1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Megapixel race - noise or quality

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Almeida100, 19 de Março de 2009. (Respostas: 24; Visualizações: 1431)

1. Almeida100

Almeida100 What is folding?

http://pixinfo.com/en/articles/canon_powershot_g_evolution/

Um artigo bastante interessante que relata testes comparativos entre todas as Canon Powershot da linha G, desde a G1 até à G10.
    Algumas conclusões a retirar dos testes:

- Our tests show a great improvement in colors and tones over the years.

- During this test we (...) rank the images according to the fine details (...). The best were the images of the G7, G9 and G10 at low sensitivity, while the worst images came from the G1, G2 and G3.

- At A3 sized prints despite the common belief newer, higher resolution cameras are better performers, when it comes to image noise.

- After analyzing the 10×15 cm prints, we can say that the overall image quality does not depend on the resolution, and that a good noise filter can make the difference.

2. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Mas isso já se sabia pá.
    O problema é que há muito pessoal que pensa logo +megapixeis, +ruído.

O que nem sempre é verdade.
    É claro que se uma máquina fizer um sensor novo, com a mesma resolução, e melhorando os filtros e processamento, vai ter uma máquina com melhor qualidade que fizer uma com mais megapixeis, mas raramente a qualidade desce!

Mais megapixeis não significa pior qualidade, mas é preferivel manter número de megapixeis.

3. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Eu pensava assim...mas de facto, penso que não é, totalmente, verdade!
    Tanto os novos sensores como, sobretudo, os novos processadores fazem muita diferença. A questão de mais ou menos mp e qual o aproveitamento que se tira é que já é discutível!

4. Almeida100

Sempre que sai uma máquina nova com mais megapixeis a discussão divide-se sobre se tem mais ruído ou não. A questão está longe de ser pacífica.

5. Andre_pais

Andre_pais Power Member

e isto também só deve ser discutido nas compactas.
    Nas SLR's os construtores têm mais cuidado e não lançam uma nova máquina com menos qualidade de imagem que a antecessora.

6. Almeida100

Mesmo nas DSRL já não é garantido. A Canon 50D é um exemplo recente que gerou polémica.

7. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Vá, sei que a 50D foi e é, um caso desapontante, mas experimenta reduzir os 15 megapixeis duma imagem da 50D para os 10mp da 40D.

Vais ter uma imagem com uma qualidade superior!

Visto a 100% há mais noise, mas se reduzires, tens melhor qualidade.

E lá está, não é porporcional o pixel pitch com o noise final!

Mas pronto estamos a discutir o sexo dos anjos aqui

8. Almeida100

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O downsampling a meu ver é uma treta... Se reduzes o número de pixeis é óbvio que vais reduzir o ruído. O que não quer dizer que em proporção não fique tudo na mesma.

É a tal cena. Imaginem uma bebida com 30% rum e 70% coca-cola. Não é por o barman servir num copo de 20cl em vez de um de 30cl que a coisa fica melhor. Simplesmente fica menos. Menos coca-cola, mas menos rum também. ;)

10. Andre_pais

Andre_pais Power Member

É diferente.

Tu não vais compactar o rum, vais tirar rum!
    Nos megapixeis vais ao software e vais junta-los até ficar com 10megapixeis.

E quando fizeres isso, vais ficar com uma imagem melhor que a da 40D.

11. Almeida100

Tens algum exemplo concreto em que possamos apreciar as diferenças? É que o artigo que está no DPReview na minha opinião e na do autor, mostra que só com um downsampling muito maior é que se pode considerar que há melhorias:

As with all of our reviews / articles we provide you with the samples and will let you draw your own conclusions, mine is that you have to downsample a long way (like 4 into 1) before you get any really noticeable gain and even then noise is still visible and you've got a much smaller image. At the end of it all downsampling is no substitute for larger sensors or larger photosites.

Mas claro que se formos imprimir a 10x15 é indiferente, aí até a minha powershot de 4 mp se porta bem.

Última edição: 21 de Março de 2009
  12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Reduzir, compactar, etc... Vai tudo dar ao mesmo. Se a proporção se mantiver não ganhas nada.

13. mundano

mundano Power Member

Só duas achas para a fogueira...

1º - Os testes de ruído normalmente são feitos em imagens vistas a 100%.. E isso é uma treta.. O que importa é a qualidade quando vistas ao mesmo tamanho, impressas, ou num monitor. Como é obvio uma Nikon D3 com um sensor fullframe e 12Mpixels terá menos ruído que uma D3x, que no mesmo tamanho tem 24 MP... Mas quando se imprime as imagens em formatos do mesmo tamanho, as diferenças serão muito menores, e provavelmente até com vantagem para a D3x excepto nos ISO's mesmo mais altos.. Isto porque para produzir imagens do mesmo tamanho ou fazemos upsampling das imagens da D3 o que amplificará o ruido, ou fazemos downsampling das imagens da D3x, o que irá reduzir o ruido..

