Megapixel da maquina

[CyGnus]

Suspenso
Pessoal os MP afectam a qualidade da fotografia? Imaginem que quero tirar uma foto a um carro, faz diferença estar em 8mp ou 5mp? So varia o tamanho final da foto, ou afecta a sua qualidade?
 
afecta principalmente o tamanho final da foto k por sua vez pode afectar a qualidade da foto conforme o uso k lhe vas dar.

ter mais mp serve essencialmente para conseguir trabalhar imagens a uma dimensao maior, nomeadamente para impressoes de maiores dimensoes ou por exemplo caso keiras fazer o crop de uma area especifica da foto e continuar com dimensao suficiente para visualizacao/impressao.

isto e valido caso seja a mesma makina, agora se for entre uma makina de 5mp e outra de 8mp, pode existir muita diferenca (sensor, lentes, etc) k ira contribuir para resultados diferentes, onde nao obrigatoriamente 8mp sejam melhores k 5mp.
 
[CyGnus];4322883 disse:
Pessoal os MP afectam a qualidade da fotografia? Imaginem que quero tirar uma foto a um carro, faz diferença estar em 8mp ou 5mp? So varia o tamanho final da foto, ou afecta a sua qualidade?

Dependa da finalidade da fotografia...
Por exemplo para postar na Internet "3mp" é suficiente...
Se precisar de fazer um ZOOM mais tarde ai verá que que não será suficiente...Se pretende imprimir numa folha grande ou pequena...
 
Neste caso a makina tem 8mp e sim estamso a falar da mesma reduzir a resoluçao para 5mp, a fotografia em si n perde qualidade entao apenas para vizualização numa TV Full HD basta ter os 1920x1080 pixeis deixando a makina para mais autonomia de fotos no mesmo cartao. Ja entendi entao para trabalhar as fotos mais MP para vizualizaçao normal 3 a 4 e o suficiente. Muito obrigado
 
Dependa da finalidade da fotografia...
Por exemplo para postar na Internet "3mp" é suficiente...
Se precisar de fazer um ZOOM mais tarde ai verá que que não será suficiente...Se pretende imprimir numa folha grande ou pequena...

Para postar na internet até 1Mp chega... 3Mp já é mais do que têm os monitores de alta definição.

[CyGnus];4322997 disse:
Neste caso a makina tem 8mp e sim estamso a falar da mesma reduzir a resoluçao para 5mp, a fotografia em si n perde qualidade entao apenas para vizualização numa TV Full HD basta ter os 1920x1080 pixeis deixando a makina para mais autonomia de fotos no mesmo cartao. Ja entendi entao para trabalhar as fotos mais MP para vizualizaçao normal 3 a 4 e o suficiente. Muito obrigado

Não é trabalhar fotos, é apenas no caso de se querer recortar uma zona da imagem. Mas se estivermos a falar de máquinas que não sejam SLRs, vão aparecer outras limitações para além dos megapixeis (como os artefactos do jpeg, por exemplo).

Mas sim, se é para ver num monitor e precisa de poupar cartão, 5Mp chega perfeitamente. E de futuro, caso queiram, continua a dar para impressões pequenas (8Mp dá aproximadamente para um A4).
 
Última edição:
8 MP nao da so para um A4. Se for uma foto bem tratada, se tiver sido tirada com boas lentes e se for imprimida num bom laboratorio ate 5 MP podem dar fotos para placards. Nao e algo assim tao linear. A minha D40 tem 6.1 mp e ja fiz impressoes com 2 m de altura em k ninguem diz k foi com uma D40 de 6 mp. Ate pk ja o testei. lol

Isso dos MP tem mto k se lhe diga.

Ler esse tipo opinioes pela net fora em k dizem essas coisas e mto bonito mas nao se aprende nada.
 
Para postar na internet até 1Mp chega... 3Mp já é mais do que têm os monitores de alta definição.



Não é trabalhar fotos, é apenas no caso de se querer recortar uma zona da imagem. Mas se estivermos a falar de máquinas que não sejam SLRs, vão aparecer outras limitações para além dos megapixeis (como os artefactos do jpeg, por exemplo).

Mas sim, se é para ver num monitor e precisa de poupar cartão, 5Mp chega perfeitamente. E de futuro, caso queiram, continua a dar para impressões pequenas (8Mp dá aproximadamente para um A4).


Para um A4 e se for uma SLR 5 MP são mais do que suficientes .
A minha Nikon D40 em 5Mp tira grandes A4.
Fotos mais pequenas nem se fala.
 
Para SLR acredito, mas amaquina em questao é uma Olympus X-880,mas estou a ponderar troca-la por uma Fuji 1000FD, tera melhor qualidade a fotografia tirada com essa maquina? Sem contarmos com o zoom que ela faz nas mm definiçoes? A lente é melhor?
 
