Medir condensadores soldados...

Keeper

Power Member
boa tarde,

Precisava da vossa ajuda em relação a que equipamento deverei comprar para medir condensadores em motherboards de PCs/DVRs, condensadores esses que andam na casa dos 2000uF - 3000uF, sem os ter de desoldar...

Tenho visto alguns produtos mas agora surgiram-me dúvidas sobre qual/quais realmente me irão permitir fazer a leitura dos condensadores soldados nos circuitos...ex:

medidor/testador LCR: http://pt.farnell.com/peak/lcr-40/tester-component-lcr/dp/4705233

medidor/testador ESR: http://pt.farnell.com/peak/esr60/tester-capacitor-esr/dp/7830254


Eu gostei bastante do medidor LCR, já que poderei testar bobines também, mas fiquei em dúvidas se o mesmo testa ou não os condensadores quando soldados...


O que me aconselham a comprar ? (se poderem dar alternativas, agradecia também...)


Cumprimentos,

Keeper
 
Podes sempre medir qualquer componente que esteja soldado. O problema é que precisas de saber o que se passa à volta dele no circuito, i.e., que ligações existem nesse componente.
No caso dos condensadores podes medir 11uF quando estavas à espera de medir 1uF porque existe algures no circuito um ou mais condensadores em paralelo que fazem aumentarem a capacidade. Também é preciso deixar descarregar os condensadores, ou forçar a descarga, para ter medidas correctas.
Quanto aos equipamentos que sugeres qualquer um deles serve para o que pretendes. O que tem testador ESR serve para medir a resistência série equivalente que existe em todos os condensadores. Talvez o medidor LCR seja mais versátil porque mede inductâncias e resistências enquanto que o outro é mais especializado.
 
pois...então pelo que percebi da tua resposta, o LCR mede simplesmente a capacitância dos condensadores e para tal, está a fazer-me crer que teria de desoldar (pelo menos um perno) dos condensadores (alguns deles smd), para fazer uma leitura correcta - para isso já eu tenho um capacímetro...

Portanto, o que eu necessito efectivamente, é de um medidor de ESR, já que com base na leitura em Ohms indicada pelo ESR, será possível fazer uma estimativa se o(s) condensador(es) estão em condições ou não sem os ter de desoldar...

p.s.: tentei procurar quem venda cá em PT medidores de ESR, mas parece que praticamente ninguem os comercializa...sabem se existe algum fornecedor de equipamento eletrónico em portugal que os comercialize ?

Cumps,

Keeper
 
Última edição:
Um medidor LCR pode ou não medir também a ESR, entre outras coisas, dependendo da sua qualidade, e certamente que o preço será a condizer.
Como assumo que não estás para gastar muito com isso, vamos considerar que o medidor LCR só conseguiria medir a capacidade dos condensadores, (esquecendo agora as medições LR).
Acontece que um condensador até pode apresentar um valor correcto para a capacidade, mas estar efectivamente danificado. Se tiveres alguma motherboard com condensadores electrolíticos que tenham o topo "babado" com um líquido amarelado, experimenta medi-los e provavelmente vais encontrar valores dentro das tolerâncias típicas de 20%.
Contudo, se tiveres um medidor ESR, deves medir valores de resistência interna com alguns décimos de Ohm, ou superior. Quanto maior for a capacidade do condensador electrolítico, tipicamente mais baixo deve ser o valor da ESR, sendo que para condensadores de 1000uF...2200uF que costumam ser valores dos maiores que aparecem nas motherboards, é comum ler 0.0Ohm se o condensador estiver bom.
Acresce dizer que, como já foi dito, para medir a capacidade é necessário dessoldar pelo menos um terminal do condensador da PCB, mas para medir a ESR, basta garantir que ele está descarregado, e a medição pode ser feita sem necessidade de mexer em nada.

Eu fiz um medidor ESR que aparece na revista Elektor nº217 (Janeiro 2003)



A Elektor lançou passado 3 anos outro medidor ESR baseado neste, mas recorrendo a 2 microcontroladores PIC, e que permite também medir a capacidade dos condensadores.
Ver: "Medidor de capacidade e ESR" - Elektor nº253 - Janeiro 2006 (não tenho o artigo digitalizado)

As PCBs para estes medidores podem ser adquiridas à Guimocircuito.

Já feito ou em kit, por cá e em conta, assim de repente só me lembro disto:
http://clientes.netvisao.pt/greenpal/evb1.htm

Abraço
 
Apenas a resistência série equivalente.

