1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mb Raid 0

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por wizardTT, 12 de Janeiro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 851)

1. wizardTT

wizardTT Suspenso

Boas,

Estou a pensar em comprar esta MB Asus P5B , e gostava de saber se é fácil colocar 2 discos Sata2 em RAID 0, como nunca fiz gostava de saber se é relativamente simples ou não.

Já agora, se tiverem opinião sobre outra motherboard melhor para um Core Duo 6600 gostava de saber.

2. Fy3

Fy3 [email protected] Member

É muito fácil. Essa motherboard deve ter provavelmente oito conectores Sata. Quatro deles são para ligares discos em Raid. Depois disso basta instalares os controladores.

3. _Mike_

_Mike_ [email protected] Member

Meter os discos em Raid através da board é muito fácil, mais complicado é mete-los a funcionar no windows...

Tinha uma versão "especial" do windows já com drivers incluídos, mas infelizmente não trazia os necessários para o controlador da minha board (p5b deluxe), então tive que andar a fazer eu uma versão com esses drivers a partir do cd original.

E pela disquete era só erros de não encontrar ficheiros (cheguei a fazer eu disquetes e continuei na mesma). O windows xp para carregar os drivers do raid é uma m**** sempre me deu problemas em todas as boards em que o tive e fui sempre forçado a arranjar um método alternativo para meter o raid a funcionar >(

4. Se esses discos ke keres colocar em raid0 são os discos de arranque, então tais tramado, não pode ser com essa motherboard mas sim com a versão deluxe.
    Se não forem os discos de arranque, isto é, ja tens um disco de arranque e queres esses dois em raid0 podes fazer sem problema através do windows.

5. Através da diskette nao tive qq problema. Faz o download a partir de http://downloadfinder.intel.com/scr...&OSFullName=Windows* XP Professional&lang=eng - versão winxp 32bit

6. Sniper

Sniper Power Member

se for a p5b non-deluxe so tem 1 porta sata raid e 1 porta ide raid , tenho um amigo meu que tem uma dessas. acho que a p5b deluxe e que ja tem varias portas sata raid.

cumps.

7. jfbbms

jfbbms Power Member

Uhh entao é assim, existem várias versoes da p5b chipset 965

Asus P5b
    Asus P5b-e
    Asus P5b-e Plus
    Asus P5b Deluxe
    Asus P5b Deluxe wifi

A asus p5b é a básica, NAO tras raid nem firewire, 1 pci-e, 6 satas + sata jmicron e sata externo - e mais nada.

A asus p5b-e é igual á p5b normal MAS trás raid e firewire.
    A asus p5b-e Plus, é uma versao apetrechada da p5b-e.

A asus p5b deluxe tras 2 slots pci-e normais ( non-sli, non-crossfire oficialmente),
    tras duas placas de rede 10/100/1GB, firewire, satax6, sata jmicron e sata externo e mais
    fases de alimentação do processador

A asus p5b deluxe wifi é igual á p5bdeluxe normal mas tem o modulo de wifi :)

8. Sniper

Sniper Power Member

exacto :D , mas no manual da p5b pelo que tive a ler faz apenas raid pelo ide e sata mas com apenas 1 sata n da , com ide ja da.

http://www.asus.com.tw/products4.aspx?modelmenu=2&model=1450&l1=3&l2=11&l3=307

Edit: vi agora nesse link que ai esta e diz isto : - Support SATA RAID 0, 1 and JBOD (by 1x External SATA & 1x Internal SATA)

Última edição: 13 de Janeiro de 2007
  9. Sniper

Sniper Power Member

se n tiveres limitado em € para comprar outra board , compra uma p5b deluxe .

cumps

10. wizardTT

wizardTT Suspenso

Humm..tou a ver...e agora colocando a questão da seguinte forma: com 700€ que MB, CPU e Mems(2GB) compravam, de forma a ter um bom sistema, que permita RAID0 e bom overclock?

11. ExxoSoul

ExxoSoul Folding Member

Talvez isto sirva:

Team Elite Dual Channel 2 x 1GB PC6400
    GIGABYTE GA-965P-DS4
    Intel Core Duo E6600

Fica td a volta de 708€

12. So7urno

So7urno 1st Folding then Sex

ja agora, alguem sabe se é possivel fazer update ao firmware da controladora jmicron da Asus P5b Deluxe wifi ? é que no suporte da asus só existe update para a bios... a bord nem é minha mas de um colega de trabalho que após ter utilizado a tool mz-ultimate tweaker, as gravações on-the-fly de dvd's a 16x passaram a correr mal(antes funcionava sem paragens nem problemas), isto é o bufer desce ao minimo deixando o leitor parar de ler mesmo por uns segundos e só depois começar a recarregar o bufer de novo, obrigando o gravador esperar pela informaçao varias vezes ate completar o seu trabalho demorando assim uns 4min a mais que antes... ja formatou e reinstalaou o sistema operativo, ja fez update ah bios ate comprou e testou com outro leitor e o gravador é um plextor px755a sata (a pessoa em questao gosta de comprar material topo de gama por isso o problema nao é falta de capacidade da maquina em questao ate pq o mesmo equipamento ateriormente gravava sem paragens). Inclusive ate o Scaner Epson Perfection 1670 USB que tambem trabalhava com fluidez sem problemas tambem interrompe o scaning 3 ou 4 vezes ate completar...
    Dadas as circunstancias suspeitamos que o mz-ultimate tenha alterado algum seting na propria rom da controladora (se é que isto é possivel) ja se tentou outras "default setings" com mz-ultimate e ficou na mesma.

Se alguem tiver sugestoes..
    Obrigado

Última edição: 15 de Janeiro de 2007

Partilhar esta Página