disquettes.

Dá-me uns minutos.
 
Espectacular, a versão do DOS que me passaste funcionou às mil maravilhas. Depois de confirmar que funcionava foi só passar os ficheiros necessários, executar o programa e ficou resolvido num instante, tudo operacional! :victory:

Muitíssimo obrigado a todos, com destaque ao Sudo que me forneceu as ferramentas finais para resolver esta embrulhada! ;)
 
Estou com mesmo problema mas em circunstancias diferente, tenho qase certeza q minha bios da placa de video desconfigurou ou perdeu os dados. Sem driver ela entra no windows porém com instalo o driver ela trava, não chega a inciar o windows, ou seja sem driver especifico ela emite o video padrao, quando instala o driver ela vai usar seus recursos ela trava ( se perde) tentei setar a bios com o ATI Winflash mas deu o mesmo erro q do olissipo, gostaria desse bios em DOS que vc utilizaram para resolver minha cituação com a minha HD 7870 (no caso, a mesma placa tambem), sei q esse topico está a muito tempo respondido mas estou precisando muito!!!! VLw
 
Sou longe de ser um perito na matéria, mas pelo que falas o erro não é da BIOS... Uma gráfica "bricked", sem BIOS, não arranca de todo. Vê lá bem se o problema não será de más instalações de drivers antes de tomares medidas drásticas.

Experimenta iniciar o Windows em modo seguro, correr este programa: http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=379505, reiniciar para modo normal, instalar drivers e voltar a reiniciar.
 
Estou com mesmo problema mas em circunstancias diferente, tenho qase certeza q minha bios da placa de video desconfigurou ou perdeu os dados. Sem driver ela entra no windows porém com instalo o driver ela trava, não chega a inciar o windows, ou seja sem driver especifico ela emite o video padrao, quando instala o driver ela vai usar seus recursos ela trava ( se perde) tentei setar a bios com o ATI Winflash mas deu o mesmo erro q do olissipo, gostaria desse bios em DOS que vc utilizaram para resolver minha cituação com a minha HD 7870 (no caso, a mesma placa tambem), sei q esse topico está a muito tempo respondido mas estou precisando muito!!!! VLw

Qual é a tua fonte?
 
Vê a tua caixa de entrada. Já lá te deixei uns links com os ficheiros para criares o que precisas.
olá amigo ja que os arquivos enviados por vc deu certo para o amigo olissipo poderia me mandar tmb ? eu estou com o mesmo problema mas com uma r7 250 ddr3 2gb, eu tento recuperar ela pelo Dos, mas ocorre apenas o ERROR =0fL01 adapter not found :v
 
Back
Topo