Dúvidas Media Server - PC's Antigos

Rexobias

Power Member
Boas.

Faz algum tempo que criei uma rede caseira em minha casa tendo acesso à rede em qualquer local. Felizmente/Infelizmente tenho diversos PC's e cedo configurei algumas tentativas de Home Theater (uma numa sala onde tenho o meu PC principal com imagem partilhada/duplicada num LCD e no monitor) e outra na cave (onde liguei um PC mais datado, mas jeitoso, ao LCD que lá se encontra).

No entanto, há um problema que é constante: o acesso à informação/media. Não morro por andar a transportar discos USB de um lado para o outro e copiar ficheiros de vez em quando, mas não é cómodo.

Por isso tinha pensado em ligar um PC com alguns Teras de capacidade à rede e colocá-lo a partilhar o que lá estiver.

Na última semana aproveitei para andar a organizar a "sucata" que tinha em casa, e da mesma resultaram 4 PC's (por enquanto) completamente funcionais:
- Pentium 200 MMX | 256 Mb RAM;
- Pentium III 700Mhz | 512 Mb RAM;
- Pentium IV 1.5Ghz | 700 Mb RAM;
- AMD Athlon XP 1Ghz | 1500 Mb RAM.

Todos eles têm placas de rede, e os restantes PC's que ainda conseguirei fazer/salvar são PIII.

Algumas destas relíquias seria uma boa opção para desempenhar o papel de servidor de multimédia (inclusive ficheiros HD e com bastantes Gb)? Têm capacidade suficiente para desempenhar o papel que eu pretendo de forma eficaz?

Há um problema que me incomoda no entanto: nenhum destes PC's possuir entradas SATA estando limitado a discos mais antigos (e mais caros). Se alguma daquelas máquinas for suficiente para Media Server, acham que vale a pena comprar uma placa controladora SATA, ou é preferível comprar um novo PC para Media Server.

Desculpem esta Wall of Text ;)

Obrigado pela atenção desde já.
 
queres uma opinião honesta, para o que pretedes o melhor mesmo é investires num mini pc e deixar esses monos, porque alem de estarem desatualizados e bastante, e não teem capacidades ao nivel dos novos, e ainda por cima tal como tu dizes tens de investir neles(o que é a pior coisa que se pode fazer), pois podes ter isso a funcionar agora e de hoje para amanhã já não dado a idade dos mesmos, e aplicar hardware recente neles recente é um jogo no escuro que funcione, alem do mais mesmo que funcione, numca vais tirar o rendimento total que precisas das peças novas, pois os pc's não tem capacidade para lidar com elas no seu auge como os pc's mais recentes...

o que tu queres é algo com grande capacidade de armazenamento e pincipalmente resposta , e isso só com uma maquina nova...

essas maquinas ainda dão para muita coisa mas, para o que pretendes já estão muito limitadas em termos de desempenho...
 
Obrigado pela atenção ;)

Queria evitar gastar dinheiro (com a excepção dos discos), mas pelos vistos terei que repensar. De qualquer maneira ainda vou fazer uns testes a ver como se porta o PIV.
 
Back
Topo