media center - som onboard ou creative?

Xenotox

Power Member
OLá...


Tenho um media center aqui no quarto mas tá com o som onboard da motherboard. O meu sistema 5.1 só tem cabos por componentes. tenho aqui uma placa de som audigy Se, encostada a um canto. Acham que vou ter melhor som se a ligar?

cumps
 
OLá...


Tenho um media center aqui no quarto mas tá com o som onboard da motherboard. O meu sistema 5.1 só tem cabos por componentes. tenho aqui uma placa de som audigy Se, encostada a um canto. Acham que vou ter melhor som se a ligar?

cumps

Porque não experimentas? :o
Depois diz o que achas ao pessoal.
 
Podes ter a certeza de duas coisas, o som é melhor e alivia o processamento. Já fiz esse teste mais do que uma vez. Embora a creative não seja o expoente máximo de qualidade sonora (excepto alguns modelos), acredita que mesmo uma audigy das antigas é melhor do que uma placa de som onboard.
 
Podes ter a certeza de duas coisas, o som é melhor e alivia o processamento. Já fiz esse teste mais do que uma vez. Embora a creative não seja o expoente máximo de qualidade sonora (excepto alguns modelos), acredita que mesmo uma audigy das antigas é melhor do que uma placa de som onboard.

Isto só com o output analógico, certo? Porque em teoria utilizando a saída digital não há qualquer processamento e o som é o que é.
 
Também pensava isso até ligar umas Z-5450 e umas Z-5500 por digital. Experimenta e vê as diferenças. Até do wd tv para a minha placa de som se notam diferenças.
 
Interessante.

Estive a pesquisar um pouco e de facto algumas placas de som fazem o resampling do som, mesmo vindo de uma fonte digital. E é neste processo que pode ou não haver perdas.

Nas restantes placas, que simplesmente enviam o som sem o "trabalhar", não há diferenças entre marcas/modelos/onboard/dedicada.

Pelo que li, para testar se uma placa faz o re-sampling para o output digital, basta tentar controlar o volume:
-se se conseguir alterar o volume (o geral, não o de cada componente ou software), então faz resampling;
-se não for possível alterar o volume, então a placa de som não faz resampling, não mexe absolutamente nada entre o que lê no ficheiro ou DVD e o que envia para o amplificador.

Neste caso, qualquer placa faz o mesmo em termos de qualidade.
 
Dois dos .mkv que testei foram o hulk e o ironman, o que notava era a profundidade das explosões, pareciam mais fortes. No hulk nos tiros também se notava mais a diferença entre o som ambiente normal e o disparar dos tiros e o bass nas explosões. É difícil de explicar lool, mas basicamente com placa de som notava-se maior qualidade de detalhes de som e "poder" nas explosões. É claro que são testes subjectivos, mas eramos 3 a testar e fomos unanimes.
Já agora a placa de som é uma Auzentech x-plosion 7.1.
 
Back
Topo