MBP 13" 2009 a "morrer aos poucos"

smasher_marques

Power Member
Boas,

Pessoal tenho um MacBook Pro 13" de mid-2009 com 4Gb de RAM 2.53 Ghz de processador. Está neste momento com o Mountain Lion 10.8.2 com menos de um mês de vida, e com uma instalação limpa. Sendo que a bateria já está algo degradada já não tendo a capacidade original. Mas tem uma motherboard com cerca de 1 ano que foi posta numa ida para RMA.

Mas o computador anda a comportar-se muito estranho, isto começou à uns meses depois de uma queda algo violenta que até empenou a carcaça do mesmo.
Mas agora está a piorar, sendo que chega a encravar apenas com o safari aberto, com 2 ou 3 tabs, e um pdf aberto no preview.

De que poderá ser isto? RAM? Disco a morrer? Ou poderá ser algo pior? Pois estou a pensar investir nas próximas semanas num SSD, em RAM e numa bateria. Mas não o queria fazer se o problema poder vir de outro componente do computador e se necessitar de um investimento mais avultado.

Cumprimentos
 
Se não tiveres o processador a quase 100% quando isso acontece, mete umas RAMs baratas que ai tenhas e vê se continua. Se acabou é por causa da RAM, se não eu diria que foi a logir board que ficou sofrida com a queda. Nunca me aconteceu nada no mac, mas já vi pcs de outras marcas que aconteceu e ou era uma RAM que tinha desencachado ou a borad tinha empenado
 
Metro nem me tinha lembrado disso e já o corri mais que uma vez no passado. Mas não acusou nada, quer no teste rápido quer no extenso.

Como posso ver se a board está danificada? Abrindo o computador dará para ver? Ele já está fora de garantia.
 
Sim podes abrir. Vê no ifixit o guia específico para o teu modelo.

De qualquer forma os problemas que estás a ter são demasiado genéricos para apontar para uma causa. Não sei se investia mais nele. O SSD pode sempre aproveitar mas se continuares na Apple deve vir com um SSD.
 
Tampa aberta e deparo-me logo com as duas RAM meias soltas. Mas como já cá tinha um outro par de 2x2Gb de um amigo decidi trocar à mesma.

Para já está mais "normal". Veremos como se porta nos próximos dias, ou horas até.

De resto não vi nada que parecesse partido/torto na board ou em nenhum outro componente visivel. Vamos lá ver... Ainda lhe queria por SSD, optibay, ram e bateria para me durar mais uns anitos!
 
O meu fazia isso (mesmo modelo e ano e tudo), inclusive restarts totais (kernel panic e depois automatic reboot) quando acordava do sleep. Tanto em Windows como OS X. Depois lembrei-me que tinha mudado a RAM de 4 GB originais para 8 GB este verão, e decidi tirar uma RAM e colocar a da Apple, ficando com 6 GB. Continuava na mesma. Fiz o mesmo mas com o outro módulo, impecável até agora. Portanto, um dos módulos de 4 GB estava defeituoso.
 
Já experimentaste correr o Apple Hardware test: http://support.apple.com/kb/HT1509

Eu começava por ai.
Uma memória com erros pode dar esses problemas todos mas com a queda que deu as causas podem ser imensas.

Tenho um mbp early 2008 e queria correr o Apple Hardware test, no entanto não posso fazer esse diagnóstico on-line porque o meu modelo não permite.
Não tenho aqui os DVDs à mão, não existe outra forma de se correr o Apple Hardware test?
 
Tenho um mbp early 2008 e queria correr o Apple Hardware test, no entanto não posso fazer esse diagnóstico on-line porque o meu modelo não permite.
Não tenho aqui os DVDs à mão, não existe outra forma de se correr o Apple Hardware test?

Tenho o mesmo problema. Também queria correr o AHT e não consigo...

Eu tenho o DVD original, mas não funciona. Simplesmente não faz nada. (fica o ecrã cinzento e ouve-se o CD a acelerar e a desacelerar)
 
O meu fazia isso (mesmo modelo e ano e tudo), inclusive restarts totais (kernel panic e depois automatic reboot) quando acordava do sleep. Tanto em Windows como OS X. Depois lembrei-me que tinha mudado a RAM de 4 GB originais para 8 GB este verão, e decidi tirar uma RAM e colocar a da Apple, ficando com 6 GB. Continuava na mesma. Fiz o mesmo mas com o outro módulo, impecável até agora. Portanto, um dos módulos de 4 GB estava defeituoso.

Os Macs são esquisitos com as memórias RAM. Ando a dizer isso à anos depois de ter tido um problema com umas memórias que no memtest não davam qualquer erro mas tinha kernel panics a toda a hora. Mudadas as memórias ficou tudo bem.


O AHT tinha ideia que vinha no segundo dvd. Não dá para descarregar do site da apple? Eu a vez que usei foi a partir do DVD de facto.
 
Back
Topo