1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Media Player] Media Player 4k com HDCP 2.2 e descodificação Dolby Atmos

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por pumabr, 27 de Abril de 2017. (Respostas: 74; Visualizações: 4648)

1. Bom dia, e consegue ler x265 4k ?

2. NYyankee

NYyankee Power Member

Hehe eu chamei-lhe treta porque realmente não preciso das milhentas funções do Kodi.
    Mas se funciona bem com o kodi também não tenho nada a apontar, não tem nada que saber.

Bom mas essa de não dar para desligar a box é muito estranho. Só desligando o cabo é que ela se desliga?

3. pumabr

pumabr Power Member

Bem, até hoje não tive nenhum ficheiro que o Vero 4K não lesse, mas também não controlo muito o tipo de codec de cada vídeo que tenho...tenho que testar isso primeiro antes de dar uma resposta definitiva.

O Vero 4K foi construído/projectado a pensar no Kodi. Foi literalmente um caso em que o hardware de que é constituído foi escolhido em vista à utilização do Kodi. Portanto, não há nada que seja mais "Kodi" do que o Vero 4K!

Há duas formas de fazer ele se desligar: uma, pelo cabo. A outra, através de um temporizador que ele tem. Mas essa função está implementada de uma forma muito estranha...é que desligar, ele desliga. Mas depois como fazer para o ligar se o comando nem tem botão de standby? Nenhum botão o faz ligar...portanto para o ligar novamente, só desligando o cabo e voltando a ligar...em suma, ele de facto não foi feito para estar desligado. Felizmente que o consumo quando não está em uso é bastante baixo.

4. pumabr

pumabr Power Member

Bem, ainda não testei ficheiros x265 4k, mas se conseguiu ler este ficheiro sem qualquer problema, penso que também irá ler o codec x265. Mas ainda vou testar na mesma.

General
    Unique ID : 247946871917523646243324457031386753299 (0xBA88D49D3DC04E27A16100D1D35B6913)
    Complete name : P:\Transformers The Last Knight (2017).mkv
    Format : Matroska
    Format version : Version 4 / Version 2
    File size : 72.5 GiB
    Duration : 2 h 34 min
    Overall bit rate mode : Variable
    Overall bit rate : 67.1 Mb/s
    Encoded date : UTC 2017-11-01 02:41:20
    Writing application : mkvmerge v8.0.0 ('Til The Day That I Die') 64bit
    Writing library : libebml v1.3.1 + libmatroska v1.4.2

Video
    ID : 1
    Format : HEVC
    Format/Info : High Efficiency Video Coding
    Format profile : Main [email protected]@High
    Codec ID : V_MPEGH/ISO/HEVC
    Bit rate : 62.1 Mb/s
    Width : 3 840 pixels
    Height : 2 160 pixels
    Display aspect ratio : 16:9
    Frame rate mode : Constant
    Frame rate : 23.976 (24000/1001) FPS
    Color space : YUV
    Chroma subsampling : 4:2:0 (Type 2)
    Bit depth : 10 bits
    Bits/(Pixel*Frame) : 0.312
    Stream size : 67.1 GiB (93%)
    Default : Yes
    Forced : No
    Color range : Limited
    Color primaries : BT.2020
    Transfer characteristics : PQ
    Matrix coefficients : BT.2020 non-constant
    Mastering display color pri : R: x=0.680000 y=0.320000, G: x=0.265000 y=0.690000, B: x=0.150000 y=0.060000, White point: x=0.312700 y=0.329000
    Mastering display luminance : min: 0.0001 cd/m2, max: 1000.0000 cd/m2

Audio #1
    ID : 2
    Format : TrueHD
    Format profile : TrueHD+Atmos / TrueHD
    Codec ID : A_TRUEHD
    Bit rate mode : Variable
    Bit rate : 4 298 kb/s
    Maximum bit rate : 6 528 kb/s
    Channel(s) : Object Based / 8 channels
    Channel positions : Object Based / Front: L C R, Side: L R, Back: L R, LFE
    Sampling rate : / 48.0 kHz
    Frame rate : 1 200.000 FPS (40 SPF)
    Compression mode : Lossless
    Delay relative to video : -1 ms
    Stream size : 4.64 GiB (6%)

