1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Media Center - Alternativa barata para plataforma Intel (mATX)

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Avenzel, 9 de Outubro de 2008. (Respostas: 0; Visualizações: 654)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Avenzel

Avenzel Power Member

Reparei que há por aí muita gente interessada em Media Centers para plataformas Intel; infelizmente o único chipset disponível para essa plataforma, o Intel G45, continua com alguns problemas. Provavelmente serão resolvidos por actualizações de BIOS e/ou software, mas a verdade é que continua com problemas. Quanto às motherboards G45 existentes, para além de caras, não me convencem completamente. São demasiados contras para o meu gosto, por isso estou à procura de uma alternativa.

Felizmente, desde há alguns dias tudo ficou mais fácil… com uma ajudinha da AMD. O anúncio do lançamento da nova Radeon HD 4550 (e HD 4350) abriu possibilidades muito interessantes que até então não existiam. É uma placa supostamente barata ($49-$59), de baixo consumo (TDP máximo de 25 W), com capacidade para descodificar conteúdos HD e com suporte para 8 canais LPCM por HDMI, o que a torna muito atraente do ponto de vista dum HTPC. Melhor ainda, embora sem deslumbrar, a capacidade desta placa para jogos é de longe superior a qualquer IGP actual.

Com uma placa destas não é necessário comprar uma motherboard com IGP, por isso tentei encontrar uma no formato microATX, o único que a minha caixa suporta. Estranhamente, todas as motherboards mATX têm – assim parece – IGP. Procurei então por uma com um chipset IGP mais antigo, mas com características actuais (suporte para CPUs 45 nm, FSB 1333, RAM DDR2 800, slot PCIe x16, etc). Tendo em atenção a relação qualidade/preço, filtrei duas: a Asus P5KPL-VM e a Gigabyte GA-G31M-S2L, baseadas no chipset G31 e com preços idênticos.

A HD 4550 ainda não está à venda em Portugal, mas supondo que chega cá por volta dos 60€, pus-me a fazer algumas comparações com a motherboard G45 mais barata que temos à venda - a Intel DG45ID:
    Motherboard .... Intel DG45ID ......................... 100,06 €
    Processador .... Intel Core 2 Duo E2200 ............. 61,50 €
    Placa Gráfica ... IGP (X4500HD) ......................... 0,00 €
    Total: ..................................................... 161,56 €

Motherboard .... Gigabyte GA-G31M-S2L ............ 44,00 €
    Processador .... Intel Core 2 Duo E2200 ............. 61,50 €
    Placa Gráfica ... Sapphire HD 4550 512MB DDR3 ... 60,00 €
    Total: ...................................................... 165,50 €
    A diferença de preço é mínima, não me restam quaisquer dúvidas em eleger a segunda opção como a melhor escolha. O mesmo preço, mas uma capacidade superior.
    Por descargo de consciência , comparei também com uma configuração AMD equivalente:
    Motherboard .... Gigabyte GA-MA78GM-S2H ........ 73,36 €
    Processador .... AMD Athlon X2 4850e ............... 55,80 €
    Placa Gráfica ... IGP (HD3200) ........................... 0,00 €
    Total: ...................................................... 129,16 €
    Para quem não queira áudio LPCM 7.1 por HDMI nem esteja interessado em jogar ocasionalmente, são mais de 30€ de diferença. Talvez dê para comprar uma Radeon HD 4350, menos potente que a HD 4550, mas com características idênticas.
    Continuando na plataforma Intel, a última solução do ano deverá chegar daqui a uma semana, pela mão da Nvidia: o chipset MCP7A (GeForce 9300/9400). Os adiamentos consecutivos no seu lançamento e os problemas que a Nvidia tem tido ultimamente fazem-me temer pelo pior, mas espero estar enganado. Gostava de trocar de HTPC pelo Natal; ainda falta algum tempo, mas deve ser à justinha para todas as cartas estarem na mesa, olhar bem para elas e fazer a aposta correcta. No fim de contas, não me admirava se ironicamente a minha escolha recaísse no já “velhinho” e clássico conjunto AMD 780G/ Athlon X2 4850e.

---------

Movi esté tópico, tal e qual, para a thread dos MEDIA CENTER.

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=130522&page=56

Por favor comtinuem aqui a discusão.

Última edição pelo moderador: 9 de Outubro de 2008
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página