• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[máx. 800€] [15,6"-17"] Portátil para faculdade e um pouco de jogo

Gualdim

Membro
Boas a todos!

Antes de mais, quero felicitar-vos por todo o excelente trabalho, vou acompanhando o fórum e já me guiei pelas vossas opiniões em várias compras, obrigado!

O que me traz, desta vez, é a compra de um novo portátil. Talvez seja importante referir que tenho um desktop e que o portátil seria mais para usar na faculdade, estudar, aulas em videochamada, etc. Ou seja, para me dar mobilidade em estudo, mas também em trabalho, para o qual também preciso de Office e navegação Web.

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?


No máx. 800€. Se se justificar mesmo, procurava algo entre 600-800€. Até ao final do ano. Estou à espera da melhor oportunidade de negócio, não há pressa, não sei se deva esperar pela Black Friday.

2) A que tarefas se destina o portátil?


c) Office / Navegação web / Filmes - 60%
e) Videochamadas - aulas à distância - 30%
a) Gaming (WoW, GTA V, FFX 10, entre outros mais antigos/clássicos/simples) - 10%


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes?


d. 15" - 15.6"
e. 17" - 17.3"

4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes?

b. 1920x1080 60Hz
c. 1920x1080 120-144Hz
d. 1920x1080 240-300Hz
e. 2560x1440 60Hz - não percebo muito do assunto, calculo que estas resoluções (e,f) já não se encaixem no intervalo de preço, mas como não sei deixo ficar.
f. 3840x2160 60Hz

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Se for relevante, a nível de portáteis, venho de um Asus.... meio dinossauro: Asus X71SL comprado em 2008.. agora, com a necessidade de mobilidade, o X71SL, simplesmente, já não dá. Já está a pedir a reforma há muito haha. Porém, tal não significa que tenho de comprar outro Asus, fiquei com uma boa impressão desse modelo, que ainda dura passados 12 anos.

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Transporte frequente.

7) Quantas horas de bateria necessitas?

Talvez um mínimo de 5-6h (?)

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?

Entrada combo de áudio (jack 3,5mm) - para auscultadores com microfone seria importante (para utilizar os que tenho).

Qualidade de imagem - Apesar de ser maioritariamente para estudo/trabalho, também valorizo uma boa qualidade de imagem para ver séries e filmes.

Entrada HDMI

Armazenamento não é muito relevante (tenho outras unidades que posso utilizar)

Durabilidade (uma máquina que dure uns bons anos, não costumo fazer actualizações sucessivas) - não exactamente no sentido puro de hardware, dado que tenho cuidado com as minhas coisas, mas no geral software/hardware.


=============================================

Tenho andado a fazer pesquisas e presentemente estão estes 2 modelos em promoção (mas não sei se é uma "promoção" e se são boas escolhas):

- Lenovo IdeaPad 3 15IML05 | 15.6" TN 220 nits| i7 10510 U| 8GB | 256GB SSD | GeForce MX330 - 750€

- HP Pavilion Gaming 15-ec1013np | 15.6" IPS 250 nits | ryzen 5 4600H | 8GB | 512GB SSD | GeForce GTX1650 - 700€

Ambos com Windows 10. O HP Pav. 15 parece ser uma oportunidade (de "supostos" 900€ para 700€), mas já li, numa thread aqui do fórum sobre este modelo, que estas combinações ryzen 5 4600H com GTX 1650 são demasiado boas para ser verdade (?)

Em suma, não sei se há uma melhor opção, se o melhor a fazer será mesmo esperar pela Black Friday (não estou habituado a fazer compras na BF, não sei se é realmente algo que possa reduzir centenas de euros a portáteis), tenho visto muitas sugestões dos Lenovo Legion, dos Ideapad 3 e 5, dos HP Pavilion, do Asus TUF e VivoBook, mas não sei qual será a melhor aposta e se compensará mesmo esperar pela BF.

