megadidatico: reparar um compressor

|RickY|

OC Legend
cheguei a casa do sl4ck, estava ele, provavelmente inspirado no topico do blaster, a tirar a tampa ao compressor do 2º estagio da sua cascata k morreu.

pressões a mais, deixou de comprimir.

aberto o compressor:

1pj2.jpg


cilindro e pistão em optimo estado, taxa de compressão perfeita:

2nl5.jpg


após verificar que tudo funcionava, simplesmente não comprimia ar, desmontado o sistema, percebido, saltou a vista uma junta danificada, simplesmente tava desaparecido o bocado em falta da junta, procurando achamos no carter do motor. A pressão deve ter sido gigante para rebentar uma junta apertada como estava.

3tl0.jpg


amanhã é dia do sl4ck ir comprar papel de junta, fazer uma junta nova.

depois é limpar bem o carter, pistão, valvulas etc etc, soldar a discarga, soldar a tampa e meter oleo e compressor novo :)

mais pics da montagem etc aquando a evolução.

abraço
 
como é que voces abrem o involucro exterior? a tampa não esta soldada?
é que aquilo para desoldar ainda deve ser complicado, não? basicamente são duas cahapas soldadas uma à outra...
 
como é que voces abrem o involucro exterior? a tampa não esta soldada?
é que aquilo para desoldar ainda deve ser complicado, não? basicamente são duas cahapas soldadas uma à outra...

Rebarbadeira é a maior ;)
Foi talvez isso que utilizaram, mas também tens o serrote de ferro...
 
pois, tem mesmo que ser à força bruta, pelo vistos :P

mas isso depois deve tornar complicado soldar de novo o compressor, ou nem por isso?
 
Um pouco off topic, mas de qualquer forma como existe bastante pessoal que domina as questões de frio/compressores, gostava de saber se têm alguma ideia da natureza do problema.

Tenho um ar condicionado portátil, marca jocel que não funciona como deveria. Produz frio durante um minuto ou dois, mas depois deixa de produzir frio e apenas funciona o ventilador. Resolvi abrir a unidade e verifiquei que o radiador que dissipa o calor do compressor fica extremamente quente, não aguentando lá os dedos mais do que uns breves segundos. É normal o radiador do compressor aquecer tanto? É sintoma de algum problema com o compressor ou outro componente.

Esqueci-me de referir, mas informo que o ventilador que arrefece o dito radiador funciona normalmente.
 
Última edição:
Um pouco off topic, mas de qualquer forma como existe bastante pessoal que domina as questões de frio/compressores, gostava de saber se têm alguma ideia da natureza do problema.

Tenho um ar condicionado portátil, marca jocel que não funciona como deveria. Produz frio durante um minuto ou dois, mas depois deixa de produzir frio e apenas funciona o ventilador. Resolvi abrir a unidade e verifiquei que o radiador que dissipa o calor do compressor fica extremamente quente, não aguentando lá os dedos mais do que uns breves segundos. É normal o radiador do compressor aquecer tanto? É sintoma de algum problema com o compressor ou outro componente.

Esqueci-me de referir, mas informo que o ventilador que arrefece o dito radiador funciona normalmente.


acho que isso pode depender de varias coisas, nomeadamente

-o dispositivo não estar a operar com o cumprimento das condições de operação dispostas no manual.
-o circuito ter demasiado gás
-o circuito estar mal dimensionado

não deve ser problema do compressor (pelo menos por equanto), uma vez que se o radiador aquece, é sinal que ha gases presurizados nessa zona do circuito, conforme é suposto.
parece mais um problema de concepção. o mais simples, possivelmente é ires à electric co (acho que é onde se vende a jocel) e efectuares a troca do ar condicionado, caso ainda tenhas isso na garantia.

mas espera pela resposta de alguém mais entendido no assunto.
 
O compressor fica muito quente ou nem por isso?

De facto se o condensador está quente é sinal que está com gáz, mas por algum motivo não está evaporando ou está a chegar muito quente...

