MBR / partição danificada?

APLinhares

OpenSource
Boas. Este fim de semana foi complicado. Peço desculpa desde já pelo testamento. Tenho o pc da sign, com 1 ide e recentemente + 1 sata.
Resolvi entao começar a migração dos OS para o novo sata, para 1 dia mais tarde colocar o ide como externo. (Re)Instalei o Xp e tudo bem. Depois resolvi passar ao Suse. Backups e remover as partições no ide.Mas, não sei como raio, ele instalou o (usual) grub, e fica no "please wait". Então pensei ser problema do grub, mas depois de voltas e reinstal's do mesmo ficava igual. Estranhei, consultei documentação.
Tentei ligar só o sata, para ver qual a doença. O cd de instalação do windows arranca e, ou pára logo ficando ecrã preto (freeze), ou arranca, diz que está a analisar e pára. Estranho pois, la tentei usar ferramentas para analisar partição/disco. Usei 1 pack, julgo que UltimateBootCD, mas todas as ferramentas que tentem aceder dá erro ao aceder ao disco sata, indicando erro nas partições. usei do RecoveryConsole do win, o fixboot, o fixmbr, e continua sempre na mesma. Não consigo escrever no MBR daquele disco. (mesmo usando a reparação do grub do suse, falha sempre). Usei o Gparted (particionador gratuito, mto bom) para apagar a partição 1 e criar nova e problema continua.
Alguem sabe como poderei consertar aquilo ? ja instalei nova/ o WinXP no ide, apaguei a 1a partiçao e criei nova, novo mbr e sempre mesmo problema. Nao queria formatar o disco todo, pois a 2 partição tem cerca d 60gb de dados que teria de fazer backup, sem possibilidades neste momento.
Inclusivé já testei a ultima bios, sem overclock, e noutra porta sata, vários cd's de instalação.
Agora estou sem windows e linux naquele disco, ser consiguir correr-los.
ideias?
 
Back
Topo