1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Media Center o mais silencioso possível!

Discussão em 'Cooling' iniciada por Sion, 2 de Outubro de 2007. (Respostas: 27; Visualizações: 3749)

1. Sion

Sion Power Member

Boas pessoal!

É o seguinte estou a pensar montar um Media Center com a seguinte configuração:

Processador: Core 2 Quad Q6600 GO - 269€
    Motherboard: Uma qualquer entre 100 e 200€
    Disco rígido: 2 x Seagate 500 GB's - 225€
    RAM: GSKILL PC2-8500 HK Dual Channel 2 Gb (2 x 1024) – 185€
    Gráfica: HD2600Pro ou HD2900Pro - 100~200€
    Caixa: LIAN-LI PC-C30B IMON + CARD READER - 229€
    Fonte: LC POWER ARKANGEL V2.2 850W - 125€
    Placa de TV: HAUPPAUGE WinTV PVR-500 MCE – 160€
    Placa de som: AUZENTECH AUZEN X-FI PRELUDE 7.1 EAX 5.0 - 199.95€
    Colunas: LOGITECH Z-5500 DIGITAL THX - 337€

Como podem observar é uma máquina potente mas queria arranjar maneira de silenciar isto ao máximo! Isto é não quero ouvir mesmo nada de nada e obter o maximo de performance sem ter que recorrer ao overclock porque não quero correr o risco de fritar alguma coisa e sou inexperiente nessa área. No entanto, tinha pensado em investir na refrigeração a água... Tive a ver uns Kits da Zalman por 200 ou 300 euros e pareceram-me porreiros. Queria saber a vossa opinião acerca disto.

Será que é muito difícil montar? Em principio não serei eu a montar mas alguém da loja onde eu vou comprar isto mas depois é preciso ter algum tipo de cuidado em relação à manutenção? Já ouvi dizer que é preciso mudar a água do reservatório de X em X tempo mas não percebo nada disso.

Agradecia que me ajudassem.

cumps

2. Sion

Sion Power Member

3. Fli4l

Fli4l Power Member

realmente o melhor é WC, se n estiveres para ai virado sempre podes fazer underclock e por o cpu em passivo e arranjar uma grafica tb passiva e depois metes 2 ventoinhas de 120mm a fazer a circulação de ar a baixa rotação e estás no ponto

4. Sion

Sion Power Member

Mas que kit é que recomendas? É que eu nao percebo mesmo nada disso :S. Agradecia que me tirassem o resto das dúvidas do 1º post.

cumps

5. Fli4l

Fli4l Power Member

6. g_card

g_card Power Member

fala com o mestre em cooling.
    Patuga

cumps

7. _Rock_

_Rock_ I'm cool cuz I Fold

Nem mais, era o que ia dizer! ;)

o Patuga resolve-te isso! :)

Vais a www.coldzero.pt e vais ao fórum, ele anda por lá :D

Abraço

8. core2duo

core2duo Power Member

Quanto podes gastar para "calar" o pc ?

Core2Duo

9. Sion

Sion Power Member

Como eu disse o 1º post 200~300 euros.

cumps

10. pesta

pesta Power Member

Acho que para um media center água não vale a pena, vais muito bem servido com air cooling de qualidade.
    Cooler noctua no CPU.
    Zalman VF900Cu na gráfica a 5 volts.
    Trocar todas as fans por noctuas.
    E pronto só vais ouvir os discos, mas disso não te safas e também não há-de ser muito incomodavito, a menos que durmas ao lado do PC.

11. Miguel T.

Miguel T. Power Member

Acho bem... mas nao haverá forma de isolar os discos?

Cumps.

12. pesta

pesta Power Member

Há formas, eu tenho o meu dentro de uma caixa Scythe e não se ouve, mas tive que o por numa baía de 5.25".
    Na caixa dele, se calhar até dá para fazer isso, olhando para a pic: http://www.*****.pt/imagens/produtos/LIAN_LI_PC_C30B2.jpg, dá a ideia de ser possivel...
    Mas eu perguntei isso na *****: http://www.*****.pt/forum/showpost.php?p=33311&postcount=186 e embora me tenham dito que sim, não me souberam dar a certeza: http://www.*****.pt/forum/showpost.php?p=33325&postcount=189
    Por isso deixei essa caixa e optei por uma simples Asus TM210, custou me 35 euros, é absolutamente bonita e sóbria e dá bem para o efeito :)
    Mas repito, isso só me parece importante se for para dormir perto do PC, porque para ver filmes e jogar, esses discos não são muito barulhentos e montados nos redutores de vibração parece me que terão um barulho perfeitamente suportável.

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pergunto, porque queres um media center tão PODEROSO? Para média center é um autentico BURN MONEY!

É que este material gasta imensa energia e gera muito calor e não vais consegui silenciar a não ser com WC full extras!

