Media Center - Home Made... Conselhos???

Boas a todos!

Vou fazer o meu media center caseiro aproveitando o PC cá de casa e comprando alguns componentes.

Configuração em mente:

Processador: Intel Pentium IV 3.2 GHz
Board: ASUS P5AD2 / Premium
Gráfica: ATI RADEON X-700 PRO
RAM: 2.5 Gb DDR2
Disco: 320 Gb (depois compro outro)

Agora precisava de ajuda na escolha da caixa (uma destas ou outras que sugiram e onde caibam bem os componentes):

- TACENS Aluminium HT http://www.*****.pt/index.aspx?p=...l&ProdId=26552
- Nox media s/imon http://www.*****.pt/index.aspx?p=...l&ProdId=19860


Acham que a gráfica aguenta bem com o serviço que pretendo ou devo comprar uma com saída HDMI como a Asus EAH 3450, Asus GeForce EN9500GT ou outra que vocês sugiram?

Depois também preciso de ajuda na escolha da fonte e que se adapte à caixa. O q sugerem?
E ventoinhas? Devo colocar?


Vou usar o Media Center do Win7 32 bits neste sistema.


Cumps
 
O problema é que todos pensam que quando se tem uma grafica capaz de decode hd não é preciso praticamente mais nada quando isso só acontece com programas compativeis com isso e sem legendas. Portanto, basta ter uma grafica com aceleração de video normal como outra qualquer e um processador capaz. Se mudares alguma coisa, a não ser que nao queiras legendas nem hd, muda o processador.
 
Aproveitando o processador que tenho acho que é escusado estar a comprar um novo. Creio que este aguentará bem com o serviço uma vez que o sistema será dedicado à visualização de filmes.

Agora tenho medo é de não tirar total partido do LCD que tenho devido à gráfica.

Para além disto será que alguém me pode indicar uma fonte barata e silenciosa que aguente com o sistema?
 
Pensas que por mudares de gráfica mudas muito de qualidade? Já te disse que a não ser que não queiras usar legendas em videos hd não vale a pena comprares outra gráfica. Um processador dual-core tirava mais partido disso. Mas tu é que sabes.

Quanto a fontes: a minha lcpower de.. 550W? lol ainda funciona bem e sem fazer barulho. Às vezes o problema está mais na caixa. Por exemplo, na nox media, o ar que circula na fonte é completamente independente do da caixa o que significa que entra sempre ar frio para a fonte o que faz com que ela raramente aqueça. Isto porque em sistemas fracos e com fontes potentes o que faz aquecer a fonte é a temperatura do ar que lá entra e não o calor dissipado pelos componentes da fonte. A nox urano (acho que é este o modelo que andavam a aconselhar) também é bastante verde.

Sobre a potencia... Isso qualquer uma de 200w de saida chegava e sobrava. Para teres uma ideia: no meu desktop que está aqui no my system em full load com a mesma fonte do htpc mas versao anterior não chega a gastar 200w na tomada.
Tens duas vantangens numa lcpower ou nox de >500w: ser mais fresca por precisar e menos esforço e consequentemente durar mais tempo e podes sempre ter mais 2 ou 3 discos extra que continua a estar muito folgado.
 
Eu aceito a opinião de alguém que perceba mais do que eu do assunto :)

Vou tentar arranjar um processador melhor então ;)
E depois se fizer falta faço um upgrade da gráfica por causa da saída HDMI.

Quanto à fonte vou procurar uma como a tua xD (se dizes que faz pouco barulho eu acredito)
E achas que devo ter em conta algum tipo de ventilação na nox media? Ou basta montar tudo direito, colocar a fonte e a caixa mantém-se sempre fresquinha? :p
Não vou puxar muito por ele... só mesmo para filmes

Obrigado pela ajuda ;)
 
HDMI = DVI. Se vais comprar por causa disso é como mudar de teclado só porque o que tens agora é PS2 com adaptador USB e o novo é ligado directamente ao USB... Mas tu é que sabes, lá está lol

Eu na minha optei por por 4 ventoinhas mais a do processador mas quase toda a gente acha um abuso. A ideia foi usar todas as coisas para as ventoinha que a caixa permite: 2 laterais de 12cm e 2 traseiras de 8cm. As laterais só ligam quando a temperatura da caixa o justifica e, mesmo assim, vão ligar a uma velocidade que tu não as consegues ouvir. As traseiras estão sempre no minimo. A ideia é haver sempre circulação dar por mais lenta que seja de maneira a que não tenham de ligar mais mesmo que estejas a ver um filme fullhd. No entanto o meu processador consome apenas 45w...