Audio #2
    ID : 3
    Format : AC-3
    Format/Info : Audio Coding 3
    Format settings, Endianness : Big
    Codec ID : A_AC3
    Bit rate mode : Constant
    Bit rate : 640 kb/s
    Channel(s) : 6 channels
    Channel positions : Front: L C R, Side: L R, LFE
    Sampling rate : 48.0 kHz
    Frame rate : 31.250 FPS (1536 SPF)
    Bit depth : 16 bits
    Compression mode : Lossy
    Stream size : 708 MiB (1%)
    Service kind : Complete Main
    Default : No

Text
    ID : 4
    Format : PGS
    Muxing mode : zlib
    Codec ID : S_HDMV/PGS
    Codec ID/Info : Picture based subtitle format used on BDs/HD-DVDs
    Duration : 2 h 25 min
    Bit rate : 11.3 kb/s
    Count of elements : 4614
    Stream size : 11.8 MiB (0%)

5. kalin

kalin Power Member

Esse é um HEVC REMUX 4K, é igual ao original 4K ,só foi tirado o lixo

6. mundano

mundano Power Member

O Vero 4K lê sem problemas ficheiros x265 sejam 4k ou não, 8 ou 10 bits... Apenas bitrates acima dos 100 ***** saem fora do suportado.

A única coisa que estas boxes não lêem é ficheiros Hi10 (X264 a 10bit), que é um formato que só vejo ser usado em anime japonês. Mas esse formato é raro e tanto quanto sei só mesmo PC's é que suportam isso. De resto deverão ler tudo o que circula por essa internet fora....

Se quiseres uma experiência semelhante ao Vero, mas low cost, compra uma box Android com amlogic S905x e instala o libreelec. Eu já tive Minix's, Zidoo, Raspberry Pi, entre outras e actualmente é o que uso, e posso dizer que apesar de me ter custado apenas 25€ é de longe a que funciona melhor.

7. NYyankee

NYyankee Power Member

Pera lá, uma boxezita de 25€ c/ amlogic S905X e instalando o libreelec fico com possibilidade de ver tudo tipo, HEVC, X265, 4k, HDR, Dolby Vision e passthrough de audio HD e dolby Atmos?
    Não queria estar daqui a um ano a pensar noutra porque só suporta até determinado bitrate do encode...
    Aconselhas alguma em especial?
    E instalar o libreelec é simples? É tipo uma app ou é firmware?

8. ruiestevess

ruiestevess Power Member

Voilá

http://www.aminhacasadigital.com/2016/03/vem-ai-libreelec-criado-por.html

Abraço

9. mundano

mundano Power Member

DolbyVision não é suportado, nem conheço nenhuma box que suporte correctamente (a Minix U9 tem algum suporte, mas não passa os metadados para as TVs, pelo que não há lá grande vantagem), quando ao resto sim, uma box de 25€ faz isso tudo.

10. NYyankee

NYyankee Power Member

Ok por 25 ou 30 € até posso deixar o Dolby Vision para outras núpcias...
    Por esses valores que/quais boxes recomendarias?
    Obrigado pela ajuda :)

11. mundano

mundano Power Member

Praticamente qualquer box com um chip S905X será compatível... O que normalmente poderá não funcionar é o WiFi (se bem que nestas boxes é tão fraquinho que mesmo que funcione não é recomendavel).. E os comandos em alguns casos poderão precisar de alguma configuração adicional, embora na maioria das TV's consigas controlar a box com o comando da própria TV.

Eu pessoalmente uso uma Mecool M8S Pro+, funciona bastante bem, com HDMI-CEC e tudo.. Só o WiFi e o Bluetooth não funcionam. Em casa do meu pai tenho uma Mini M8S II e também funciona muito bem, incluindo WiFi e BT, só não gosto tanto do comando. Há pessoal a usar as Beelink Mini MX III II, as Tanix, etc.. etc...

Se quiseres ser mesmo poupado podes comprar uma box com Amlogic S905W, a unica coisa que perdes é a capacidade de ter 4K @ 60 fps... MAs os filmes são todos a 23,976 fps, pelo que é indiferente. Ai tens boxes a menos de 20€..

