MBnet & PayPal

Utilizei o PayPal com um cartão mbway (do Activo Bank) para fazer uma compra num site a um vendedor, tudo por €, aliás, o vendedor é português. Reparei agora que me foi cobrado a taxa de câmbio 14cent mais imposto de selo 1cent. Foi tudo em euros. Porque me foram combradas estas taxas?
 
Última edição:
A mim ultimamente também me anda a ser cobradas taxas no ActivoBank + PayPal, mesmo pagamentos em sites Europeus e em euros!

Ligo para o ActivoBank a queixar-me, estes dizem que o PayPal que cobra as taxas, ligo para o PayPal, dizem que é o banco... Nunca era cobrado por nada de compras na Steam, e do nada passei a pagar taxas...! So em comissões já me têm levado uns euros e não ando a achar piada nenhuma à brincadeira.
 
A mim ultimamente também me anda a ser cobradas taxas no ActivoBank + PayPal, mesmo pagamentos em sites Europeus e em euros!

Ligo para o ActivoBank a queixar-me, estes dizem que o PayPal que cobra as taxas, ligo para o PayPal, dizem que é o banco... Nunca era cobrado por nada de compras na Steam, e do nada passei a pagar taxas...! So em comissões já me têm levado uns euros e não ando a achar piada nenhuma à brincadeira.
Parece que é usual agora, também já me aconteceu isso, reclamei porque me estavam a cobrar taxas internacionais uma vez que o PayPal era europeu, tanto mais que o banco que antes usava não cobrava. Não aceitaram a reclamação... Resolvi a situação voltando a trabalhar com o antigo banco. Só ainda não cancelei a conta no ActivoBank porque têm que ser presencialmente e com agendamento.
 
Mas isto foi do nada, e percebi que é só na combinação PayPal + Banco (independentemente do cartão que eu use associado ao banco), porque de resto continua tudo normal.. É curioso que me cobrem taxas precisamente no método de pagamento que mais uso, e até mesmo em lojas em que é tudo em €uros e Europeia.

Experimentei fazer uma compra na Steam com o CC do Banco e já não cobram taxas nenhumas, mas se for pelo PayPal usando o mesmo CC, já cobram.. :shifteye:
 
E até que ponto isto é legal?
Estava a pensar em ligar para lá a perguntar a razão de me ser cobrada a taxa, mas pelo que vocês descrevem eles sacodem para o lado.
 
Também tenho conta ActivoBank e de acordo a minha experiência pessoal e também com todos os relatos que fui lendo até agora, algo terá mudado e, segundo o meu parco conhecimento, essa cobrança extra mediante esses trâmites não deveria acontecer...

Sinceramente só me faz cada vez mais continuar a usar Revolut para tudo o que seja compras online, assim não tenho problemas se estou a comprar em Euros ou Dólares, fora ou dentro da UE, através do Paypal ou directamente com o cartão. E além disso, desde há uns tempos que também na conta standard do Revolut que se podem criar cartões descartáveis para compras online sem cobrarem mais por isso, pelo que a funcionalidade de cartões de compra única do MBWAY deixou de ter tanto interesse.
 
E até que ponto isto é legal?
Estava a pensar em ligar para lá a perguntar a razão de me ser cobrada a taxa, mas pelo que vocês descrevem eles sacodem para o lado.
É exactamente o que te disse, já por duas vezes liguei para lá a pedir explicações, e a resposta foi que é o PayPal que as cobra e não o banco.. Então há que explicar porque antes nunca me era cobrado taxas nenhumas, e agora já é..

Eu faço muitas compras online em diversos sites do género, e só nestas taxas chego a pagar quase 5€ por mês, para isso mudo de banco e ao menos pago taxas de outra coisa... É que ainda esta semana comprei um jogo para PC por 41€ (green man gaming, euros, PayPal) , mas no final paguei 42,75€ por causa das taxas todas!

Como último caso, também vou passar a usar o Revolut, porque esta brincadeira já não me está a agradar nada.
 
