[Home Cinema] Mecool M8S PRO L 4K TV Box Amlogic S912

zx-9r

Power Member
Adquiri na ***** a box Android Mecool a M8S Pro L.

Coloquei a mesma com dual boot Android/LibreELEC:

- TVStock Nexus ROM (Android TV 7.1) do Magendanz (Freaktab);
- LibreELEC 8.2.0.1 do kszaq

--

Procedimento:

1 - Atualizar versão do Android de origem da Mecool para custom rom do Megandanz através da app que vem instalada de origem para update:

a) Saquei a versão mais recente da [ROM] Mecool M8S Pro L TVStock Nexus ROM (Android TV 7.1)

b) Instalei este ficheiro sobre o firmware de origem que vinha com a Mecool, através da app que vem pré-instalada na Mecool para update. Fazer data wipe antes da instalação desta ROM (e sempre que há alterações substanciais nas ROMS);

2 - Instalar LibreELEC para s912 em dual boot com Android:

a) Sacar ficheiro mais recente do LibreELEC para s912 (neste momento o ficheiro é o LibreELEC-S912.arm-8.2-8.2.0.1.img.gz);

b) Instalar esta imagem para o cartão microSD (ou pen, eu uso um cartão rápido de 64 gb) com o software Rufus;

c) Após estar escrita a imagem no cartão, um dos ficheiro que lá vai constar é o dtb.img que deveremos substituir por outro que iremos sacar de acordo com a velocidade da porta rj45 e quantidade de RAM.

No caso da minha box a ligação ethernet é de 100mbit e tem 3GB RAM. Sacar este ficheiro (no meu caso, o ficheiro chamava-se gxm_q201_3g.dtb e fiz o rename para dtb.img e copiei para o SD substuindo o ficheiro que lá constava com o mesmo nome);

d) Inserir o microsd (ou pen usb) na box Android e iniciar. Aceder às opções developer e ativar a linha de comandos (app Terminal);

e) nesta app escrever reboot update.

Irá iniciar o LibreELEC por omissão.
Caso se queira aceder ao Android, no LibreELEC escolher a opção "Reboot from Internal".

--

Notas sobre o LibreELEC:

- a porta ethernet funciona corretamente;
- o comando da TV (LG Magic Remote) funciona corretamente por CEC;
- Por testar (wi-fi e bluetooth)
- Já testei um filme 4K/HDR e funcionou na perfeição.

- Instalei o Transmission (cliente Torrents que usava no OSMC / Raspberry), a maneira mais fácil de instalar é via repositório Thoradia

--

Notas sobre o Android (ATV Nexus Rom do Megandanz):

- Sacar o ficheiro aptoide do respetivo site de forma a se poder, via respetiva app, instalar a maior parte das apps Android que dá para sacar na playstore normal;
- Instalei como servidor samba o WebDAV server (quando está em LibreELEC o samba é facilmente parametrizável, em Android uso esta app);
- Uso o comando da PS3 com o sixaxis controller. Funciona perfeitmamente nos emuladores que até agora testei (Mame, Megadrive, Amiga...)
--
Para SSH utilizo o Juice no telemóvel (Android) e o WinSCP no windows (interface gráfica)
 
Última edição:
edit: passei esta informação para o post inicial

@tombraga,

Em síntese, como coloquei dual boot Custom Android ROM / LibreELEC na minha Mecool M8S Pro L

1 - Atualizar versão do Android de origem da Mecool para custom rom do Megandanz

a) Saquei a versão mais recente da [ROM] Mecool M8S Pro L TVStock Nexus ROM (Android TV 7.1)
b) Instalei este ficheiro sobre o firmware de origem que vinha com a Mecool, através da app que vem pré-instalada na Mecool para update. Fazer data wipe antes da instalação desta ROM (e sempre que há alterações substanciais nas ROMS);

2 - Instalar LibreELEC para s912 em dual boot com Android

a) Sacar ficheiro mais recente do LibreELEC para s912 (neste momento o ficheiro é o LibreELEC-S912.arm-8.2-8.2.0.1.img.gz)
b) Instalar esta imagem para o cartão microSD (ou pen, eu uso um cartão rápido de 64 gb) com o software Rufus
c) Após estar escrita a imagem no device, um dos ficheiro que lá vai constar é o dtb.img que deveremos substituir por outro que iremos sacar de acordo com a velocidade da porta rj45 e RAM. No caso da minha box é RJ100mbit e 3GB RAM. Sacar este ficheiro (no meu caso, o ficheiro chamava-se gxm_q201_3g.dtb e fiz o rename para dtb.img e copiei para o SD substuindo o ficheiro que lá constava com o mesmo nome).
d) Inserir o microsd (ou pen usb) na box Android e iniciar. Aceder às opções developer e ativar a linha de comandos (app Terminal);
e) nesta app escrever reboot update