12. sh337

sh337 Power Member

O chipset S912 suporta Dolby Vision. O problema é o licenciamento por parte da Dolby. Dizem os rumores que a mesma irá abrir o licenciamento para mais tipos de dispositivos (hoje em dia apenas licenciam televisões, leitores de blu-ray e pouco mais), portanto há a possibilidade das boxes S912 virem a ter o DV ativo.

13. mundano

mundano Power Member

Sim eu sei que o chip tem suporte a nível de hardware... A verdade é que nenhuma box depois faz uso completo dessa suporte, pelo que acaba por ser indiferente se o chip suporta ou não.

A única box que conheço que tem algum suporte é a Minix U9-H, que descodifica o formato mas não passa os metadados para a TV, ou seja, lê os ficheiros, mas depois manda para a TV como se fosse HDR 10, pelo que se perdem todas as vantagens do formato.

Se bem conheço a forma como funciona a Amlogic, eles já lançaram um SDK baseado em Android 6 e agora um novo SDK baseado no Android 7, dificilmente irão lançar outro SDK durante esta geração de chips. Historicamente a Amlogic até só costumava lançar o SDK original para cada chip e assim morrem, sem mais actualizações. Com o S812, pela primeira vez lançaram uma actualização embora em formato beta, sem suporte oficial. Esta geração de chips é a primeira vez que têm uma grande actualização a meio da vida útil dos chips. Pelo que duvido que acreditar que vem um terceiro SDK se calhar já é voluntarismo a mais.

Se o SDK não suportar, normalmente nenhum OEM se dá ao trabalho de implementar, por exemplo a Minix que é o a fabricante que tem uma relação mais próxima nos fóruns costuma dizer que aquilo que o SDK da Amlogic não suporta é impossível de implementar, pelo dificilmente terás esse suporte... Mas oxalá eu esteja errado..

Além do mais DolbyVision, neste momento tens muito pouco material. É essencialmente no Netflix, mas aí, as TVs com suporte a DB lêem directamente do Netflix.

14. sh337

sh337 Power Member

É esperar para ver. De qualquer forma, na minha opinião, mais vale comprar uma que possa vir a ter suporte para DV, do que uma que já sabemos que nunca irá ter. :)

15. mundano

mundano Power Member

Eu também já pensei como tu, na altura para ter tudo e garantir o futuro, investi numa Minix X8H-Plus, custou-me 170€... Sabes o que é que eu ganhei por comprar uma box deste preço? Nada... Ficou obsoleta tão depressa como as outras. Logo ao fim de pouco tempo começaram a aparecer os ficheiros H265 codificados a 10 bits.. Sem suporte... Depois HDR... Sem suporte... Kodi 17... Sem suporte... etc.. etc...

Agora eu olho para as S905W\X e olho para as S912 e vejo que têm exactamente a mesma unidade de processamento de video, a Amlogic Video Engine (AVE-10), que é o que faz a magia destes SoC's, tendo a hipótese de comprar uma S905W ou uma S905X por 20~30€, ou então uma S912 por 60~70€, quando as diferenças no que é importante para mim não existem, acredita que não tenho dúvidas em qual escolho...

Quando as S912 tiverem suporte a DolbyVision e quando existirem ficheiros com DolbyVision para sacar, já saiu a próxima geração da Amlogic com um novo VPU que vai meter as S912 num bolso, da mesma forma que uma box com um S905W de 20 euros, mete a minha antiga Minix num bolso no que toca ao suporte a novos formatos de video. E com a diferença de preço entre uma S905 e uma S912 quando sair a próxima geração volto a comprar uma das mais baratas.

Para quem quiser jogar, ou usar uma box destas como um PC, tudo bem.... Mas para quem só quiser ter um reprodutor de video, acredita, as diferenças são demasiado pequenas para que se justifique o investimento numa S912.. Por isso é que marcas como a Wetek ou a Xiaomi fazem boxes com base nos S905 e não no S912.

Mas como é óbvio, cada um gere o seu dinheiro como quiser.

Partilhar esta Página