Boa noite
Também podem testar Wizink ou Unibanco
O CC não tem que estar fidelizado, e sobre o mesmo podem colocar um MbWay ou Revolut.
Eu inclusive tenho Unibanco ->MbWay->Revolut e não pago nenhumas taxas na Europa e com Revolut fora dela também [emoji3]
 
Boa noite

Há 1 ano (abril/2020) criei um cartão virtual (MB Way) para fazer pagamentos recorrentes (mensal) da Netflix com validade de 12 meses (termina agora em abril/2021) sendo que o pagamento deste mês (abril) já foi debitado.
Não era suposta o cartão estar já cancelado? Ou terei que ser eu a cancelar manualmente?

Depois terei que criar outro? É isso?

Agradeço a quem puder ajudar.
 
Bom dia
O cartão é cancelado no último dia do mês, ou melhor, no primeiro dia do próximo
A mim já me aconteceu o Netflix reclamar porque não conseguia debitar
Depois crias mais um e alteras no site e eles debitam logo após a alteração
 
Bom dia
Uma questão genérica.Os números do Visa gerados pelo MbWay após caducarem podem vir a ser utilizados, digamos após um ano, por outro MbWay? Ou vai-se "queimando" os números até não haver mais [emoji3]
 
O Paypal pode servir para comprar online, mas nunca usem Paypal para vender algo, são só scams. Depois de receberem o dinheiro e aparecer no saldo, a outra pessoa pode dizer que foi uma transferência não autorizada e cancelar. Não existe o mínimo de proteção ao vendedor. Depois disso, deixei completamente de usar PayPal, nem mesmo para compras. MbNet é mais conveniente e seguro.
 
Usei um cartão MBway para carregar o revolut.

O revolut recusou porque o cartão criado não tem 3D secure e não fez o carregamento mas o dinheiro saiu me dá conta na mesma.

Como devo proceder?

EDIT--

Apesar de ter dado erro no revolut reparei hoje que o dinheiro foi creditado
 
Última edição:
Comprei cryptomoedas com o meu cartão de debito do activobank, e tive um custo absurdo de "custo de servico internacional" de 3% penso eu. Isto é normal? :facepalm: Foi a primeira vez que me aconteceu tal.
 
Criei um cartão MBNET "compra unica" para fazer uma compra na Amazon, entretanto sobrou algum dinheiro, posso usar esse dinheiro que sobrou para fazer outra compra ou por ser compra única e já ter sido utilizado já não posso o utilizar?
O cartão tem validade 9/2021 significa que está válido até ao fim do mês 9 de 2021 ou acaba quando entrar no mês 9, ou seja só é válido até ao fim de Agosto?
 
Criei um cartão MBNET "compra unica" para fazer uma compra na Amazon, entretanto sobrou algum dinheiro, posso usar esse dinheiro que sobrou para fazer outra compra ou por ser compra única e já ter sido utilizado já não posso o utilizar?
O cartão tem validade 9/2021 significa que está válido até ao fim do mês 9 de 2021 ou acaba quando entrar no mês 9, ou seja só é válido até ao fim de Agosto?
Se foi compra única só permite um movimento.

Esse dinheiro que sobrou não saiu da tua conta por isso se queres usar e só criar outro cartão.
 
"Compra única" = apenas uma transacção, de valor igual ou inferior ao limite que puseste; se quiseres várias transacções no mesmo comerciante, é preferível a opção "Comerciante".

"sobrou algum dinheiro" - nota que não colocaste dinheiro num cartão virtual, nem o alocaste ao cartão. Esse montante é apenas um limite ao que pode ser retirado da tua conta associada. Portanto, se tens 1000€ na conta à ordem, criaste um cartão com 100€ e gastaste 10€ numa compra online, tens 990€ na conta. Os restantes 90€ não foram a lado nenhum.

Na prática, o cartão que geraste não serve para mais nada, podes esquecê-lo, e se precisares de fazer mais compras, podes simplesmente criar outro cartão.

Quanto à validade, é até ao final do mês, portanto 9/2021 significa que o cartão só deixa de ser válido no dia 1/10/2021.
 
"Compra única" = apenas uma transacção, de valor igual ou inferior ao limite que puseste; se quiseres várias transacções no mesmo comerciante, é preferível a opção "Comerciante".

"sobrou algum dinheiro" - nota que não colocaste dinheiro num cartão virtual, nem o alocaste ao cartão. Esse montante é apenas um limite ao que pode ser retirado da tua conta associada. Portanto, se tens 1000€ na conta à ordem, criaste um cartão com 100€ e gastaste 10€ numa compra online, tens 990€ na conta. Os restantes 90€ não foram a lado nenhum.

