Artigo MediaCoder

Nemesis11

Power Member
Este é um artigo para dar a conhecer uma ferramenta de "transcoding", que está disponível para Windows e Linux, via Wine.

O nome desta aplicação é MediaCoder e é desenvolvida desde 2005.
A aplicação em si não é open source, mas é freeware.

Transcoding é o acto de passar um sinal digital de um codec para outro. Numa forma simples, é como se fosse uma tradução de uma frase de uma língua para outra.
No mundo de audio e vídeo é usado para passar de um formato para outro.

A principal razão para escrever este artigo, além de dar a conhecer o programa, é mostrar como a aceleração por GPU, mesmo num GPU muito fraco, trás grandes vantagens.

O MediaCoder aceita diferentes formatos de som e de vídeo, como AAC, mp3, Xvid, H.264, MPEG 1/2/4, VP8, etc.

O artigo encontra-se no portal, neste link.

Espero que gostem e que não tenha cometido nenhuma atrocidade com o meu amadorismo nesta área. :)
 
Software interessante..

Pena a versão gpu ser via CUDA e não OpenCL [comum para as gráficas dx11].
A HD5650 aqui do portátil deve bater a nvidia testada por uma grande margem, mas neste caso de nada serve.. Julgo que o futuro é mesmo a 'unificação' para haver gpgpu universal, incluindo gpu's de baixo consumo para dispositivos móveis [PowerVR,..] e a série HD7xxx da AMD é já a apontar para esse caminho..Mas isto já fugir um pouco ao tópico..


Este Media coder é algo a experimentar.
Entretanto sou capaz de comprar novo telemóvel e a comprar seria algo com capacidade de decode 1080p que dava jeito, mas o mais interessante que vi com esta capacidade [e o também interessante para usar como 'media center' porque tem uma HD media dock bastante prática] julgo que não corre alguns dos codecs mais usados nos formatos 720p/1080p.
Ainda tenho que ver, mas em todo caso já está aqui uma solução interessante [caso isto com a gráfica do desktop, Nvidia, seja rápido..].
 
Já tinha ouvido falar, mas vou ver. Este suporta a QuickSync pelos vistos, o que vai servir para enriquecer a análise da ASRock e Lucid Virtu ;)
 
Já tinha ouvido falar, mas vou ver. Este suporta a QuickSync pelos vistos, o que vai servir para enriquecer a análise da ASRock e Lucid Virtu ;)

Do lado do quicksync, não testei, mas além da aceleração h264, tens também aceleração Mpeg4, se não estou em erro.

Do que li até hoje, o quicksync é de longe o que tem melhor qualidade a nível de imagem e parece que a performance também é muito boa.
 
Back
Topo