• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

MB+RAM+CPU Cooler p/AMD Ryzen 7 9800X3D

Overkill

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1000€ aproximadamente. Compra até ao fim do ano

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Apenas alguns componentes (RAM+MB+CPU Cooler)

3) Qual a utilização a que se destina a compra?

a) Gaming (UHD 4K)
c) Office / Navegação web / Filmes 4K HDR
e) Ler/gravar dados em BD/DVD/CD com o ImgBurn

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
4 anos no mínimo.

5) Como é composto o teu computador actual?

Intel Core i9-10900
Nvidia RTX 4090
32GB DDR4

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

c. Motherboard (chipset, formato)
>Não sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
>32GB (2x16GB) DDR5-6000MHz CL30

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Não

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

TV LG OLED42C34LA

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Preciso de 4 portas SATA p/HDD 3.5 e 2 portas SATA para leitor/gravador de Blu-ray

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não

11) Contexto, comentários adicionais.

Preciso de uma MB AM5 com pelo menos 6 portas SATA, para casar com o processador AMD Ryzen 7 9800X3D que já tenho comigo e reutilizar a minha RTX 4090 da build anterior. Preciso também de um cooler para o CPU, ou confirmar se o meu Noctua NH-D15S Chromax Black de 2020 é compativel com esse socket, mesmo que seja gostava de saber opiniões pois posso ter de deixar o Noctua montado na build anterior que vai ficar para um familiar. Nomeadamente se ganho algo em passar para um WC AIO no CPU. A RAM, pelo que vi aqui no fórum devo comprar 32GB (16GB x2) DDR5-6000MHz CL30. Para comprar até ao fim do ano, mas gostava de aproveitar as promoções da Black Friday

Obrigado pela ajuda.

Então a RAM fica essa e o cooler vou reaproveitar o meu atual, que por acaso enganei-me e afinal o meu é o "NH-D15 chromax.black" (sem S). Mas consultando o site que colocaste vejo que também é compatível com AM5 :)

Quanto à MB, eu por acaso já tinha essa na mira, mas depois vi que só tem 4 portas SATA. Não consigo encontrar muitas outras com mais do que 4, no entanto encontrei esta abaixo, que diz ter 6. O que seria o ideal para os meus 4 HDDs + 2 drives ópticas.

MSI MAG B650 TOMAHAWK WIFI

A diferença de qualidade é muito grande da X870 para a B650?

Não, a x870 tem mais conectividade a nível de USBs e mais pcie-lanes, mas não me parece que vás utlizar isso por isso podes perfeitamente trocar por essa.

Não, a x870 tem mais conectividade a nível de USBs e mais pcie-lanes, mas não me parece que vás utlizar isso por isso podes perfeitamente trocar por essa.
Obrigado mais uma vez.

Só para confirmar e já que poupo o dinheiro do cooler: Para gaming fico bem com os 32GB de ram (2x 16) ou é melhor comprar já 64GB (2x 32)? É que entretanto li aqui no fórum que nesta plataforma AMD posso ter problemas/instabilidade se mais tarde adicionar outro kit e ficar com os 4 slots ocupados.

Só para agradecer mais uma vez ao @mata-pombos os conselhos é sábia opinião acerca das minhas dúvidas.

Entretanto tive algumas surpresas de ultima hora com a falta de stock da MB e da RAM (toda em preto, sem RGB) que pretendia e tive de optar por outras, caso contrário arriscava perder a promo e já não ia conseguir montar o PC este fim de semana:

MSI B650 Gaming Plus Wifi - 154.90€
Corsair Vengeance RGB (AMD Expo) 32GB (2x16GB) DDR5-6000MHz CL30 Preta - 119.90€

Como esta MB só tem 4 portas SATA, vou ter de deixar um HDD de fora e ligar apenas uma drive ótica. Mas como saiu mais barata que a Tomahawk decidi investir num SSD M.2 novo, e deixar o atual que é pequeno, só para o SO.

SSD M.2 2280 Western Digital WD Black SN850X 4TB 3D NAND NVMe PCIe Gen 4.0x4 - 254.90€

Acho que foi um investimento contido (apenas o CPU 9800X3D saiu fora do budget inicial pois já só o consegui ao preço inflacionado de 579.90€)

Reaproveitando este post pois também vou passar para ryzen 7 9800x3d, o meu problema é outro.

Tenho o Cryorig R1 ultimate e queria saber se este suporta o soket da AMD5, se não existe alguma forma de o adaptar?

Caso não dê que cooler aconselham que tenha melhor performance para este CPU?

A minha build é branca com lots of RGB pois isso modelos brancos com RGB seriam muito bem vindos.

Reaproveitando este post pois também vou passar para ryzen 7 9800x3d, o meu problema é outro.

Tenho o Cryorig R1 ultimate e queria saber se este suporta o soket da AMD5, se não existe alguma forma de o adaptar?

Caso não dê que cooler aconselham que tenha melhor performance para este CPU?

A minha build é branca com lots of RGB pois isso modelos brancos com RGB seriam muito bem vindos.

se tras a bracket AM4 isso é compativel porque a maioria das motherboards trazem o sistema dos canchos da AM4 ainda.
Se não trouxer isso há há venda, pelo menos aparece directamente na casa mãe de uma das lojas mais conhecidas aqui da tuga

Back