Tentei detalhar para ajudar nas sugestões, muito obrigado desde já!!
 
Eu ia para o
HP Pavilion Gaming Laptop 15-ec1017np 15
Gosto bem mais e tem melhores características. Se vais jogar ficas melhor servido.
Agora vai depender do que preferes.
 
Eu ia para o
HP Pavilion Gaming Laptop 15-ec1017np 15
Gosto bem mais e tem melhores características. Se vais jogar ficas melhor servido.
Agora vai depender do que preferes.

Pois, esse modelo também está muito porreiro. O que me coloca reticente é que depois tinha de comprar o Windows, o que ia somar mais 100€ e bater mesmo nos 800€, queria ver se ainda conseguia ficar um pouco abaixo desse valor, daí o ec1013np me ter cativado.

Se calhar o melhor será esperar pela BF, como diz o @mata-pombos, sinceramente nunca comprei nada numa BF e não sei se fazem reduções mesmo surreais. No caso do ec1013np está com uma suposta redução de 22%, de 900€ para 700€.
 
O Windows consegues comprar chaves legais / originais com factura por volta dos 5 euros. Por isso não é assim tão caro. Posso dizer por pm que não sei se posso indicar no fórum.
 
Agora que a BF chegou, puxo esta publicação para cima e peço os vossos conselhos sff, tendo em conta eventuais boas oportunidades!

Muito obrigado e se fosse entre os 600-700€ era mesmo o ideal: dentro do que coloquei em cima, um portátil com um bom ecrã e que me dure uns bons anos, sem ser necessária muita memória ROM.. Obrigado mais uma vez!
 
Alguém me consegue ajudar, agora que já chegámos à Black Friday?

Não sei se um destes:

- Lenovo IdeaPad 3 15IML05 | 15.6" TN 220 nits| i7 10510 U| 8GB | 256GB SSD | GeForce MX330 - 750€

- HP Pavilion Gaming 15-ec1013np | 15.6" IPS 250 nits | ryzen 5 4600H | 8GB | 512GB SSD | GeForce GTX1650 - 700€

- HP 15s-eq0030np - 650€

- HP 15S-EQ0023NP - 700€

Se um outro Lenovo? Se for relevante, eu provavelmente conseguirei desconto de estudante, não sei é se vou a tempo e se acumula com as promoções BF..

Uma vez mais, algo entre 600 a 700€ com bom ecrã, que dure uns bons anos, rápido, era o que pretendia.. Obrigado
 
Alguém me consegue ajudar, agora que já chegámos à Black Friday?

Não sei se um destes:

- Lenovo IdeaPad 3 15IML05 | 15.6" TN 220 nits| i7 10510 U| 8GB | 256GB SSD | GeForce MX330 - 750€

- HP Pavilion Gaming 15-ec1013np | 15.6" IPS 250 nits | ryzen 5 4600H | 8GB | 512GB SSD | GeForce GTX1650 - 700€

- HP 15s-eq0030np - 650€

- HP 15S-EQ0023NP - 700€

Se um outro Lenovo? Se for relevante, eu provavelmente conseguirei desconto de estudante, não sei é se vou a tempo e se acumula com as promoções BF..

Uma vez mais, algo entre 600 a 700€ com bom ecrã, que dure uns bons anos, rápido, era o que pretendia.. Obrigado

Consegues arranjar stock, por esse valor, do HP Pavilion Gaming 15-ec1013np?
Obrigado.
 
Não..

Em relação a esta situação, dado que a Black Friday foi um flop...

Algum conselho? Mais na casa de abaixo dos 700€? Gostaria de perceber também se por estes valores o mais indicado é um ecrã IPS e o que devo procurar para ter um bom ecrã para ver filmes e séries também.. Daquilo que vi, há IPS com 4x% NTSC, sRGB, depois há outros como WVA, TN, mas não percebo nada destas características para identificar e saber em qual tenho a melhor imagem..

Obrigado
 
Back
Topo