MBP 2.0/128mb video OU MBP 2.0/256mb video

Keano-16

Power Member
Boa noite,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre se compensa dar mais ±300 euros, por mais 128mb de video. Ignorando o facto de que tem 1GB de RAM e mais 20gb, gostaria de saber se mais 128 realmente compensa.
Para simples edição de video, criação de dvd e trabalhos diarios, acham que 128 valerão o investimento?
E quanto a jogos?

PS: Alguem sabe se na Applecenter eles trocam um 128 por um 256, depois de ser aberto e usado? O que comprei tem um defeito na tecla N, poderei usar isso como defeito de fabrico, e assim conseguir trocar por um 256mb video?

Obrigado,
Frederico
 
Essa diferença na RAM da gráfica compensa quase exclusivamente nos jogos. Para o resto tanto faz. Um defeito na tecla N não deixa de ser um defeito e podes ir lá reclamar. Se a compra for recente têm de dar-te um novo.
 
Imaginemos, que eu invês de investir 500 euros no modelo acima, gasto ±200euros em 2Gb de Ram, acham que compensa? Honestamente, o unico jogo que sou viciado é num de futebol que requer muito pouco. Eu só queria ter aquela segurança dos 256. De ter a certeza que até 2010 os 256 serão suficientes.
O senhor da loja onde comprei o meu MBP (Uma loja que tem sede em Lisboa e Porto), foi super atencioso e obviamente que aceitou o defeito na minha tecla N. A ideia de investir nos 2gbs, foi dele mesmo, e não é mal pensado. Será que o Civ 3 ou Age of empires realmente necessita de 256? Entre 2.0 e 2.16...honestamente. Entre 80gb e 100...honestamente. Entre 128 e 256? Gostaria de saber de alguem que realmente tenho exprimentado os dois. Eu acho que vou seguir o concelho do senhor simpactico, e vou saltar de 512 para 2gb. Vou sentir o verdadeiro Mac OS X.
 
Essa diferença na RAM da gráfica compensa quase exclusivamente nos jogos. Para o resto tanto faz. Um defeito na tecla N não deixa de ser um defeito e podes ir lá reclamar. Se a compra for recente têm de dar-te um novo.
Errado... a diferença de RAM é crucial para usar X resoluções e/ou ecrãs externos, com o exposé activado.

Since the OS X desktop environment is completely OpenGL accelerated, the performance of features like Exposé are not CPU limited - instead, they are GPU limited. Luckily, using Exposé with many windows open is not very stressful on even a Radeon 9600, but you do run out of video memory very quickly - in which case, your system ends up swapping to main memory over the AGP bus, making the Exposé animation considerably choppy. It seems that the sweet spot for more than a handful of windows open is around 128MB of video memory, with 256MB being perfect - needless to say, I found the mere 64MB that came on the Radeon 9600 which shipped with the system to be too little. There is no detriment to functionality if you don't have enough video memory; the Exposé animation simply becomes more choppy (which can be annoying on a $3000 system).
Source: http://www.anandtech.com/mac/showdoc.aspx?i=2232&p=6

É tirado de um artigo de finais de 2004. Não é por acaso que o macbook (non-pro) só permite 64 MB de RAM (maximos) dedicados à GMA 950, há outros portáteis com o mesmo chipset que dão 128 e 256 MB partilhados.

A apple não publica destas coisas no que toca aos requerimentos exactos da aceleração da GUI, mas será semelhante ao rip-off que a microsoft está a fazer; o Aero-glass do Windows Vista:

Requerimentos do Aero-glass:
-64MB of graphics memory to support a single with monitor less than 1280x1024 (1,310,720 pixels)
-128MB of graphics memory to support a single monitor at resolutions up to 1920x1200 (2,304,000 pixels)
-256MB of graphics memory to support a single monitor at resolutions higher than 1920x1200 (2,304,000 pixels); i.e. 30" wide 2560x1600

É por aí.
 