Na prática, o cartão que geraste não serve para mais nada, podes esquecê-lo, e se precisares de fazer mais compras, podes simplesmente criar outro cartão.

Quanto à validade, é até ao final do mês, portanto 9/2021 significa que o cartão só deixa de ser válido no dia 1/10/2021.

O primeiro ponto parece que não é bem assim, entretanto encontrei isto na net:

"

Qual a diferença entre cartão MB NET “Compra única” e “Cartão comerciante”?​


O cartão “Compra Única” é o tipo de cartão que esteve na origem do serviço MB NET. O cartão foi criado tendo por princípio “1 compra – 1 cartão”. Neste sentido, este tipo de cartão tem uma validade máxima de 2 meses, e permite realizar um número limitado (até 4 transações), independentemente dos comerciantes. Pode utilizar este cartão para, por exemplo, pagar a sua reserva de hotel.
O cartão “Várias Compras” tem uma validade máxima de 12 meses e permite realizar várias compras num mesmo comerciante, desde que o total das compras efetuadas não exceda o montante total definido por si, aquando a geração do cartão. Este cartão é ideal para fazer as suas compras online no hipermercado.
O cartão “Pagamento Recorrente” tem a validade máxima de 12 meses e permite realizar o pagamento das suas subscrições mensais num só comerciante, desde que o total das suas compras não exceda o montante mensal total definido por si, aquando a geração do cartão. Este é um cartão ideal para, por exemplo, pagar a sua subscrição de Spotify."

https://www.qly.mbway.pt/perguntas/...tao-mb-net-compra-unica-e-cartao-comerciante/

O que eu não sei é se o meu banco "Millennium" cobra uma taxa por cartão criado ou se por transação?
Os bancos agora cobram por tudo e por nada, pior só mesmo o fisco que cobra até quando o banco cobra, taxa do banco + imposto sobre a taxa que o banco cobra, não deveria ser o banco a pagar esse imposto?

As taxas e taxinhas, e no fim quem paga é sempre o mesmo!
 
Sei que já me tinha questionado antes como é que eles lidavam com "transacções de confirmação de cartão", quando para introduzires um cartão numa plataforma ela fazia um pedido de autorização de 1€ (e portanto "queimava" a compra única que podias fazer, mas eu conseguia fazer a compra a seguir). Em particular, recordo-me que no início tinha problemas com o Uber Eats porque eles pareciam usar dois comerciantes diferentes - a Uber validava o cartão, e a Uber Eats cobrava as compras.

Imagino que essas 4 transacções são no espírito de permitir ao comerciante fazer validações antes da compra concreta, e não devem ser para fazeres várias compras mesmo que isso seja possível. Mas é bom saber que acontece e como funciona, porque de facto não sabia disso.
 
"Compra única" = apenas uma transacção, de valor igual ou inferior ao limite que puseste; se quiseres várias transacções no mesmo comerciante, é preferível a opção "Comerciante".

"sobrou algum dinheiro" - nota que não colocaste dinheiro num cartão virtual, nem o alocaste ao cartão. Esse montante é apenas um limite ao que pode ser retirado da tua conta associada. Portanto, se tens 1000€ na conta à ordem, criaste um cartão com 100€ e gastaste 10€ numa compra online, tens 990€ na conta. Os restantes 90€ não foram a lado nenhum.

Na prática, o cartão que geraste não serve para mais nada, podes esquecê-lo, e se precisares de fazer mais compras, podes simplesmente criar outro cartão.

Quanto à validade, é até ao final do mês, portanto 9/2021 significa que o cartão só deixa de ser válido no dia 1/10/2021.
Boa tarde
Algumas notas em especial no caso da Amazon
Podes usar o cartão mesmo comerciante com a Amazon no entanto o MbWay valida quem é o comerciante e se a sua identificação varia. Ou seja, comprares na Amazon Espanha ou França é diferente e recusa na segunda vez pior é quando compras no Marketplace, que não é a Amazon a vender e quem te cobra é outra Amazon. Ou sejas, fazes duas compras no mesmo cesto, um da Amazon e outra Marketplace e uma delas é recusada. Já me aconteceu mais do que uma vez e como tal passei a usar o Revolut ativando e desativado o cartão virtual
 
Back
Topo