1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Mau funcionamento da RAM

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Machi, 17 de Junho de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 613)

1. Boa tarde,

Encontro-me com um problema estranho em mãos.

Comprei o Pack 2x 2048Mb SODimm DDR2 Kingston 667 Mhz para o meu LG R500, para melhorar o desempenho do mesmo.
    Retirei as duas memórias antigas, que eram de 1GB cada e inseri as novas, contudo quando é para arrancar com elas, o portátil não arranca. Nem sequer chega a apresentar o ecrã da BIOS.

Contudo, se inserir apenas num dos slot's a nova memória ou se juntar num slot antiga e noutro a nova já arranca normalmente.

O que poderá ser? Incompatibilidade penso que não seja, senão não daria para arrancar como referi anteriormente.
    Terei que modificar alguma coisa?

Ficam aqui uns print's para que possa ajudar a esclarecer melhor o meu problema:

Memória antiga:
    Memória nova:

Tipo de memória total permitida:

Cumprimentos,

machi

2. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

bem, tens ai um problema daqueles que nao devias ter logo á partida.
    O portatil diz aceitar até 4Gb, como tal... devia funcionar.

Para tentarmos esclarecer isso, verifica o modelo, e serie do portatil, deve estar por baixo, alguns fabricantes chamam tag number.

Depois será mais facil ir a procura de sokução.

3. MasterKing

MasterKing Power Member

Eu tive, há algum tempo, um problema bastante parecido com esse. Devo avisar que foi uma carga de trabalhos, mas não para solucionar, mas sim para encontrar e diagnosticar o problema.

Indo directamente ao assunto, o que penso que possa ser é um dos módulos estar avariado. Agora, a diferença que acontece entre o meu problema e o teu é que o meu portátil arrancava, mas não carregava o SO. Eu corri o memorytest e deu imensos erros. Substitui os dois modulos e experimentei todas as opções até perceber que era mesmo do módulo que estava estragado. Experimenta trocar esse kit de memórias e tenta pô-lo a funcionar com um modulo das memorias antigas e um dos novos. Pode ser também dos slots ou assim.

Um abraço e espero que consigas resolver o teu assunto.

4. Já fiz todos os testes possíveis. Apenas um módulo dos novos de cada vez, cada um dos novos com um antigo e nada feito.
    Quanto a avarias penso que não haverá nenhuma, pois quando experimentei cada módulo novo isoladamente o SO arrancou sem qualquer problema.

5. PintaCabritos

PintaCabritos Power Member

Experimentaste trocar de lugar dos módulos? Por exemplo, se a nova ta numa entrada e a antiga noutra, troca os modulos de entrada, porque já aconteceu que apenas 1 das entradas era DDR2, e a outra apenas DDR. Apesar da improbabilidade de ser este o problema...

6. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Lê lá bem o que escreves-te.

Num laptop, nunca vi um slot de ram de um tipo e outro de outro tipo.

Continuando, para tirar as duvidas seria testar cada modulo sozinho, 1 de cada vez no primeiro slot.

Depois testar 1 de cada vez no segundo slot.

E por fim testar em dual channel.

Se já fizes-te os testes e funcionou, pode ser outra coisa, os timings das memorias serem diferentes umas das outras, sendo assim, não seriam iguais, mas podes sempre verificar pela serigrafia dos chips de ram.

EDIT:
    agora é que li bem o que tinhas dito acerca dos testes efectuados... apenas posso especular que os timings não sejam "bem" reconhecidos pela board.

7. mboot

mboot Power Member

Iria aconselhar que fizesses um update à bios, mas ao que parece a LG não disponibiliza updates de bios ao publico em geral. Sendo assim aconcelhava-te a entrares em contacto com a LG para saberes se a versão de bios que tens no portátil é compativel com 4 GB de memória.

8. PintaCabritos

PintaCabritos Power Member

Reparei agora numa coisa, mas não sei se poderá ser o problema, porque não percebo muito ou nada mesmo (lol) disto, mas onde diz tipos de memória suportados, diz lá DDR2-533 e DDR2-667, isso não quer dizer que uma slot é de 533Mhz e outra de 667? ou é mesmo a dizer que ambos os slots suportam tanto 533Mhz como 667Mhz?

9. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Se não indicarem nada, quer dizer isso mesmo.

Nas boards de PC's normais é que custuma haver restrições quando todos os slots estão ocupados, lembro-me de algumas boards de socket 478 com DDR que podiam trabalhar com DDR400 com os 2 primeiros Slots ocupados, mas no caso de estarem todos ocupados, teriam de funcionar todas a 333Mhz.

10. mboot

mboot Power Member

Não, quer dizer que utilizas ou um tipo de memória ou outro em ambos os slots, embora dê para utilizar os dois tipos ao mesmo tempo em quase 100% das vezes, indo a memória funcionar à frequencia mais baixa (apesar de não ser o mais recomendado)...

11. Boa tarde,

Fiz um update à BIOS e já consegui por a funcionar os dois módulos, no entanto só tenho cerca de 3GB de RAM disponíveis.

Penso que será devido a isto:

http://support.microsoft.com/kb/929605

Portanto, a não ser que mude para um versão de 64 bits é que poderei dar uso aos 4GB da RAM.

Partilhar esta Página