Media Centers - Software, Scripts, Integração

supercocos

Power Member
Boas,

Serve este tópico para que expliquem como funciona o vosso Media Center, seja ele qual for.

A ideia é apresentar soluções que facilitem a visualização de conteúdos, numa ou várias TVs, tablets, PCs.
Acredito que vão aparecer ideias criativas que depois de partilhadas podem ser uteis a Users com necessidades semelhantes.

Devem apresentar o hardware, o SO em que está baseado, e qual o software que usam para ver e automatizar algumas tarefas.
E no fundo explicar a ideia do sistema e qual o objectivo final que querem atingir!


Começo eu a apresentar o meu sistema!


A Ideia:
Basicamente consumo 3 tipos de conteúdos: Series de TV, Filmes e Música.
Ocasionalmente também vejo algum contéudo de stream online (TED, Revision 3, etc)

No meu caso expecifico, vejo muito mais Series na TV da cozinha, e uso a TV da Sala para ver filmes.
No último ano comprei um tablet e passei a ver Series também no Ipad.

Só vejo praticamente conteúdo HD.

Objectivo
O meu objectivo é perder o mímino tempo possível a gerir os episodios que quero ver, não quero perder tempo a fazer download de legendas (mas quero legendas nas Series!), e quero ter a biblioteca sincronizada entre todos os dispositivos onde vejo.
Quero saber qual foi o ultimo episodio visto.. e se possível poder terminar de ver uma Serie numa TV diferente de onde comecei a ver!

Quanto aos filmes, não sou tão "esquisito", desde que estejam disponíveis na TV da sala, tudo bem!

A música também gosto de ter disponível na Sala, PC e tablet!


Hardware
Para atingir o objectivo de cima, tenho o seguinte hardware

Sala:
- TV 42'' Full HD
- Mac Mini (2009):
-- ligado HDMI à TV
-- Ligado por ethernet (através de PLC) ao router
-- 2 HDD com os conteúdos ligados por USB
- Universal Remote Philips Prestigo 8215 para controlar TV, Receiver e Mac Mini

Cozinha:
- TV 26'' HDReady
- Roku ligado por hdmi à TV e por Wifi ao router.

Em todo o lado:
- Ipad mini
- Laptop com Windows 8
(ambos ligados por wifi)


Software
No Mac Mini com Snow Leopard tenho instalado os seguintes programas que são essenciais a todo o eco-sistema:

- Plex Media Server (Faz a gestão da biblioteca das Series e download automático de legendas.)
- Plex Client (Para visualização das Series na TV da Sala)
- XBMC v12 (Para visualização dos Filmes na TV da Sala)
(Aqui podia usar o Plex também, mas gosto mais do XBMC, além de ter o suporte para 24p )
- iTunes para Música
- Spotify! (tenho cada vez usado mais em vez do iTunes)


- Subler (Tool que permite a conversão de .mkv para m4v, essencial para o script acima)

Extras:
- Airserver (Permite que o Ipad faça Airplay para o Mac Mini. Esta aplicação é paga! (15€))
-- O XBMC v12 também funciona como AirServer, e é gratis! ;)
- Chrome (Browser que permite a visualização na TV de eventos desportivos ;) )
- Logmein Server (para permitir a gestão remota)


No Roku:
- Plex client (liga-se ao servidor no Mac Mini e faz stream das Series lá disponíveis. Devido à conversão para .m4v o playback é directo não sendo necessáro reencoding).

No Ipad:
- Plex Web Client (Esta aplicação web do Plex é muiiiito boa. Para mim substitui a native App (paga) do Plex.
- iTunes (Para aceder à biblioteca de música)
- LogmeIn (Faço a gestão do mac mini remotamente)
- XBMC Remote (Só para o estilo)

No Laptop:
- Plex client (para aceder à biblioteca de Series)
- iTunes (para aceder à musica)

No Iphone:
- Boxcar (App que permite receber as notificações Growl do Mac Mini)


Futuros Melhoramentos:
Embora com o Plex consiga aceder aos conteúdos através da internet, a minha ligação é lenta e não me permite ver na qualidade desejada.

Gostava de ter uma tool que me permita ter alguns episodios/Filmes no Ipad para ver offline.
Esta tool deve sincronizar com todo o sistema.

(Penso que a versão paga do Plex já tem este sistema, mas como não tenho, ainda não experimentei.. :( )



E os vossos sistemas?
Que tipo de interagação têm, ou que procuram?


Nota:
Este sistema foi desenvolvido e aperfeiçoado ao longo do tempo.
Só é possível devido ao trabalho do pessoal do XBMC \ Plex, e todas as outras tools opensource que existem!!


A ideia original vem do sistema do Trance: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=668171
 
Última edição pelo moderador:
Boas!

Sim os PLCs são da Devolo (não sei o modelo, mas posso confirmar se for necessário).
Já tem uns 3 anitos e até agora não tive nenhuma razão de queixa. ;)
 
Back
Topo