Mas tipo o evaporador do bixo após uns tempos ligado fica ainda frio ou vai para a temperatura ambiente/aquece?

ontopic, belo tópico ricky ;) é sempre bom estes tópicos para aprender qq coisa :D
 
Um pouco off topic, mas de qualquer forma como existe bastante pessoal que domina as questões de frio/compressores, gostava de saber se têm alguma ideia da natureza do problema.

Tenho um ar condicionado portátil, marca jocel que não funciona como deveria. Produz frio durante um minuto ou dois, mas depois deixa de produzir frio e apenas funciona o ventilador. Resolvi abrir a unidade e verifiquei que o radiador que dissipa o calor do compressor fica extremamente quente, não aguentando lá os dedos mais do que uns breves segundos. É normal o radiador do compressor aquecer tanto? É sintoma de algum problema com o compressor ou outro componente.

Esqueci-me de referir, mas informo que o ventilador que arrefece o dito radiador funciona normalmente.



eu ainda sou muito verdinho nestas coisas mas ...
se o compressor está a trabalhar, e o condensador está a aquecer tanto, não poderá ser o filtro/capilar obstruido ?

Pode estar a aumentar a pressão demasiado e como não consegue circular, aumenta a temperatura ... não sei... just my 2 cents...
 
Obrigado pelos comentários, pessoal.

O aparelho já está fora da garantia, pelo que se fôr para reparar, tem que ser a pagar e tenho receio que o arranjo seja muito caro... o que acham? O aparelho é um Jocel AC-T014RH (960W) e o gás é R407C.

Relativamente ao compressor, posso confirmar que mesmo depois de uns valentes minutos de ter o aparelho desligado, este continua muito quente. Aliás, ao lado do compressor existe uma espécie de botija de onde sai um capilar que seque para o radiador de frio, e este tb fica bastante quente.



Vou ver se tiro umas fotos e talvez amanhã coloco-as no fórum.
 
Obrigado pelos comentários, pessoal.

O aparelho já está fora da garantia, pelo que se fôr para reparar, tem que ser a pagar e tenho receio que o arranjo seja muito caro... o que acham? O aparelho é um Jocel AC-T014RH (960W) e o gás é R407C.

Relativamente ao compressor, posso confirmar que mesmo depois de uns valentes minutos de ter o aparelho desligado, este continua muito quente. Aliás, ao lado do compressor existe uma espécie de botija de onde sai um capilar que seque para o radiador de frio, e este tb fica bastante quente.



Vou ver se tiro umas fotos e talvez amanhã coloco-as no fórum.

sim mas noutra threat sff, esta é do ricky e fala sobre a reparaçao de um compressor
 
...

Algumas fotos do interior do bixo para quem tiver curiosidade.

http://clientes.netvisao.pt/jojofema/Fotos/AC/a.JPG
http://clientes.netvisao.pt/jojofema/Fotos/AC/b.JPG

O compressor, um pouco diferente dos "mais normais"

http://clientes.netvisao.pt/jojofema/Fotos/AC/c.JPG
http://clientes.netvisao.pt/jojofema/Fotos/AC/d.JPG

e era precisamente este que "ficava" a escaldar
http://clientes.netvisao.pt/jojofema/Fotos/AC/i.JPG

entretanto pelo pesquisa que tenho estado a funcionar, descobri que é fundamental a presença de água no recepiente inferior http://clientes.netvisao.pt/jojofema/Fotos/AC/j.JPG , já que esta é bombeada para cima do radiador de arrefecimento do compressor e aborve parte do calor deste. Nestas circunstancias, o radiador nunca chega a escaldar e o compressor mantém-se em funcionamento durante mais tempo. The power of watercooling :lol:

Assunto resolvido, end of off topic!
 
eu ainda sou muito verdinho nestas coisas mas ...
se o compressor está a trabalhar, e o condensador está a aquecer tanto, não poderá ser o filtro/capilar obstruido ?

Pode estar a aumentar a pressão demasiado e como não consegue circular, aumenta a temperatura ... não sei... just my 2 cents...


é uma boa hipotese.


sl4ck, compra la pepel de junta para ouvir isso a soprar de novo :D
 
Back
Topo