Irá iniciar o LibreELEC por omissão.
Caso se queira aceder ao Android, no LibreELEC escolher a opção "Reboot from Internal".
--
@dreamwriter no forum freaktab tens lá várias custom roms (e tópicos com feedback) para a H96pro+ inclusivé do superceleron, developer português que também frequenta este fórum.
 
Última edição:
@tombraga,

Em síntese, como coloquei dual boot Custom Android ROM / LibreELEC na minha Mecool M8S Pro L

1 - Atualizar versão do Android de origem da Mecool para custom rom do Megandanz

a) Saquei a versão mais recente da [ROM] Mecool M8S Pro L TVStock Nexus ROM (Android TV 7.1)
b) Instalei este ficheiro sobre o firmware de origem que vinha com a Mecool, através da app que vem pré-instalada na Mecool para update. Fazer data wipe antes da instalação desta ROM (e sempre que há alterações substanciais nas ROMS);

Ainda não sei, qual rom vou instalar quando chega a box. Ontem tinha perguntado ao Magendanz qual é a diferença dos dois roms como diz (aliás disse) lá Android TV 7.1 nos dois roms.
Depois ele disse foi um engano e tirou o TV da outra rom (Stock Nano Nexus - Android 7.1). Agora está bem.

Em principio gosto mais as roms normais Android, sem ser TV. Nos meus 3 outras boxes Alfawise H96 pro+ só tenho roms "normais" do Superceleron (não TV).

Depois instalo sempre o Nova Launcher Prime.

Mas em relação da instalação tenho ainda as minhas dúvidas, pois a box não tem botão reset e não pode usar o USB Burning Tool com o cabo USB A-A, certo?

Tu instalaste já a tal versáo TV usando a app update que está na rom. Quer dizer, esse app já vou ter na rom quando vem a minha box ou quer dizer faz parte do software original como vem a box?

depois tem que fazer o download de qual ficheiro?

o Magendanz escreve isso:

"...
Download:

qual ficheiro usaste? o zip-file ota update?

a img.file não é preciso?

em relação do fazer data wipe antes de instalão, como se faz isso? é na mesma update app? tem lá uma opção da wipe data?

TWRP: depois ter instalada esse novo rom via ota update, temos o TWRP 3.1.1 instalado fixo e conseguimos fazer restart recovery quando a box está ligada a partir de que? tem opção no botão virtual no ecran?

SupeSu: posso flashar também supersu com essse update app? fu fizeste? o Magisk. Gosto usar um dos dois.
Se for possível nesse app update, como se faz? depois de ter instalado a rom restart to system depois abrir outra vez a app update e instalar supersu (ou magisk) separado?

Tu fez isso?

Obrigado pela ajuda!


Observação: Talvez era bom abrir uma tema separada para nosso box Mecool pro L, o que pensas?
acho a box merece, certo vai ter mais pessoas interessado nisso e a tema aqui é só dar opinião qual é a melhor box.

Eu já abri um novo tópico e peço a admin de passar esse teu tutórial e minha resposta para o novo tópico.
Se não é possível vou copiar o texto para lá. (https://forum.zwame.pt/threads/mecool-m8s-pro-l-4k-tv-box-amlogic-s912.1003794/)
 
Última edição:
Abri esse tópico, pois é uma box muito interessante com DRM Security Level L1 (umas das poucas TV boxes que tem).

E roms novos interessantes do Magendanz da FreakTab.

E possibilidade de instalar LibreELEC no cartão microSD


https://www.*****.com/tv-box/pp_799409.html?wid=21
 
Última edição:
Viva,

Não tem sido fácil ter tempo para responder. Depois de teres a box e com as instruções que já dei em cima vais ver que é fácil e as duvidas desaparecem.

A diferença entre as ROMS do Magendanz é que uma é Android TV (ATV) (tal como nas TV's que vêm com SO Android) e a outra é Android normal (como o dos tablets e smartphones).