2º - Não se pode querer comparar a G1 e a G10 e querer fazer crer às pessoas que a unica coisa que mudou nessas máquinas foi a resolução. A fotografia digital, embora já existindo há mais de 20 anos, começou a desenvolver-se a sério há 7 ou 8 anos e ainda hoje há novidades todos os dias.. A tecnologia esta a evoluir de dia para dia.. E basta ver os resultados a ISO 1600 de uma Nikon D70 e de uma Nikon D40, que usam o mesmo sensor, com a mesma resolução, para verem a diferença que mudanças só na forma como as imagens são processadas fazem aos resultados finais em termos de ruido.. Aquilo que nós nunca saberemos é como seriam os resultados produzidos por uma eventual G10, com a tecnologia de hoje e por exemplo 6 Mpixels...

De qualquer forma, os sinais são claros que nas compactas o limite racional foi ultrapassado, a Fuji F200EXR por exemplo para obter os melhores resultados fotografa a 6Mpixels.

Nas SLR's, ainda há bastante margem para aumentos da resolução, mas as lentes actuais não permitem que esses aumentos se traduzam em aumentos reais da qualidade final das fotografias.

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isso é uma coisa que deve ser vista com bastante cuidado. Não foi à tanto tempo quanto isso que a conversa era precisamente o oposto, por parte de fabricantes de lentes como a Leica, que não existiam era sensores com resolução suficiente para tirar partido das suas melhores lentes.

Sim, claro. O facto de uma boa impressão ter 416% da resolução de um monitor é irrelevante. É sempre bom vermos as fotos em tamanho normal num monitor, numa resolução que na realidade não dá sequer para encher um 10x15. :rolleyes:

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Yah, mas dos que imprimem, não precisam de imprimir na "fachada de um prédio" para estar a ver a foto com uma resolução muito superior à de um monitor, basta um 10x15.

Além disso, para quem passa a vida a ver downsamples com menos de 2Mpx gerados pelo Windows, tudo isto é praticamente irrelevante.

16. mundano

mundano Power Member

Eu acho que a Canon 50D de certa forma prova o meu ponto... A esmagadora maioria das lentes mostra imensas limitações quando se tenta espremer 15 Mpixels de uma área que corresponde a um crop de 1,6.. Se lentes de 3 ou 4 mil euros têm capacidade para mais, parabéns, mas eu não tenho dinheiro para as comprar..

Quanto às impressões, eu acho que não devemos ser tanto à terra, nem tanto ao mar... Por um lado é certo que a maioria dos amadores está tão bem servido com 10, como com 15, ou 20 mpixels... Mas não devemos descurar a hipotese de um dia imprimir em formatos um pouco maiores.. E não é preciso fazermos outdoors, basta imprimir em A4 para começar a notar dificuldades quando não se tem bons ficheiros de base..

Ainda há dias estive no meu barbeiro que também tem a panca da fotografia, e costuma ter uns albuns para o pessoal que vai lá ver as suas fotos, em 10x15... E as fotos costumam parecerperfeitas, mas ele ainda usa uma superzoom a ver um album que ele imprimiu com as suas melhores fotos em tamanho A4.. E apesar de os enquadramentos e as cores estarem porreiras a primeira coisa que me saltou à vista foi as imensas limitações da máquina dele.. Desde aberrações cromaticas, até uma IMENSA falta de nitidez.. Todas as limitações ficaram amplificadas de uma forma enorme ao passar de 10*15 para tamanho A4...

Depois de imprimir este album já não diz maravilhas da máquina que tem, e anda a pensar comprar uma Canon 40D ;) ...

Última edição: 22 de Março de 2009
  17. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Então fiquem com a 40D que eu fico com a 50D.

Isso das lentes é assim, a lente consegue desenvolver resolução, boa. Se não consegue, temos pena.

Pelo menos sabes que estás sempre a espremer o máximo da lente!

18. Almeida100

Foi uma opção tomada por algumas pessoas depois de lerem no DPReview:

Cons

High ISO performance worse than 40D
    Reduced dynamic range in the shadow areas compared to EOS 40D
    Per-pixel detail not as good as on good 10 or 12 megapixel cameras

19. Por falar em megapixels...

Se houver por aqui algum,curioso Q.B :p que possa dar um salto às Caldas Da Rainha,visitar a Expoeste este fim de semana.
    De uma olhada na stand da Ibermagem e faça uma inscrição e tente obter uma impressão que é grátis em 40x50 da Phase 65p que tem uma imensidão de megapixels:001:,se não estou em erro segundo um convite que recebi da Capture One Pro 4 65 megapixels.
    Como me é impossivel la estar seria uma otima oportunidade para o sortudo nos falar de megapixels:D.Apesar de o ter recebido por email,fiquei com a impressão qualquer entusiasta conseguira.Ou então digam que é o trialg lol lol.Saude a todos e optimo fim de semana

20. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Opa, desculpa la, uma coisa é comprar a 40D por estar mais barata, outra coisa é trocar uma 50D por uma 40D. Isso não cabe na cabeça de ninguém.

Partilhar esta Página