MB late 2007 santarosa and 4gb ddr2-800

JoaoRamalho

Power Member
boas

tenho um macbook (late 2007 santa rosa) e como tal suporta 4gb de ram. ontem comprei 4gb ddr2-800 para instalar aqui. tirei as dimms de 512mb k vinham de origem e pus estes dois dimms de 2gb. acontece que o mb nao arranca, acende aquela luz branca, ouve-se o disco a trabalhar mas nao liga o monitor. retirei um dimm de 2gb e pus um de 512mb, tudo ás mil maravilhas, detecta 2,5gb. retiro esse dimm de 2gb e meto o outro de 2gb, e também tudo ás mil maravilhas, tb detecta 2,5gb. meto os dois de 2gb e não arranca.

alguem com o mesmo problema?

cumps
 
As mems podem não ser compativeis com o MB em dual channel.
A luz branca que indicas é um "código", tens de ver o nº de vezes que pisca e depois são rápidos ou lentos... depois a apple tem numa pagina essa informação.
Mas pronto, vai dar ao erro de ram.

Tenta testar com outras mems no teu portátil.

Anyway, O MB late 2007 suporta 6GB de ram.
 
As mems podem não ser compativeis com o MB em dual channel.
A luz branca que indicas é um "código", tens de ver o nº de vezes que pisca e depois são rápidos ou lentos... depois a apple tem numa pagina essa informação.
Mas pronto, vai dar ao erro de ram.

Tenta testar com outras mems no teu portátil.

Anyway, O MB late 2007 suporta 6GB de ram.

6GB? Que eu saiba suporta 4GB (que é o que tenho).

Em relação ao tópico, as memórias são DDR2 667Mhz, não 800Mhz, nem sei como é que o Macbook funcionou com um Dimm ...
 
deves ter um dimm marado, troca ao abrigo da garantia.

Já me aconteceu funcionar e de um momento para o outro bsod e toma lá problemas na tabela de alocações de ficheiro, e no filesystem. O problema estava num dos dimms.
 
O MB também suporta SO-DIM DDR2 800MHz, mas trabalhando só a 667MHz, é retrocompativel.
O melhor seria mesmo tentares outras memorias no portatil e depois correres o memtest nas tuas.

Os 6GB foram "descobertos" que funcionam agora com a saída dos Unibody que o Max é 6GB. Foram testar em MB e MBP de antigas gerações e desde os SR (Late 2007) que também suportam 6GB.
Mas nota-se alguma perda de performance por perderes o Dual Channel.

Links:
Apple Forum
MacRumors
...
 
a luz branca acende, e mantém-se acesa (não pisca)

ambos os dimms parecem estar bons porque ambos funcionam em conjunto com o outro de 512mb de origem


edit: vou correr o memtest
 
Última edição:
Eu apostava que é devido ao facto de as memórias serem ddr800.

isso era uma coisa um bocado estúpida, mas pode ser que seja verdade, vou trocá-las por umas 667 dps logo se vê.

Na net há mais pessoas com problemas iguais ao meu, uma soluçao possivel partiría em reprogramar o spd, mas nao encontro nada para mac osx k faça isso
 
isso era uma coisa um bocado estúpida, mas pode ser que seja verdade, vou trocá-las por umas 667 dps logo se vê.

Na net há mais pessoas com problemas iguais ao meu, uma soluçao possivel partiría em reprogramar o spd, mas nao encontro nada para mac osx k faça isso

Só disse aquilo porque elas estão a funcionar fora do seu modo normal e podem criar algum tipo de incompatibilidade. Tenho 2x2GB 667Mhz normalíssimos da Kingston e funcionam que nem ginjas :-), num Macbook igual a esse (o meu é o 2.2Ghz)
 
todas as memórias estão pré-configuradas para funcionar a várias velocidades, lá porque a máxima é 800 não quer dizer que vai funcionar mal a 667

Tanto não quer dizer, que não funcionam (as duas em simultâneo) ... E já não é nem de perto a primeira vez que vejo este problema.
 
a possível resposta é................. macbook esquisito

Há dezenas de tópicos a falar desse problema nos fóruns da moda, não é problema só do teu.

Mas faz o seguinte (se quiseres), mete um Dimm, liga o Macbook, depois faz restart e carrega em "Option, Command, P e R" (PRAM Reset). Depois desliga, mete o segundo dimm, e vê se já o aceita. Se não funcionar (que é o mais certo) troca os dimms por dois de 667mhz, aí funciona de certeza.
 
Há dezenas de tópicos a falar desse problema nos fóruns da moda, não é problema só do teu.

Mas faz o seguinte (se quiseres), mete um Dimm, liga o Macbook, depois faz restart e carrega em "Option, Command, P e R" (PRAM Reset). Depois desliga, mete o segundo dimm, e vê se já o aceita. Se não funcionar (que é o mais certo) troca os dimms por dois de 667mhz, aí funciona de certeza.

não funcionou, enfim, tenho de ir lá trocar...
 
Back
Topo