Mb Raid 0

wizardTT

Suspenso
Boas,

Estou a pensar em comprar esta MB Asus P5B , e gostava de saber se é fácil colocar 2 discos Sata2 em RAID 0, como nunca fiz gostava de saber se é relativamente simples ou não.

Já agora, se tiverem opinião sobre outra motherboard melhor para um Core Duo 6600 gostava de saber.
 
É muito fácil. Essa motherboard deve ter provavelmente oito conectores Sata. Quatro deles são para ligares discos em Raid. Depois disso basta instalares os controladores.
 
Meter os discos em Raid através da board é muito fácil, mais complicado é mete-los a funcionar no windows...

Tinha uma versão "especial" do windows já com drivers incluídos, mas infelizmente não trazia os necessários para o controlador da minha board (p5b deluxe), então tive que andar a fazer eu uma versão com esses drivers a partir do cd original.

E pela disquete era só erros de não encontrar ficheiros (cheguei a fazer eu disquetes e continuei na mesma). O windows xp para carregar os drivers do raid é uma m**** sempre me deu problemas em todas as boards em que o tive e fui sempre forçado a arranjar um método alternativo para meter o raid a funcionar >(
 
Boas,

Estou a pensar em comprar esta MB Asus P5B , e gostava de saber se é fácil colocar 2 discos Sata2 em RAID 0, como nunca fiz gostava de saber se é relativamente simples ou não.

Já agora, se tiverem opinião sobre outra motherboard melhor para um Core Duo 6600 gostava de saber.

Se esses discos ke keres colocar em raid0 são os discos de arranque, então tais tramado, não pode ser com essa motherboard mas sim com a versão deluxe.
Se não forem os discos de arranque, isto é, ja tens um disco de arranque e queres esses dois em raid0 podes fazer sem problema através do windows.
 
Meter os discos em Raid através da board é muito fácil, mais complicado é mete-los a funcionar no windows...

Tinha uma versão "especial" do windows já com drivers incluídos, mas infelizmente não trazia os necessários para o controlador da minha board (p5b deluxe), então tive que andar a fazer eu uma versão com esses drivers a partir do cd original.

E pela disquete era só erros de não encontrar ficheiros (cheguei a fazer eu disquetes e continuei na mesma). O windows xp para carregar os drivers do raid é uma m**** sempre me deu problemas em todas as boards em que o tive e fui sempre forçado a arranjar um método alternativo para meter o raid a funcionar >(

Através da diskette nao tive qq problema. Faz o download a partir de http://downloadfinder.intel.com/scr...&OSFullName=Windows* XP Professional&lang=eng - versão winxp 32bit
 
se for a p5b non-deluxe so tem 1 porta sata raid e 1 porta ide raid , tenho um amigo meu que tem uma dessas. acho que a p5b deluxe e que ja tem varias portas sata raid.

cumps.
 
Uhh entao é assim, existem várias versoes da p5b chipset 965

Asus P5b
Asus P5b-e
Asus P5b-e Plus
Asus P5b Deluxe
Asus P5b Deluxe wifi


A asus p5b é a básica, NAO tras raid nem firewire, 1 pci-e, 6 satas + sata jmicron e sata externo - e mais nada.

A asus p5b-e é igual á p5b normal MAS trás raid e firewire.
A asus p5b-e Plus, é uma versao apetrechada da p5b-e.

A asus p5b deluxe tras 2 slots pci-e normais ( non-sli, non-crossfire oficialmente),
tras duas placas de rede 10/100/1GB, firewire, satax6, sata jmicron e sata externo e mais
fases de alimentação do processador

A asus p5b deluxe wifi é igual á p5bdeluxe normal mas tem o modulo de wifi :)
 
Uhh entao é assim, existem várias versoes da p5b chipset 965

Asus P5b
Asus P5b-e
Asus P5b-e Plus
Asus P5b Deluxe
Asus P5b Deluxe wifi


A asus p5b é a básica, NAO tras raid nem firewire, 1 pci-e, 6 satas + sata jmicron e sata externo - e mais nada.

A asus p5b-e é igual á p5b normal MAS trás raid e firewire.
A asus p5b-e Plus, é uma versao apetrechada da p5b-e.

A asus p5b deluxe tras 2 slots pci-e normais ( non-sli, non-crossfire oficialmente),
tras duas placas de rede 10/100/1GB, firewire, satax6, sata jmicron e sata externo e mais
fases de alimentação do processador

A asus p5b deluxe wifi é igual á p5bdeluxe normal mas tem o modulo de wifi :)


exacto :D , mas no manual da p5b pelo que tive a ler faz apenas raid pelo ide e sata mas com apenas 1 sata n da , com ide ja da.

http://www.asus.com.tw/products4.aspx?modelmenu=2&model=1450&l1=3&l2=11&l3=307

Edit: vi agora nesse link que ai esta e diz isto : - Support SATA RAID 0, 1 and JBOD (by 1x External SATA & 1x Internal SATA)
 
Última edição:
Boas,

Estou a pensar em comprar esta MB Asus P5B , e gostava de saber se é fácil colocar 2 discos Sata2 em RAID 0, como nunca fiz gostava de saber se é relativamente simples ou não.

Já agora, se tiverem opinião sobre outra motherboard melhor para um Core Duo 6600 gostava de saber.

se n tiveres limitado em € para comprar outra board , compra uma p5b deluxe .

cumps
 
Humm..tou a ver...e agora colocando a questão da seguinte forma: com 700€ que MB, CPU e Mems(2GB) compravam, de forma a ter um bom sistema, que permita RAID0 e bom overclock?
 
ja agora, alguem sabe se é possivel fazer update ao firmware da controladora jmicron da Asus P5b Deluxe wifi ? é que no suporte da asus só existe update para a bios... a bord nem é minha mas de um colega de trabalho que após ter utilizado a tool mz-ultimate tweaker, as gravações on-the-fly de dvd's a 16x passaram a correr mal(antes funcionava sem paragens nem problemas), isto é o bufer desce ao minimo deixando o leitor parar de ler mesmo por uns segundos e só depois começar a recarregar o bufer de novo, obrigando o gravador esperar pela informaçao varias vezes ate completar o seu trabalho demorando assim uns 4min a mais que antes... ja formatou e reinstalaou o sistema operativo, ja fez update ah bios ate comprou e testou com outro leitor e o gravador é um plextor px755a sata (a pessoa em questao gosta de comprar material topo de gama por isso o problema nao é falta de capacidade da maquina em questao ate pq o mesmo equipamento ateriormente gravava sem paragens). Inclusive ate o Scaner Epson Perfection 1670 USB que tambem trabalhava com fluidez sem problemas tambem interrompe o scaning 3 ou 4 vezes ate completar...
Dadas as circunstancias suspeitamos que o mz-ultimate tenha alterado algum seting na propria rom da controladora (se é que isto é possivel) ja se tentou outras "default setings" com mz-ultimate e ficou na mesma.

Se alguem tiver sugestoes..
Obrigado
 
Última edição:
Back
Topo