Imaginemos, que eu invês de investir 500 euros no modelo acima, gasto ±200euros em 2Gb de Ram, acham que compensa? Honestamente, o unico jogo que sou viciado é num de futebol que requer muito pouco. Eu só queria ter aquela segurança dos 256. De ter a certeza que até 2010 os 256 serão suficientes.
O senhor da loja onde comprei o meu MBP (Uma loja que tem sede em Lisboa e Porto), foi super atencioso e obviamente que aceitou o defeito na minha tecla N. A ideia de investir nos 2gbs, foi dele mesmo, e não é mal pensado. Será que o Civ 3 ou Age of empires realmente necessita de 256? Entre 2.0 e 2.16...honestamente. Entre 80gb e 100...honestamente. Entre 128 e 256? Gostaria de saber de alguem que realmente tenho exprimentado os dois. Eu acho que vou seguir o concelho do senhor simpactico, e vou saltar de 512 para 2gb. Vou sentir o verdadeiro Mac OS X.

A ram da gráfica não pode ser mudada depois, se puderes compra o modelo com mais ram na gráfica.. o resto.. logo se vê..
 
Vou ter de discordar aqui dos dois posters acima.

Não digo que mais VRAM seja inútil mas fará muito menos diferença que RAM de sistema. Tudo bem que poderá fazer diferença com vários monitores ligados e etc., porém, na prática, passar de 512 para 2048 MB de memória fará com que a experiência de uso do sistema seja totalmente diferente e isso é muito mais importante do que a fluidez com que o Exposé é feito quando o computador está ligado a um display de 20 polegadas -- e mesmo para este os 128 MB de VRAM chegarão facilmente.
 
-256MB of graphics memory to support a single monitor at resolutions higher than 1920x1200 (2,304,000 pixels); i.e. 30" wide 2560x1600

Mas qual é o Mac que vem com um monitor de 30'??? Comprar uma grafica de 256 num portatil cujo tamanho do monitor nao passa os 17', so mesmo pra usar mais monitores, e agora diz-me la como faziam antes das placas terem 256?

Ja vi a usarem o PB + monitor externo e nao acho que o powerbook fosse alem dos 128, talvez menos.

Eu aposto na ram, nao na VRAM

EDIT: E o MBP so vai ate 1440x900 no seu monitor. E tb nao é comum adarem com monitores de 30' todos os dias.

My cents, keep the change lool jk
 
Última edição:
-256MB of graphics memory to support a single monitor at resolutions higher than 1920x1200 (2,304,000 pixels); i.e. 30" wide 2560x1600

Mas qual é o Mac que vem com um monitor de 30'??? Comprar uma grafica de 256 num portatil cujo tamanho do monitor nao passa os 17', so mesmo pra usar mais monitores, e agora diz-me la como faziam antes das placas terem 256?

Ja vi a usarem o PB + monitor externo e nao acho que o powerbook fosse alem dos 128, talvez menos.

Eu aposto na ram, nao na VRAM

EDIT: E o MBP so vai ate 1440x900 no seu monitor. E tb nao é comum adarem com monitores de 30' todos os dias.

My cents, keep the change lool jk
Isso já é uma escolha que ele tem de fazer, mas por exemplo o macbook (non-pro) nem suporta ecrãs tão grandes. os MBP já suportam os de 30" 2560x1600 da apple... e pode ser por isso que o comprador o escolhe face a um macbook (non-pro), para começar; e para isso... 256 MB é infinitamente melhor.
A minha ATI 9500np64MB suporta 2048x1536.
Em que é que ficamos? :)
Estava-se a falar da quantidade de RAM necessária para o exposé e todas as ecelerações da GUI correrem fluidas. Resolução é independente do exposé.

Abaixo disso quanto muito terá uma falha aqui e ali na animação, a partir de X resolução para cima, em ultimo caso desliga-se certas features, afinal o MacOS X corre em muitos computadores que em graficas antigas, não deixa de funcionar por isso.
 
Back
Topo