1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mbr ou gpt

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ricardoboy, 19 de Dezembro de 2012. (Respostas: 4; Visualizações: 853)

  1. ricardoboy

    ricardoboy Power Member

    Boas pessoal comprei hje um disco da SEAGATE 3.5" de 3TB e nao sei qual o modo de reparticao que deva utilizar alguma sugestão?
     
  2. NCPereira

    NCPereira Power Member

  3. ricardoboy

    ricardoboy Power Member

    não também preciso de ajuda nisso
     
  4. MBR e GPT são os esquemas de particionamento, a forma como a(s) partição(ões) será(ão) organizada(s) no começo do disco, o "index" delas.

    MBR é o modo mais antigo, data desde os tempos do MS-DOS e é compatível com praticamente qualquer coisa. O tamanho máximo do disco suportado é 2TB.

    GPT é um padrão mais novo, que elimina a limitação dos 2TB, porém, como você disse, ainda possui suporte restrito. O Windows suporta discos usando GPT no XP x64 (o XP 32-bit não suporta), Vista, 7. Porém o sistema não consegue dar boot de um disco GPT ao ser usado BIOS (ainda usado na maioria das placas-mãe) e com EFI (substituto do BIOS, ainda pouco usado em desktops), apenas as versões x64 do Windows Vista/7 dão boot a partir de GPT. Ou seja, na maioria dos casos, hoje, GPT serve só para um segundo disco, que não contenha o sistema.

    Então a minha recomendação é usar MBR por enquanto. Apesar de ser antigo e possuir limitação dos 2TB, não causará problemas. Quando você tiver um HD de mais de 2TB, daí sim complicará, pois MBR não servirá e GPT não pode ser usado para dar boot no Windows em máquinas com BIOS ou versões 32-bit do Vista/7. Até lá, ou o BIOS é substituido por EFI, ou a Microsoft faz o Windows dar boot a partir de GPT em máquinas com BIOS em futuros Service Packs.

    retirado forum hardware br
     
  5. NCPereira

    NCPereira Power Member

    Acho que já fiquei a perceber +/-

    Então isso do MBR é tipo os settings que ficam guardados no disco que dizem como o disco está tipo estruturado? Tipo isso?

    De qualquer das formas, podes passar pelo meu tópico e ver se me sabes ajudar? http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=765524

    Obrigado.
     

Partilhar esta Página