Ainda sobre o processador tenta experimentar primeiro. Pode ser que te chegue. No entanto se não te chegar não vai ser uma gráfica que te vai resolver, é só isso que te quero tentar dizer. Pode resolver, sim, mas não tens suporte para legendas quando fazes decode pela gráfica.
 
Então vamos lá por partes eu com um pentium 4 a 3.0 ghz vejo tudo em HD a 1080p com legendas e praticamente sem uso do processador, descrisão do material que tenho.

Caixa: http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=6139&session=7ne3v87s9rb6s696c31eq787r4

Processador: Intel pentium 4 3.0 ghz Prescott

Dissipador: http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=8614&session=7ne3v87s9rb6s696c31eq787r4

Motherboard: http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=7606&session=7ne3v87s9rb6s696c31eq787r4

Placa Gráfica: http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=8943&session=7ne3v87s9rb6s696c31eq787r4

Memória: http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=5927&session=7ne3v87s9rb6s696c31eq787r4

Fonte: http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=5134&session=7ne3v87s9rb6s696c31eq787r4

Disco tenho um antigo IDE de 500gb e drive de DVD tenho um sata da asus.

A escolha da placa recaiu sobre esta porque ao contrário das ATI consegue fazer decode por hardware na própria placa de mkv´s com mais reframes, além de que se quiser usar o Coreavc este suporta a aceleração por hardware da placa (CUDA).

Para configurar o mediaplayer classic para usar o processamento da placa é só usar este guia http://nunnally.ahmygoddess.net/watching-h264-videos-using-compute-unified-device-architecture-cuda/

Ou este se quiserem usar o DXVA http://nunnally.ahmygoddess.net/watching-h264-videos-using-dxva/

Por isso não digam que um processador mais antigo não chega para fazer um media center, tem é de se saber escolher bem a placa gráfica.

Mais tarde vou tentar meter umas fotos.

Edit: Fotos.

frontalo.jpg



traseira.jpg



tecladoy.jpg


interiorgx.jpg


Killa Sample.

killasample.jpg



Filme Mkv:
4d2564c.txt.png


transf1.jpg


transf2t.jpg
 
Última edição:
Jmatos72

O teu sistema é silencioso quando está em funcionamento?
Eu o dissipador não sei se vou comprar ou deixar o que tenho.... Agora a fonte é q tenho de comprar uma bem silenciosa pk a minha não anda mt bem e faz bastante barulho.

Só q dar 40€ por uma fonte :eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::005::005:

Vai ultrapassar o orçamento q tinha previsto... Pk em todos os componentes não queria gastar mais do que 100/120€ no máximo.

Já vou comprar a caixa e um pack de memória RAM de 2GB -> vou gastar cerca de 80€ nisto.

Ainda falta a fonte e ventoinhas... :sad:
 
Jmatos72

O teu sistema é silencioso quando está em funcionamento?
Eu o dissipador não sei se vou comprar ou deixar o que tenho.... Agora a fonte é q tenho de comprar uma bem silenciosa pk a minha não anda mt bem e faz bastante barulho.

Só q dar 40€ por uma fonte :eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::005::005:

Vai ultrapassar o orçamento q tinha previsto... Pk em todos os componentes não queria gastar mais do que 100/120€ no máximo.

Já vou comprar a caixa e um pack de memória RAM de 2GB -> vou gastar cerca de 80€ nisto.

Ainda falta a fonte e ventoinhas... :sad:

O que faz mais ruído é o disco rigido, em relação á fonte para mim é das coisas mais importantes num Pc.
 
Que ventoinhas é q colocaste??

Apenas compraste umas q tivessem as dimensões correctas?

Está muito fixe a tua montagem e o desempenho é excelente!!! Parabéns! ;)
 
Que ventoinhas é q colocaste??

Apenas compraste umas q tivessem as dimensões correctas?

Está muito fixe a tua montagem e o desempenho é excelente!!! Parabéns! ;)

As ventoínhas foram estas.

2 X 80mm http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=4705&session=us35bj8vkdpvmfb3rj88fuf812

2 X 120mm http://www.*****.pt/#?p=ProdDetailRef&ProdRef=SY1225SL12SL
 
Boas...

