1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

media center - som onboard ou creative?

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Xenotox, 20 de Abril de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 1059)

1. Xenotox

Xenotox Power Member

OLá...

Tenho um media center aqui no quarto mas tá com o som onboard da motherboard. O meu sistema 5.1 só tem cabos por componentes. tenho aqui uma placa de som audigy Se, encostada a um canto. Acham que vou ter melhor som se a ligar?

cumps

2. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Porque não experimentas? :o
    Depois diz o que achas ao pessoal.

3. Xenotox

Xenotox Power Member

a

A creative nao melhorou o som... mas tirou mt processamento ao cpu.

cumps

4. Tiago@Rosetta

[email protected] [email protected] Member

Podes ter a certeza de duas coisas, o som é melhor e alivia o processamento. Já fiz esse teste mais do que uma vez. Embora a creative não seja o expoente máximo de qualidade sonora (excepto alguns modelos), acredita que mesmo uma audigy das antigas é melhor do que uma placa de som onboard.

5. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Eu uso as duas :P
    Creative para as colunas e onboard para os phones.

6. strikereg

strikereg Power Member

Isto só com o output analógico, certo? Porque em teoria utilizando a saída digital não há qualquer processamento e o som é o que é.

7. Tiago@Rosetta

Também pensava isso até ligar umas Z-5450 e umas Z-5500 por digital. Experimenta e vê as diferenças. Até do wd tv para a minha placa de som se notam diferenças.

8. strikereg

strikereg Power Member

Com fontes 5.1? (DVD, etc)

9. Tiago@Rosetta

Sim, dvd, .mkv com dts foram precisamente os q testei.

10. XiriX

XiriX Banido

E em comparação com as placas de som que algumas placas de video possuem para fazer o output de sinal HDMI (video + audio)?

11. strikereg

strikereg Power Member

Interessante.

Estive a pesquisar um pouco e de facto algumas placas de som fazem o resampling do som, mesmo vindo de uma fonte digital. E é neste processo que pode ou não haver perdas.

Nas restantes placas, que simplesmente enviam o som sem o "trabalhar", não há diferenças entre marcas/modelos/onboard/dedicada.

Pelo que li, para testar se uma placa faz o re-sampling para o output digital, basta tentar controlar o volume:
    -se se conseguir alterar o volume (o geral, não o de cada componente ou software), então faz resampling;
    -se não for possível alterar o volume, então a placa de som não faz resampling, não mexe absolutamente nada entre o que lê no ficheiro ou DVD e o que envia para o amplificador.

Neste caso, qualquer placa faz o mesmo em termos de qualidade.

12. Tiago@Rosetta

Dois dos .mkv que testei foram o hulk e o ironman, o que notava era a profundidade das explosões, pareciam mais fortes. No hulk nos tiros também se notava mais a diferença entre o som ambiente normal e o disparar dos tiros e o bass nas explosões. É difícil de explicar lool, mas basicamente com placa de som notava-se maior qualidade de detalhes de som e "poder" nas explosões. É claro que são testes subjectivos, mas eramos 3 a testar e fomos unanimes.
    Já agora a placa de som é uma Auzentech x-plosion 7.1.

Partilhar esta Página