1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MBP 13" 2009 a "morrer aos poucos"

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por smasher_marques, 15 de Dezembro de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 1145)

  1. smasher_marques

    smasher_marques Power Member

    Boas,

    Pessoal tenho um MacBook Pro 13" de mid-2009 com 4Gb de RAM 2.53 Ghz de processador. Está neste momento com o Mountain Lion 10.8.2 com menos de um mês de vida, e com uma instalação limpa. Sendo que a bateria já está algo degradada já não tendo a capacidade original. Mas tem uma motherboard com cerca de 1 ano que foi posta numa ida para RMA.

    Mas o computador anda a comportar-se muito estranho, isto começou à uns meses depois de uma queda algo violenta que até empenou a carcaça do mesmo.
    Mas agora está a piorar, sendo que chega a encravar apenas com o safari aberto, com 2 ou 3 tabs, e um pdf aberto no preview.

    De que poderá ser isto? RAM? Disco a morrer? Ou poderá ser algo pior? Pois estou a pensar investir nas próximas semanas num SSD, em RAM e numa bateria. Mas não o queria fazer se o problema poder vir de outro componente do computador e se necessitar de um investimento mais avultado.

    Cumprimentos
     
  2. TMAsantos

    TMAsantos Power Member

    Se não tiveres o processador a quase 100% quando isso acontece, mete umas RAMs baratas que ai tenhas e vê se continua. Se acabou é por causa da RAM, se não eu diria que foi a logir board que ficou sofrida com a queda. Nunca me aconteceu nada no mac, mas já vi pcs de outras marcas que aconteceu e ou era uma RAM que tinha desencachado ou a borad tinha empenado
     
  3. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Já experimentaste correr o Apple Hardware test: http://support.apple.com/kb/HT1509

    Eu começava por ai.
    Uma memória com erros pode dar esses problemas todos mas com a queda que deu as causas podem ser imensas.
     
  4. kimgage

    kimgage Power Member

    Uma queda pode partir pistas na board
     
  5. cyberadelino

    cyberadelino Power Member

    O mais provavel é ser do disco
     
  6. smasher_marques

    smasher_marques Power Member

    Metro nem me tinha lembrado disso e já o corri mais que uma vez no passado. Mas não acusou nada, quer no teste rápido quer no extenso.

    Como posso ver se a board está danificada? Abrindo o computador dará para ver? Ele já está fora de garantia.
     
  7. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Sim podes abrir. Vê no ifixit o guia específico para o teu modelo.

    De qualquer forma os problemas que estás a ter são demasiado genéricos para apontar para uma causa. Não sei se investia mais nele. O SSD pode sempre aproveitar mas se continuares na Apple deve vir com um SSD.
     
  8. smasher_marques

    smasher_marques Power Member

    Sim, será sempre para continuar na Apple. Vou ver é se me emprestam umas RAM e um disco a ver se a coisa melhora. Porque a RAM ainda sai barata qb.
     
  9. smasher_marques

    smasher_marques Power Member

    Tampa aberta e deparo-me logo com as duas RAM meias soltas. Mas como já cá tinha um outro par de 2x2Gb de um amigo decidi trocar à mesma.

    Para já está mais "normal". Veremos como se porta nos próximos dias, ou horas até.

    De resto não vi nada que parecesse partido/torto na board ou em nenhum outro componente visivel. Vamos lá ver... Ainda lhe queria por SSD, optibay, ram e bateria para me durar mais uns anitos!
     
  10. Lucien

    Lucien What is folding?

    O meu fazia isso (mesmo modelo e ano e tudo), inclusive restarts totais (kernel panic e depois automatic reboot) quando acordava do sleep. Tanto em Windows como OS X. Depois lembrei-me que tinha mudado a RAM de 4 GB originais para 8 GB este verão, e decidi tirar uma RAM e colocar a da Apple, ficando com 6 GB. Continuava na mesma. Fiz o mesmo mas com o outro módulo, impecável até agora. Portanto, um dos módulos de 4 GB estava defeituoso.
     
  11. robz

    robz Power Member

    Tenho um mbp early 2008 e queria correr o Apple Hardware test, no entanto não posso fazer esse diagnóstico on-line porque o meu modelo não permite.
    Não tenho aqui os DVDs à mão, não existe outra forma de se correr o Apple Hardware test?
     
  12. _Rock_

    _Rock_ I'm cool cuz I Fold

    Tenho o mesmo problema. Também queria correr o AHT e não consigo...

    Eu tenho o DVD original, mas não funciona. Simplesmente não faz nada. (fica o ecrã cinzento e ouve-se o CD a acelerar e a desacelerar)
     
  13. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Os Macs são esquisitos com as memórias RAM. Ando a dizer isso à anos depois de ter tido um problema com umas memórias que no memtest não davam qualquer erro mas tinha kernel panics a toda a hora. Mudadas as memórias ficou tudo bem.


    O AHT tinha ideia que vinha no segundo dvd. Não dá para descarregar do site da apple? Eu a vez que usei foi a partir do DVD de facto.
     

Partilhar esta Página