Megapixel race - noise or quality

Acho que as vezes exagera-se um bocado... É certo que a 50D não representa uma evolução que se esperaria na qualidade da imagem visto ser de uma geração mais recente... Mas também não é um retrocesso.

Vejam aqui...
http://www.dxomark.com/index.php/eng/Image-Quality-Database/Compare-cameras/(appareil1)/180|0/(appareil2)/267|0/(onglet)/0/(brand)/Canon/(brand2)/Canon

Em quase todos os testes a 40D tem vantagem muito ligeira quando vista a 100% "on screen".. Mas ai estamos a comparar imagens de 10, com imagens de 15 Mpixels, de admirar era se em imagens a 100% não fosse melhor.. Mas nos testes existe a opção "Print", que compara imagens normalizadas para a mesma resolução, impressas a 300DPI em papel 30*20, e ai, tendo em conta o quase empate quando vistas "on screen" é sem surpresa que se ve que a vantagem recai ligeiramente para a 50D em quase todas as áreas, desde alcance dinâmico até ao ruído.. Perdendo unicamente na sensibilidade à cor..

Ou seja, a 50D não é pior como alguns exageradamente tentam fazer passar, mas não deixa de ser decepcionante que na pratica, em impressões 30x20 a diferença seja tão marginal, numa nova geração esperamos sempre um salto na qualidade, aqui o salto foi apenas na resolução, no resto anda ela por ela...

Pelo que ficará sempre no ar aquela pergunta.. E se em vez de apostarem em 15 Mpixels tivessem ido para 12 ou 13 por exemplo e tivessem apostado mais em melhorar a resposta tonal, o ruido e a sensibilidade do sensor?
 
Última edição:
Eu acho que a Canon 50D de certa forma prova o meu ponto... A esmagadora maioria das lentes mostra imensas limitações quando se tenta espremer 15 Mpixels de uma área que corresponde a um crop de 1,6.. Se lentes de 3 ou 4 mil euros têm capacidade para mais, parabéns, mas eu não tenho dinheiro para as comprar..

A 50D pode ter demonstrado que certas lentes estão a atingir o limite, mas outras continuam a mostrar ganhos no que diz respeito a resolução (e não é preciso ir para lentes tão caras quanto isso). Além disso, provavelmente também não te encontras no público-alvo de uma 50D, daí não estares disposto a pagar por uma lente mais capaz.

Para a gama amadora é possível que o aumento de Mpx pare (ou não, devido ao marketing). Para a gama semi-profissional e profissional faz mais sentido o lançamento de lentes novas, capazes de atingir resoluções maiores.
 
Não sei até que ponto isso no segmento dos sensores crop faz muito sentido..


Embora, muito sinceramente eu não acredite que a corrida vá parar por aqui.. Não me admiraria nada se daqui a 5 anos andarmos nos 20 ou 30 Mpixels..

É que fazendo ou não sentido, tendo ou não mais qualidade, no dia em que a Canon 600D tiver 30 Mpixels, se a Nikon 95D tiver 15Mpixels, as vendas vão cair totalmente para a que tiver os 30 Mpixels..

E se é certo que algumas marcas, como a Nikon, ainda andam neste negocio com algum sentido de orgulho no que fazem (o lançamento da D3x é a prova disso, porque nitidamente não é uma máquina para vender e dar lucro, isso está reservado para a D700x, mas sim uma máquina para reclamar o trono que era da Nikon e nos ultimos anos andou nas mãos da Canon), a verdade é que o essencial é vender e ter lucro, especialmente nos segmentos intermedios e baixos... Pelo que não me acredito que nenhuma maca se deixe ficar para trás na corrida aos Mpixels..
 
Back
Topo