Melhor airflow? melhor gpu temps?

pedrocsilva

Power Member
Boas a todos,

Quero melhorar a minha caixa actual Nox Infinity Sigma RGB Mid Tower (Uma autêntica torradeira).
Acontece que tenho apenas uma fan de 120 na parte frontal (intake) da caixa e outra na parte de traseira (exhaust). Noto que tenho um "death spot" na zona da gráfica... o que jogando qualquer jogo vai facilmente aos 78- 80 ºC sem a tampa em vidro temperado. Utilizando a tampa numa altura precoce do Verão facilmente atingia 87 ºC, o que não tenho utilizado desde então. Adicionando mais fans vai melhorar estas temps? ou procurar uma caixa com melhor aiflow? (tipo mesh na frente). É que no CPU não tenho qualquer problema de temp.

As minhas specs são as seguintes:

Processador I5 9600k
Cooler CPU Cryorig H7
Motherboard MSI MAG Z390 TOMAHAWK
PSU Nox HUMMER X Series MODULAR ATX PSU 650W 80+ GOLD
RAM DDR4 16GB (8*2) 3200MHz CL16 HyperX Predator
GPU Geforce RTX 2070 MSI Gaming Z 8GB
SSD Crucial MX500 500 GB
HDD Seagate barracuda 1TB

Obrigada!
 
podes arranjar um adaptador de fan pra a zona da grafica. em relação á grafica tb me parecem temps mto altas, isso é com a fan profile a 100% em full?
 
podes arranjar um adaptador de fan pra a zona da grafica. em relação á grafica tb me parecem temps mto altas, isso é com a fan profile a 100% em full?

Não tenho qualquer ganho com a fan a trabalhar a 100%... só o ganho do barulho lol

Quando dizes adaptador, colocar uma fan no vidro (bricolage) a tirar o ar da zona da gráfica?
 
podes usar qualquer coisa que faça mais de blower na zona da grafica.

uma boa alternativa são os adptadores extender de 5.25"

5.25in_Bay_Case_Fan_Cooler_Mounting_Kit__97952_zoom.jpg
 
Eu vi uns vídeos interessantes a esse respeito.


E em relação ao software.


Depois em relação às gpus RDNA 3 que não são suportadas existem alguns workarounds. Pessoalmente eu acho o QFan na bios assim muito básico. Desinstalei Armory Crate e tudo o que é blotware da Asus. Atualmente tenho o QFan tudo em auto, curva standard. Já andei a fazer todo o género de experiencias.

Apenas tenho x2 120 mm frontais e x1 120 mm traseira (pré-instaladas), numa caixa ATX. Esse cooler que estão a ver na sig. Temps do CPU não é problema, é sempre à volta de 50º em full load. No que diz respeito à GPU, era 75º máxima, agora está em 70º (provávelmente com o uso, fruto dos thermal pads) e 85º hotspot. Memory junction é sempre 10º mais frio que a da GPU, pelo que tenho visto no HWINFO64.

43cikyvq_o.jpg


Portanto isso que estão a ver. RPMs muito baixas, mesmo no que diz respeito às ventoínhas no chassis e CPU. Mesmo em full load, é um setup completamente silencioso. Subir as RPMs manualmente, ou através da curva no chassis não pareçe obter assim grandes ganhos. Numa caixa ATX é importante ter airflow ligeiramente positivo.

Para já não quero mexer na fan curve da GPU. Até estou para contactar a Sapphire, para saber se isso iria invalidar a garantia. O sistema é inteligente e sabe regular as RPMs em comformidade. Estão a ver 1250 RPMs no gráfico, mas atenção que ela vai até 2600 se absolutamente necessário. Eu nunca vi ir acima de 1650. No ínicio era sempre abaixo de 1250.

Eu acho que o importante é mover o ar quente fora da caixa. Não penso que essas ventoínhas do chassis, ou mesmo do CPU (cuja função é arrefecer o heatsink) tenham alguma capacidade de arrefecer a GPU diretamente. Isso é algo que so mesmo as fans da GPU e o heatsink podem fazer. A qualidade e alinhamento dos thermal pads. O seu design, porque o airflow em si é um tanto irrevelante.

Pode fazer a GPU mais quente com mau airflow, agora mais fria é que não acho.

P.S: Depois é preciso entender que mais RPMs atraem mais poeira e sujice. Esse mesh e bandas magnéticas anti poeira ajudam, mas também reducem a sucção e airflow. O objectivo é alcançar um equilíbrio. Eu acho que os settings de fábrica são suficientes para mim, ainda estamos no inverno, depois logo veremos no verão e com desgaste dos componentes e pastas térmicas.

Cada caso é diferente. Vai de componente para componente e a sua sinergia, num todo. 110º é o máximo em hotspot para RDNA 2 de acordo com a AMD. É certo que ninguém se sentirá comfortável com 90º - 100º, mas aconteçe que muita GPU opera nessas temps.
 
Última edição:
Back
Topo