1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor 70-300?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Arrakis_Dune, 28 de Junho de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 1722)

1. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Boas, vou provavelmente adquirir uma 70-300 para a D40, mas não me consigo decidir sobre qual escolher, entre Sigma, Tamron e Nikkor, sendo que a Tamron, apos algumas fotos que vi, incluindo Macro, pelo valor pedido, pareceu-me bastante bem, por agora, que não sou rico..

Opiniões?

Obrigado

2. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

A melhor é com certeza a Nikkor, quanto as outras não tenho bem certeza da tamron mas já vi comparações com a sigma e esta é mais soft que a nikkor...

3. edumad

edumad I fold therefore I AM

Para usar na D40 tem de ter motor interno certo? (nunc apercebi a ideia duma maquina com tamanho handycap)
    Nao sei se elas estao todas disponiveis para a D40, mas aqui vao algumas reviews.
    Sigma 1 , Sigma 2

Tamron 1, Tamron 2

Nikkor 1 (IF), Nikkor 2 (no IF), Nikkor 3 (no IF)

Sem olhar ao preco a melhor e a : Nikkor AF-S 70-300mm f/4.5-5.6 G IF-ED VR
    Depois a Tamron, Sigma e Nikkor outra vez. So olhando para as notas dadas!
    Infelizmente a Nikkor IF chega a ser quase o triplo da tamron...

4. Arrakis_Dune

Obrigado por tudo!

Apos análise, e visto que estou numa de Low Budget para já, e tenho contas adicionais para pagar, consegui em segunda mão como nova a Sigma, por 105 euros em segunda mão, com APO, vamos ver se gosto ou não, não acho cara, nova pelo que vi ronda os 199£ a 250£

Que vis parece?

5. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Em 2ª mão? E é a versão motorizada? Essa versão saiu à pouco tempo, estou a estranhar já a arranjares em 2ª mão. É que se não for a motorizada, não tens auto-focus na d40, o que numa tele é um bocado mau.
    A APO motorizada, nova custa 250€.

6. Arrakis_Dune

Eu pensei nisso, salvo erro é a nova, pelo menos analisando a página da Sigma, parece-me ser a mesma lente, veremos.. Ainda assim pareceu-me um bom preço, vou analisar melhor, se for sem motor, nao haverá problema, nao me importo de vender pelo mesmo valor de compra, de certeza que pelo preço, alguem não se importa de ficar com ela, ou mudo para a D60 LOL

7. ruimoura

ruimoura Power Member

Vou raptar o tópico ...

Tenho a 55-200 VR na D40, e já me tinha apercebido em algumas situaçoes que o alcance dos 200mm se torna muito curto, mas este fds cheguei definitivamente a essa conclusão, ao fotografar surf ... Também me dava jeito ter mais zoom para natureza (aves).

Posto isto, em que é que posso pensar para ter mais alcance, sem ter que vender o carro para comprar uma lente :mad:?
    Acham que com uma 70-300 (estou a lembrar-me das Sigma) tenho realmente mais poder de alcance, ou no fundo não compensa assim muito? E um anel de extensão duplicador? Pelo que vi só funcionam bem em lentes muito luminosas e abaixo de f/3.5 (pelo menos o que eu vi).

Help, please?

8. mundano

mundano Power Member

Muito sinceramente, se os 200mm + crop não te chegam, 300 mm também não vão fazer milagres...

Quanto à sigma, a lente não é má de todo.. Mas eu do que já experimentei tenho duvida quanto à sua utilidade enquanto lente para fotografar desporto.. A focagem é MUITO lenta..

Muito sinceramente para surf e aves acho que uma 300mm não vai acrescentar significativamente em relação à tua para que te compense a mudança.. Acho que se essas são áreas que te interessam devias mandar-te para algo nos 400 ~ 500mm, como a Sigma 120-400 OS HSM (677€), ou a Sigma 150-500 OS HSM (827€) ou a Tamron 200-500 (799€)..

9. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Epá mundano acho que ele tinha pedido para não ter de vender o carro :D Epá a 300 dá-te mais 150mm efectivos sobre o que tens agora... E vendendo essa a sigma fica-te muito mais barata não é verdade...

Hoje fui dar uma perninha num torneio de ténis... Nalgumas situações a lente de kit deu, noutras até a 50mm f/1.8 mas precisava mesmo da tele para apanhar os jogadores mais distantes no campo (era pares)... Assim tenho de fazer muito crop, o que não pode ser pq são para vender as fotos...

10. jmmsmm

jmmsmm Power Member

ruimoura, se não quiseres vender mesmo o carro...:)... tens esta da tokina...
    já houvi falar muito bem na lente, pelo menos com o mount para a Canon...

A compra não ficava completa sem um bom tripé...:)

11. mundano

mundano Power Member

Acho que tem que vender o carro mais depressa se começa a comprar lentes que não servem os seus propositos umas atras das outras..

Agora vende a 55-200 e compra uma 70-300, depois daqui a uns meses vende a 70-300 para comprar a .... etc.. etc...

Se o interesse dele é aves e surf, acho que deve esperar até ter as possibilidades para isso e comprar uma lente adequada.

12. ruimoura

ruimoura Power Member

O carro dá-me o seu jeito, digamos ... :mad:

Já tinha visto as Sigma, ainda não tinha reparado nessa. Vou investigar.
    Quanto ao tripé estava a pensar mais num monopé, confesso.