8 MP nao da so para um A4. Se for uma foto bem tratada, se tiver sido tirada com boas lentes e se for imprimida num bom laboratorio ate 5 MP podem dar fotos para placards. Nao e algo assim tao linear. A minha D40 tem 6.1 mp e ja fiz impressoes com 2 m de altura em k ninguem diz k foi com uma D40 de 6 mp. Ate pk ja o testei. lol

Isso dos MP tem mto k se lhe diga.

Ler esse tipo opinioes pela net fora em k dizem essas coisas e mto bonito mas nao se aprende nada.

Um A4 a 300dpi sem interpolações correspondem a uma foto com 8,7Mp.

Podes contornar isto de várias formas (reduzindo os dpi ou fazendo interpolação), mas poucas ou muitas, tens sempre perdas. E como é óbvio a qualidade depende de outras coisas, mas estamos apenas a falar de pixeis, não de máquinas e lentes.

Para um A4 e se for uma SLR 5 MP são mais do que suficientes .
A minha Nikon D40 em 5Mp tira grandes A4.
Fotos mais pequenas nem se fala.

5Mp não são mais que suficientes se pretenderes uma impressão fotográfica a 300dpi. E se fizeres interpolação, estás a aumentar os MP, o que só vem mostrar que não eram suficientes.
 
Mas para tudo o que não queiras ver mesmo colado ao nariz não precisas de 300 PPI's.. 300PPI's é usado como standard de alta qualidade para fotografias que queres ver na mão perto dos olhos, e onde os detalhes são examinados. Mas mesmo em fotografias, 99% das pessoas não distingue se tiveres 200 ou 300 PPI's, acima de 180 PPI's os ganhos de qualidade não são muitos.. E tudo o que seja para acima de 360 PPI's é absolutamente imperceptivel, mesmo para os olhos mais treinados..

Depois para impressões grandes, normalmente estas são vistas de alguma distancia, pelo que resoluções mais baixas produzem resultados que são perfeitamente aceitaveis a quem está a ver.. Um outdoor desses que se vê quando vais a conduzir na estrada tem resoluções de 18 ~ 20 PPI's e têm um aspecto óptimo..


Mesmo os monitores não têm grande resolução, um monitor de 17"@1280*1024 (igual ao meu) tem uma resolução de 96PPI...



Por fim convém não confundir PPI's com DPI's, que muitas vezes são usado deforma indiferenciada o que gera confusões.

- PPI (pixel per inch) refere-se efectivamente à quantidade de Pixels que existe por cada polegada, verticalmente, ou horizontalmente. Quanto mais PPI tivermos, mais nitidas são as imagens e mais detalhe está presente.

- DPI (dots per inch) é usado mais para impressões, e quando se diz que uma impressora imprime a 1400 DPI quer dizer que em cada polegada a impressora deposita 1400 goticulas de tinta, ou seja, 1400 pontos. Só que é preciso entender que cada gota tem apenas uma cor, e para formar um pixel as impressoras usam 3, 4 e am alguns casos 7 ou 9 cores diferentes. Num Ecran RGB, por exemplo, cada Pixel corresponde a 3 Pontos, o verde, azul e vermelho. Quanto mais DPI tiver a impressão mais suaves e correctas serão as transições de cores.


Normalmente quando se fala de imagens digitais, se falarem DPI no fundo estão-se a referir a PPI, e não há grande problema porque ai não faz muito sentido distinguir as coisas, já que cada pixel inclui toda ainformação de cor e luminosidade e por isso PPI e DPI é equivalente. Mas quando entramos no mundo das impressões, convem distinguir as coisas, porque se não as pessoas vão achar estranho porque é que alguém diz que 300 DPI é mais do que suficiente, mas a impressora mais barata do supermercado imprime a 1400 DPI.. E se calhar vão por nos drivers da impressora a imprimir a 300 DPI e vão obter resultados de porcaria, com gradações de cor todas posterizadas, porque se esquecem que uma impressora para cada pixel RGB precisa de fazer no minimo 3 ou 4 dots, e em alguns casos mais..
 
Nem eu disse o contrário, mas como tu próprio disseste, o standard são 300dpi e aí um A4 são efectivamente 8,7Mp.

Não vale a pena entrar pelos outdoors e afins, ou descriminar aqui uma tabela de todos os tamanhos possíveis com Xmp para Xdpi, etc, quando se trata de uma compacta/bridge, fotografia amadora e de um user que não vai andar com grandes edições.

E sim, neste tipo de utilização é bastante comum impressões abaixo de A4, tal como andar a ver fotos coladas ao nariz.
 