Processador: Core 2 Duo qualquer serve. Recomendo um E6x50, por serem G0, logo mais frescos. Um E6550 já é mais que suficiente :P
    Motherboard: Uma qualquer entre 100 e 200€ -> Não vale a pena modelos high-end.
    Disco rígido: Se o armazenamento for feito neste PC, está bem, se o armazenamento for remoto ou não vais espetar tanta coisa assim, 2x 250 dos seagate de prato unico é melhor, alem de aquecerem menos, são mais silenciosos :P
    RAM: Estas Gs kill é para extreme overcloking, umas teamelite PC800 custam menos da metade e são bastante boas!
    Gráfica: HD 2600 pro. Esquece a 2900 pro para média center, é muito ruidosa em full, alem disso custa uns 250 €
    Caixa: óptima escolha :D
    Fonte: Não precisas deste monstro, nem para um quad. Uma LC power green de 550w chega ou então aposta no melhor (já que tens €€) e compras uma seasonic M12 de 500w ou 600w ou uma corsair de 520 ou 620w
    Placa TV, placa de som e colunas: boas escolhas, se bem que colunas um amplificador e colunas a sério era do melhor :D (mais muito mais caro!)

14. Sion

Sion Power Member

Ok, obrigado pela resposta mas o € que eu gasto no media center é comigo e agradecia que não criticasses... Em relação ao barulho hoje fui à ***** e falei lá com o comercial e ele garantiu-me que me põe o PC tão silencioso que eu nem distingo se tá ligado ou desligado apenas com aircooling! Em relação aos componentes agradecia que não fizessem mais comentários dado que não criei o tópico para pedir opiniões sobre eles mas sim para saber o melhor modo de os arrefecer e silenciar!

cumps

15. tonebiclas

tonebiclas Power Member

eu no meu ADM850 tmb nao o distingo de ligado ou desligado e tem aircooling....uma vez exkecime de desligar o pc e fikou ligado dum dia pro outro...tenho k olhar po led a ver se o pc ta ligado ou nao xD

cumps.com aircooling isso vai la na boa!!!

16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Eh pah, eu quiz ajudar-te e não criticar. Só chamei a atenção que esta maquina é demasiado poderosa para um uso simples como média center e ao ser poderosa, é mais dificil por totalmente silencioso. Neste campo, o pior é a gráfica, não sei se ja viste uma HD 2900 XT a trabalhar (A pro é igualzinha) :P O CPU, desde que não faças OC, é possível arrefecer o Q6600 G0 em silencio, mas obviamente exige mais que um simples Core 2 Duo.

Alem de média center vai ser o teu PC principal? Vai ser, alem de função de média center como conhecemos, jogar jogos recentes, sempre no máximo e benchar (digo isso por optares por exemplo pelo quad-core e estas memórias) ou vai ser apenas para ver filmes, ouvir musica, uma navegação a net?

Se o objectivo é ser uma maquina para tudo, então a configuração é bastante boa, do resto é "matar moscas com uma bazzoca" :P

Última edição: 6 de Outubro de 2007
  17. Sion

Sion Power Member

Vou trocar a gráfica por uma HD2600XT para caber na caixa de resto sim mantem-se. Na loja recomendaram-me usar o Vista 32 bits em vez do 64 e eu disse que entao se fosse usar o de 32 bits já nao valia a pena meter 4 GB's de ram. No entanto, disseram-me que compensava na mesma embora o Windows só detecte os 3,2 GB's os outros 800 são usados para o sistema e não usa tanto desses 3,2... Sempre é melhor do que ter só 2 GB's.
    O PC vai ser para ver filmes, ver tv, ouvir musica, ver séries, jogar de vez em quando... Vai ser pra quase tudo!

cumps

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Esta gráfica é já jeitosa ;) E como consome pouco, facilmente colocas um zalman vf 900 @ 7v. Mas não compre xpertvision se a ideia é trocar o cooler, porque perde a garantia se o trocar! (tem um adesivo)

Se vais por 4 gb, o ideal era mesmo um OS a 64 bits. Mas idealmente é preferível 4 gb de team elite que 2 gb destas gs kill pc 8500 (que na minha opinião só valem a pena para extreme gamming/benchs)

Ainda sobre o Vista, fique já a saber que alguns codecs podem não funcionar, o coreAVC, por exemplo. (mas não é critico tendo em conta a potência da maquina :P)

19. Sion

Sion Power Member

Eu alterei a configuração final:

Core 2 Quad Q6600 GO com XP90C e uma SilenX 92mm 11dB
    ASUS P5KE
    GSkill PQ 4 GB
    HD2600XT DDR4 com Zalman VF900 a 5v
    Seagate Barracuda 500 GB's x2
    Plextor PX-810SA 18X Dual Layer SATA
    Corsair 620W ou PC Power & Cooling
    Lian LI PC-C30B IMON + CARD READER
    Auzentech Auzen X-FI PRELUDE 7.1 EAX 5.0
    Hauppauge HVR 1300
    Logitech Z-5500 Digital THX
    2xSilenX 80mm

Que acham do sistema? Garantiram-me que ia ficar silencioso. Recomendaram-me também o Vista 32 Bits mesmo com os 4 GB's de ram.

Esta gráfica tem UVD como as outras da série HD2600 não tem?

cumps

20. darkbullet

darkbullet Power Member

se for como a mim a unica coisa que se vai notar o barulho são os discos a trabalhar e/ou a drive de DVD quando estiver a trabalhar...

cumps

Partilhar esta Página