Vou comprar a caixa nox media na ***** informática no porto (47€).
Estive a ver as ventoinhas no site e as de 80mm vou comprar iguais às tuas.

Mas de 120mm não tem as que compraste.
Vi lá estas só que na descrição do ruído diz 16.0 dBA.

Acham que irão incomodar enquanto a máquina se encontra em funcionamento?

Quanto à fonte vou comprar a LC-POWER 550W (acho q a consigo arranjar nova por cerca de 28€).

No próximo fim-de-semana se nada correr mal e já tiver os componentes começo a montagem :)
 
Boas...

Vou comprar a caixa nox media na ***** informática no porto (47€).
Estive a ver as ventoinhas no site e as de 80mm vou comprar iguais às tuas.

Mas de 120mm não tem as que compraste.
Vi lá estas só que na descrição do ruído diz 16.0 dBA.

Acham que irão incomodar enquanto a máquina se encontra em funcionamento?

Quanto à fonte vou comprar a LC-POWER 550W (acho q a consigo arranjar nova por cerca de 28€).

No próximo fim-de-semana se nada correr mal e já tiver os componentes começo a montagem :)


Em principio não deves ter grandes problemas.
 
Se tivesse mais tempo procurava por mim, daí a não ter certezas. Por isso, já é assim tão fácil, há tutorias para por isso tudo a funcionar no media center do 7 a 64bits?
 
Boas,

venho pedir informação a quem sabe. Pretendo construir um HTPC, o mais barato possível, mas que cumpra.

Aquilo que pretendo é uma máquina que possa ser colocada junto da televisão e leitor/gravador de DVD de mesa (daí o pretender uma caixa que se assemelhe mais a um aparelho hi-fi do que a um desktop).

Este HTPC tem de servir para duas coisas: como se fosse um leitor de MP3/DVD/Divx (e BD num futuro próximo) de mesa e como máquina para download de torrents para aproveitar o facto de estar ligado 24/7.

Tem de poder ser utilizado por dois tipos de pessoas: aqueles como eu que o sabem montar, sabem o que lá está dentro, sabem ligar um teclado e rato e configurá-lo e os outros, os leigos, aqueles que apenas querem carregar num botão de ligar e ter a plataforma disponível para ouvir MP3 (sem ligar a televisão) ou os menus identicos aos de leitor de Divx para escolherem o filme que querem ver.

Em relação ao primeiro aspecto, a utilização, penso ser uma questão de HW, o único senão é mesmo a questão de ter telecomando.

Relativamente ao segundo aspecto penso ser obrigatória a existência de um display na caixa, que mostre a faixa do CD/MP3 que está a tocar, da mesma forma deixo a questão, haverá alguma forma de, após carregar no botão de ligar, apareça logo o tal menu para leigos em vez do windows (e consequente carregamento dos programas que farão a leitura do formatos que pretendemos)? Se existe poderei aceder ao programa de torrents facilmente (será mais uma opção do ménu)?

Para um HTPC que SO recomendam?

Para hardware estava a pensar em:
AMD Athlon II X2 240
2x1GB Gskill PC6400 800MHz CL5 NQ
Placa gráfica da familia ATI HD 4550 com cooler passivo (ainda não sei qual)
Disco rigido de 500GB a 5400rpm (também ainda não definido)

Falta-me motherboard, caixa e fonte de alimentação, agradeço a vossa ajuda para a escolha delas com as condicionantes que coloquei acima (aspecto hi-fi; admita controlo remoto; display para leitura de conteudos de cd/mp3).

Outras soluções de HW são também possíveis, a vossa opinião conta.

Como sempre, quanto mais barato melhor, mas que cumpra.

Cumps,
BLSPHMR
 
Agora nao tenho tempo de ver com calma. Se for mais barato sacrificas a eficiencia energética e/ou performance? Isto é, ser mais economico fica a cima de tudo?
 
Boas,

Agora nao tenho tempo de ver com calma. Se for mais barato sacrificas a eficiencia energética e/ou performance? Isto é, ser mais economico fica a cima de tudo?

O que pretendo dizer com o "ser económico" é que p.e. se uma HD4550 chega para que pensar numa HD4890, se uma fonte de 400W chega, para quê falar de uma de 700W etc...

Já sei que a caixa, com os requisitos que pretendo, não vai ser barata, mas prefiro o aspecto e funcionalidade ao preço.

Cumps,
BLSPHMR
 
Back
Topo