Meje

Meje

Power Member
Sempre tive um gosto particular pela fotografia, mas nunca tive a oportunidade de aprender grande coisa. Finalmente decidi comprar uma DSLR e tenho uma D5200 desde meados de Julho de 2015.

Gostava de aprender com as vossas criticas e melhorar os pontos fracos das minhas fotos.

Gosto particularmente de fotos noturnas e descobri recentemente que gosto também de HDR.

Aqui fica aquela que considero a minha melhor foto até ao momento, apesar da elevada manipulação:

Praia do Forte Sunset
by Dan S. M., no Flickr

PS: Agradeço que se refiram às fotos pela designação porque o Post Inicial vai sendo editado com as fotos em destaque.
 
Última edição:
Belas fotos! Também gosto muito de fotos noturnas :)

Gosto de todas. Se for para criticar, na 2 teria feito um pequeníssimo crop à parte de baixo para tirar aquela ponta de uma barra que lá aparece.

A HDR para mim está muito boa, se fosse um pouco mais atrás, acho que ainda ficava melhor. Já vi que a fizeste com os 18mm, portanto, só se te chegasses para trás... O que podia não ser possível.

Continua a postar :)
 
Obrigado pelos comentários.

Realmente, nem sei como é que deixei passar aquele "defeito" na segunda foto! Tenho de retificar!

Eu até podia ir mais para trás, mas o problema é que havia "poluição" à volta. Pessoas, outros barcos com uma disposição menos agradável (do lado esquerdo vê-se alguns). Eu acho que tenho é de perder o hábito de usar sempre os 18 mm, tendo em conta que não é o "sweet spot" da lente e possivelmente perco um pouco de qualidade fotográfica por não aumentar um pouco a distância focal e afastar-me dos motivos.

Estou a descobrir, que quando voltar a investir dinheiro na fotografia (por agora fechou a fonte), será numa UGA com pouca distorção, algo como uma 14-24mm. Ando com a 35mm na bolsa, mas a verdade é que só a uso se for fotografar à noite ou detalhes, por isso posso muito bem tirar a 35mm da bolsa e meter uma UGA.
 
Percebo...

Eu também tenho a 35mm f1.8, e era a lente que mais usava em detrimento da 18-55 VR. Esforçava-me mais para a usar (com as perninhas), mas efetivamente, por vezes (falta de espaço) é difícil usa-la.

Depois vendi a 18-55, e comprei a Sigma 17-70 f2.8-4 Contemporary... Nitidez parva (ultrapassando mesmo a prime em testes que fiz), boa cor e contraste, qualidade de construção brutal, enfim, adoro a lente... É pesadita, para quem está habituado às lentes de Kit, mas vale a pena. Conclusão, ainda não peguei na 35mm desde que comprei a Sigma. Mas também não fotografo/pratico tanto como gostaria... Vai sendo conforme a vida deixa, e não tem havido tempo para muito.

Não me importava nada de, tal como tu, ter uma grande angular tipo a Tokina 10-16 a f2.8, mas um gajo começa-se a entusiasmar, e quando dá conta gastou uma fortuna.

É preciso é aproveitarmos o que temos... Que já não é pouco :)
 
Estarei atento essa lente quando pensar em novas aquisições... Vendeste a 35mm? Acaba por deixar de fazer sentido ter a Prime quando tens uma zoom que faz o mesmo trabalho!

Aqui ficam duas tiradas no dia que andei a testar o HDR. Nestas acho que as cores ficaram muito alteradas em locais que deviam ser semelhantes. Aprendi que não posso ter muita coisa colorida perto do horizonte, especialmente se for contra o sol...

Por do Sol na praia de Jurerê Internacional, Florianópolis:

Sunset
by Dan S. M., no Flickr

Praia do Forte em Florianópolis 2:

Praia do Forte
by Dan S. M., no Flickr
 
Não vendi a 35mm, ainda a tenho e gosto dela. A Sigma não substitui a 35mm em algumas situações, não faz sequer 2.8 a 35mm, e a prime faz 1.8. Mas faz menos sentido mante-la, sim... Porque vou fazendo tudo com a Sigma. Para já não a vendo.

As tuas fotos estão muito boas. Logo vou ver melhor no pc :)

Os HDR's fazem sentido quando há um contraste no mínimo considerável entre a exposição de 2 partes da fotografia... Na segunda esse contraste não é tão evidente, mas gosto de ambas as fotos. Parabéns :)

Estiveste em sitios muito bonito :)
 
Obrigado!!!

Eu vivo nesses sitios atualmente (15 a 30 minutos dessas praias)!
Pelo menos mais uns meses vou viver por aqui, por isso tenho de aproveitar para fotografar bastante!
 
Acho que já vi algumas destas fotos noutro fórum ;)
O que disse lá serve para aqui também :P (sou o Emanuel M lá).

Em relação a estas da praia, que acho que ainda não tinha visto, estão boas, mas tens que ter atenção à linha do horizonte.
É fácil corrigir ;)
Eu no lightroom nas correcções de lente corrijo quase sempre o horizonte automaticamente.
Às vezes lá escapa uma foto ou outra mais torta ;)

Continua a evoluir, acho que tens potencial.

Cumpz
 
Back
Topo