Experimentei ambas e prefiro a baseada em Android TV, é mais prática para usar sobretudo quando não se está sempre com o teclado ligado e se usa o comando da TV via CEC.

Não usei essa app USB Burning tool. Podes instalar diretamente a ROM dele que preferires (ATV ou normal) através da app que já vem pré-instalada com box para update.

Sacas o ficheiro OTA update. Na app tens a opção para Data Wipe. Não instalei nem SupeSu nem Magisk (nem sei para que servem).

Depois disto instala o LibreELEC através das instruções que dei no post anterior.
 
Viva,

Não tem sido fácil ter tempo para responder. Depois de teres a box e com as instruções que já dei em cima vais ver que é fácil e as duvidas desaparecem.

A diferença entre as ROMS do Magendanz é que uma é Android TV (ATV) (tal como nas TV's que vêm com SO Android) e a outra é Android normal (como o dos tablets e smartphones).

Experimentei ambas e prefiro a baseada em Android TV, é mais prática para usar sobretudo quando não se está sempre com o teclado ligado e se usa o comando da TV via CEC.

Não usei essa app USB Burning tool. Podes instalar diretamente a ROM dele que preferires (ATV ou normal) através da app que já vem pré-instalada com box para update.

Sacas o ficheiro OTA update. Na app tens a opção para Data Wipe. Não instalei nem SupeSu nem Magisk (nem sei para que servem).

Depois disto instala o LibreELEC através das instruções que dei no post anterior.


Maravilha, obrigado. Então vou esperar a chegar a box, depois falamos. Continuação!
 
Costumo ver sempre os reviews da TV Box Stop no Youtube, aqui sobre esta box Mecool M8S Pro L

As contras ("Cons") a partir do minuto 21:00 estáo todas ultrapassadas com a rom do Magendanz da freaktab. Alguem já experimentou?

 
Última edição:
@tombraga,

Em síntese, como coloquei dual boot Custom Android ROM / LibreELEC na minha Mecool M8S Pro L

1 - Atualizar versão do Android de origem da Mecool para custom rom do Megandanz

a) Saquei a versão mais recente da [ROM] Mecool M8S Pro L TVStock Nexus ROM (Android TV 7.1)
b) Instalei este ficheiro sobre o firmware de origem que vinha com a Mecool, através da app que vem pré-instalada na Mecool para update. Fazer data wipe antes da instalação desta ROM (e sempre que há alterações substanciais nas ROMS);

2 - Instalar LibreELEC para s912 em dual boot com Android

a) Sacar ficheiro mais recente do LibreELEC para s912 (neste momento o ficheiro é o LibreELEC-S912.arm-8.2-8.2.0.1.img.gz)
b) Instalar esta imagem para o cartão microSD (ou pen, eu uso um cartão rápido de 64 gb) com o software Rufus
c) Após estar escrita a imagem no device, um dos ficheiro que lá vai constar é o dtb.img que deveremos substituir por outro que iremos sacar de acordo com a velocidade da porta rj45 e RAM. No caso da minha box é RJ100mbit e 3GB RAM. Sacar este ficheiro (no meu caso, o ficheiro chamava-se gxm_q201_3g.dtb e fiz o rename para dtb.img e copiei para o SD substuindo o ficheiro que lá constava com o mesmo nome).
d) Inserir o microsd (ou pen usb) na box Android e iniciar. Aceder às opções developer e ativar a linha de comandos (app Terminal);
e) nesta app escrever reboot update

Irá iniciar o LibreELEC por omissão.
Caso se queira aceder ao Android, no LibreELEC escolher a opção "Reboot from Internal".
--
@dreamwriter no forum freaktab tens lá várias custom roms (e tópicos com feedback) para a H96pro+ inclusivé do superceleron, developer português que também frequenta este fórum.
Ao flashares a ROM OTA pela app da box e fazendo o wipe, ficamos com a recovery TWRP?
 
e conteúdos 4k? ela lê bem?
na review da AMCD dizem que não tem bom comportamento..

Não percebi, supostamente até tem lá um post teu em que o Carlos responde que

Carlos Correia disse:
Com os formatos habituais que testei, não tive problemas.

Edit
gonsas disse:
Ao flashares a ROM OTA pela app da box e fazendo o wipe, ficamos com a recovery TWRP?

Sim, ficas com o TWRP instalado
 
Back
Topo