Para uma A2 e A1 quantos mp é preciso?

Depende do que pretendes fazer com a foto. Tamanhos desses já não imprimes a 300dpi sem andar com interpolações, a menos que tenhas acesso a máquinas de médio formato. E dependendo da utilização que lhe queres dar, podes simplesmente baixar os dpi ou então recorrer a interpolação.
 
Não tenho muita experiência com tamanhos tão grandes, mas diria que acima dos 75dpi deve chegar, até porque não devem ser vistas de muito perto. Depois é fazeres as contas (cria um ficheiro no Photoshop com as medidas do papel e mete 75dpi, que aquilo diz-te qual a resolução).

Se a resolução que tens não for suficiente, há por aí um software muito bom para interpolações, que me disseram que pelo menos até ao dobro da resolução não tem perdas visíveis.
 
Nem eu disse o contrário, mas como tu próprio disseste, o standard são 300dpi e aí um A4 são efectivamente 8,7Mp.


Ok... Mas com uma resolução de 2330 x 1650 (3,85MP) fazes um A4 a 200 PPI.. Que muito sinceramente depois de impresso a mim me parece igual..

Pelo que eu diria, que para impressões A4, qualquer SLR é MAIS do que suficiente.

E mesmo para impressões maiores, usando como mínimo 180 PPI's que é o que recomenda o site da Epson para impressões fotograficas de alta qualidade, com uma máquina de 6.2Mp dá para fazer impressões A2... E ai estamos a falar de um A1 que pode muito bem ser visto a 20 ~ 30 CM's de distancia sem problemas..

Para impressões A1 é que já é preciso fazer mais concessões... Para 180 PPI's seria preciso no minimo 25 Mpixels (Sony A900 / Nikon D3x??).. Mas uma impressão deste tamanho naturalmente deverá ser vista a uma distancia já consideravel, superior a 1 metro no minimo.. E por isso dá para reduzir os PPI's sem medo.. Só para referencia uma máquina de 7,7 Mpixels dá para 100 PPI's e para 75 PPI's bastam 4,3 Mpixels...



Por fim convem não esquecer que nem todos os pixels nascem iguais e uma SLR normalmente tem mais detalhe per pixel do que uma compacta, não só pela qualidade das lentes, filto low pass e filtro anti-aliasing, como pelo facto de terem muito menos ruido e por isso precisarem de muito menos NR.. Uma foto de uma SLR de 6 Mpixels tem com facilidade mais detalhes do que uma de uma compacta com 8 ou mesmo 10 Mpixels..
 
Última edição:
Com 75 já fica uma doto aceitável?

Isso que eu disse foi tipo um mínimo. Vê o que o mundano escreveu acima e se tiveres Mp disponíveis para imprimir com mais, então imprime com mais.

Ultima (e única) vez que imprimi em formatos tão grandes, como ia ser visto relativamente perto, usei o tal software para aumentar a foto para 20Mp e imprimi com o máximo de dpi que deu.
 
A D60, tendo 10Mp, já dá uma diferença jeitosa. O que não quer dizer que a D40 de m*, dá-te é uma foto mais pequena, só isso.

O software é que não me lembro.. Era qualquer coisa "One".
 
Qual é o software?

Queria ver a diferença da D40 para a D60 num A1. A D60 com os 75 dá para mais alguns centimetros, com a D40 dá m* não?


Bem.. Curto e grosso é assim...

Uma Nikon D40 dá para imprimir em A1 sem grande stress.. Já sabes é que será uma foto ao estilo dos cartazes que vez na rua.. Se fores olhar demasiado perto consegues distinguir os pixels.. Mas isso até numa revista se nota, e como são lidas a 30 ~ 40 cm's não há problema.. Uma impressão A1 por principio ainda deverá ser visto a maior distancia.. Quando se fala em resoluções de 200 ou 300 PPI's estamos a falar nas resoluções ideias para fotografias do tipo 10*15 e afins, porque normalmente são vistas de muito perto.


Agora, também é obvio que havendo dinheiro se tiveres mais resolução será melhor.. Se tiveres uma D60 com 10 Mp melhor, se for uma D90 com 12 MP melhor ainda.. E se o orçamento chegar para uma D3x, então é que é perfeito.. E se comprares uma Hasselblad com um back Phase One P65+ até podes imprir A0 com qualidade fotografica.. Mas pronto, isso é como tudo.. Se me pergutares qual é o carro ideal para andar na autoestrada, eu vou-te dizer que provavelmente deve ser um Mercedes S600, ou um Audi A8.. Mas eu ando com um Seat e serve-me perfeitamente..
 
Última edição:
Back
Topo