O processo para medição da capacidade do condensador tipicamente envolve a carga/descarga do condensador, e a contagem dos tempos que demoram os processos, e depois o aparelho de medida faz o cálculo da capacidade. Se houver fontes de tensão ou outras grandezas eléctricas, como resistências ou capacidades em paralelo, agregadas ao condensador, como aconteceria no caso de se pretender medir o condensador no circuito, o valor da medição da capacidade vai ser adulterado. Por isso é que não se podem devem medir capacidades de um condensador inserido num circuito, e o mesmo deve ser previamente descarregado (para além da questão da segurança no manuseamento, quer para o operador, quer para o aparelho de medida, no caso dos grandes condensadores).

Abraço
 
entao nesse caso nao se pode medir a resistencia interna com um vulgar multimetro? (e o valor da ESR nao é adulterado por outros condensadores no circuito?)

ha algum aparelho que meça tanto para condensadores como para bobines? e para que gama de valores ha disponiveis em mercado?
 
Última edição:
Um medidor ESR usa corrente alterna, geralmente um sinal quadrangular com frequência de 100KHz, mas há mais variantes, nomeadamente em medidores mais sofisticados, e a amplitude do sinal é também tradicionalmente muito baixa, tipo 200mV, de forma que o medidor nunca seria capaz de colocar os semicondutores num circuito em funcionamento.
É preciso saber umas coisas sobre o comportamento dos componentes passivos em corrente alterna para saber o que é a ESR, e isso não é coisa que se explique num post. :P

Um Omímetro usa corrente contínua, com uma tensão que varia de aparelho para aparelho, mas que será qualquer coisa como 3v. O que é importante é ter uma fonte corrente constante, porque o princípio é a lei de Ohm (V=R*I), ou seja, se temos uma corrente conhecida, na verdade o que medimos é a queda de tensão aos terminais do componente, e o Ohmímetro depois calcula o valor da resistência de acordo com a Lei de Ohm.

Um condensador não se deixa atravessar por corrente contínua, sendo a sua resistência interna nesse caso idealmente infinita, logo não podemos falar em "resistência série equivalente", uma vez que em corrente alterna a ESR deve ser idealmente nula, e nesse caso ficamos apenas com a reactância capacitiva Xc.

Quanto a aparelhos que meçam capacidades e indutâncias, tens imensos multímetros que medem capacidades, embora poucos meçam capacidades acima dos 20...200uF. Indutâncias são muito raros os multímetros que o meçam. Eu tenho um já há uns anitos

KT1993LX.jpg


Mas tens aparelhos que medem apenas cada uma dessas grandezas com preços até abaixo dos €50, se bem que é muito mais difícil encontrar um medidor de indutâncias

7786.jpg
http://www.alfaelektor.com/produto.asp?id=7786

Mas o ideal é comprar logo um medidor RLC (Resistências, Condensadores, Indutâncias)

7785.jpg
http://www.alfaelektor.com/produto.asp?id=7785

NOTA: Os equipamentos aqui apresentados são apenas para exemplo, e os links para informação, pois desconheço-lhes a qualidade e não estou a pretender indicar marcas ou lojas.

Depois há também desde esquemas em revistas e na net, mais ou menos sofisticados e podes fazê-los tu, ou tens os de laboratório que podem custar milhares de euros.

RLC_Dig.jpg
pic_rcl_meter.JPG


Fluke-PM6303A.jpg


Abraço
 
aquilo do multimetro que eu perguntei..pois...humm, nem devia de ter perguntado, tens toda a razao, claro que nao vou ler vai ser enorme, teoricamente infinita.

quanto aos capacimetros eu conheço isso +-, ja vi uns que sao bastant identicos aos multimetros mas so leem V R C, com L inda nao vi, mas em relaçao a capacitancias acho que o range do que vi era 20m-20u.

Para fazer algumas reparaçoes de forma mais rapida(ou seja, para n ter que desoldar e soldar um condensador sempre que o queira medir) posso usar um medidor de ESR (plo menos foi o que eu percebi). O problema é que os medidores de ESR que encontrei a venda tem um range bastante pequeno do genero 1u-22u.

Tens conhecimento de algum aparelho destes que meça o ESR para condensadores de um range superior a esse?

Para verificar se as bobines estao em condiçoes posso seguir o mesmo metodo ou as bobines n tem ESR? (com outro aparelho ou no mesmo usando outra funçao)
 
Back
Topo