O meu receio a 300mm é mesmo esse, que não ganhe grande coisa, e para andar a abusar nos crops já o faço agora e não é grande solução para algo definitivo.
    A lente que realmente eu tinha em mente, apesar do preço (que comparativamente com outras é "baixo") era essa 120-400 OS HSM, os 400mm já me parecem um compromisso excelente, e em conjunto com uns leves crops já dará para algo mais "profissional" nas áreas que eu pretendo. Mais do que cerca de 600/650 euros é loucura, e não me posso meter nisso (isto já contando com algum dinheiro da venda da 55-200 VR).

Obrigado a todos ;)
    Mais sugestões?

ps: c3l5o, o meu carro não é assim tão reles!

13. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Elas por fora são iguais. ;)

É da mesma linhagem da d40 e d40x, também não tem motor interno, não te resolvia o problema. :D

14. edumad

edumad I fold therefore I AM

A sigma APO DG 70-300mm compra-se por £170 libras nova e a 202eipos na digiwowo. Mas acho que nao vem com motor interno (pelo menos ainda nao encontrei nenhuma). A versao nao APO ja encontrei com motor, mas e mais fraca, felizmente mais barata tb, por exemplo.

No entanto, a Tamron Di LD 70-300mm com motor AF esta bem barata.

Acho que a Tamron e a melhor escolha. No entanto, se o objectivo for fotografar surf, p.e., cuidado pois a maquina e dada a aberracoes cromaticas...
    Para o caso do surfing, como vais estar na maior parte das vezes com luz abundante, nao sera tao ma' a pequena abertura max da lente.
    Para o caso de se querer usar teleconversores, mais uma vez a tamron parece-me melhor pois o pessoal comenta que a sigma e mais soft do que tamron a partir dos 200mm.

Uma lente com grande alcance, sobre a qual tenho ouvido boas coisas, vindo de pessoal que faz birding e a Bigma (~950eipos): Sigma EX 50-500mm f/4,0-6,3. Suponho que seja pela flexibilidade em grande parte.
    Mas isto e as sugestoes do mundano sao tudo boas ideias daquilo que o pessoal gostava de ter. Na pratica, se nao vais fazer negocio com as fotos, nem es rico, as tele zooms de consumidor que se falaram servem bem mais aconselhaveis.
    Para alem do que, se eventualmente as fotos derem negocio, aquilo que consegues imprimir com uma maquina de 6MP (D40, certo?) suponho que quase nao revelara as diferencas entre lente+teleconversor e lente melhor.

Acho que uma politica de incrementos sera mais aconselhavel, mas claro se andar a trocar as lente volta e meia.
    Pessoalmente, estava todo lancado para comprar a Tamron para K10D (ta qs a chegar aquenta >(...). Mas depois vi que a pentax tinha lancado a 55-300mm. As reviews e as fotos mostram que e bem melhor do que a sigma ou tamron. O problema e que custa £220 em vez das £90 pela tamron.
    Portanto, comprei uma Sigma 70-210mm F4-5.6 UCII por £30. Vou aguentar-me com essa ate juntar dinheiro, e quem sabe talvez daqui a uns meses queira mm e 400 0u 500mm. Ai, nem vendo esta, fica como backup...

Última edição pelo moderador: 29 de Junho de 2008
  15. mundano

mundano Power Member

Já há alguns meses que as Sigma 70-300 APO são motorizadas.. Se apanharem alguma não-motorizada é porque é stocks antigos..

De qualquer forma, em compras à distancia, perguntem antes e comprem depois.

16. ruimoura

ruimoura Power Member

É uma D40, sim ...

Essa sigma 50-500 seria qq coisa, mas é areia a mais para o meu camião ... Já andei a ver muitas reviews e opiniões acerca da Sigma 120-400 OS HSM, que para já se situa na linha da frente, com a seguinte apreciação:

Positivo

• tem motor interno compatível com a D40
    • tem estabilizador de imagem
    • 400mm de boa qualidade
    • é grande pra ******* e vou parecer um pro com aquilo
    • tem um preço "acessível"
    Negativo

• é grande pra ******* (:confused::mad:) e não cabe em nenhum sítio que eu possua actualmente, tendo que comprar uma mochila nova
    • pesa 4 vezes mais que a minha máquina (aprox)
    • tenho que me inscrever num ginásio para poder com a lente mais de 5 minutos nas mãos
    Que acham? Avanço?

17. mundano

mundano Power Member

Além disso essa Sigma é F/5.6 e as outras são F/6.3... A maioria dos sistemas de focagem estão preparados para focar bem até F/5.6.. Já agora, uma lente dessas requer um bom tripé.. Ou na pior das hipóteses um monopé..

Antes de ponderares a compra, pensa que o preço da lente tem que incluir um bom tripé.

Mas para o que queres a lente, penso que terá que ser uma aposta nesse segmento. Ou essa ou a 150-500 OS HSM..

18. Arrakis_Dune

Nikon com Motor então seria que?

D80 para cima?

Mesmo que não seja motorizada, eu já passo a vida com o tripé atrás, e quero testar principalmente se gosto desse tipo de fotografia, e expandir os meus horizontes um pouco.. Aos poucos ei de contruir o meu set, para já tou mm a experimentar ;)

19. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Corpos Nikon com motor são todos menos a d40, d40x e d60. Nestas camaras, para teres auto-focus precisas que a lente tenha motor incorporado. Nas nikkor é o caso de todas as af-s e af-i. Noutras marcas de lentes tens de ver se a lente tem motor ou não. No caso especifico da sigma 70-300, até à pouco tempo, a versão com baioneta f (nikon) não tinha motor. Agora ja tem. E custa nova o mesmo que custava antes. Olha-a, por exemplo, aqui.

20. Arrakis_Dune

Obrigado pela resposta ;)

Partilhar esta Página