Melhor antivirus e firewall gratuitos

Acho que o problema aí é que ao teres as portas closed se alguem tentar atakar o teu ip, sabe que o pc existe, pq ele responde (Deny), enquanto que se tiveres para ignorar as portas todas, o atacante não sabe se é da firewall ou se não existe ninguem com esse ip.

Certissimo. Estando tudo em stealth não podes, ou será mais dificil determinar, se a máquina existe ou não. Ao teres um closed é pq rejeitas activamente a ligação. Isso é das duas uma, erro ou firewall defeituosa. A ser fw duvidosa, torna-se um vector de ataque a explorar.
 
uso actualmente na parte win, o ja falado AOL av (kasp v6 powa), e kerio firewall. ou entao Antivir.
aconselho tb 1 vista de olhos na comodo firewall, o av deles ja nao é tao bom.
 
Eu uso Antivir Classic e Sygate + router
O teste também me dá quase todas as portas "closed" e algumas "stealth", quer com a sygate quer com a fw do windows, será que me devo preocupar? Também não tenho nada de importante, mas...
 
Para antivirus devo experimentar o da AOL. Quanto à firewall, estou indeciso entre a Kerio e a Zone Alarm. Qual é a melhor?
 
Não recomendo nada!:-D Todos tem pontos fracos e tudo depende de cada um! Nem todos os sistemas se dão bem com saladas! AV+Firewall é claro! Experimentem e tentem encontrar um ponto de equilibrio ideal.
 
O AVG Free é leve e ainda não me falhou. Tive um PC com Windows non SP1 ou SP2 sem qualquer update ligado com sucesso à Internet durante mais de um ano sem qualquer problema de blasters e afins coisa que não acontecia antes do AVG.

A vantagem do AVG face à concorrência é para mim ser extremamente leve. O Windows é aquilo que se sabe em relação aos recursos e o AVG pesa pouco na máquina.

Quanto ao AOL, é miserável porque engole demasiados recursos pelo menos para mim...

Quanto a Firewalls são mais ou menos inúteis quando se tem um router com NAT...
 
Última edição:
Comprei um PC novo o ano passado e vinha com o Panda Platinum Protection e deixei-o ficar, e não tive problemas, mas como está a fazer um ano de subscrição e só continua se pagar portanto ando á procura de um conjunto AV+Firewall razoável.
Quanto ao AV vou escolher o Kaspersky 6 mas agora queria uma Firewall Free para completar.

Estou a ponderar as seguintes:

- Kerio
- Sygate
- Comodo (esta não conheço mas pelas opiniões também me parece uma boa escolha)
- Outra free que achem boa

Pelo que li a versão Free da Outpost e ZoneAlarm são fracas e piores que as outras que já disse, mas se acharem que são melhor opção digam...

Entre estas (ou outras não aqui mencionadas) qual será a melhor para fazer o conjunto com o Kaspersky 6?


Cumps
 
semttulozw9.jpg



Apenas com a Firewall do Windows...:)
+1
 
O Kaspersky 6 não é gratuito.
Sim, eu sei que não é.
Só estava a procura era duma firewall que fosse...

Neste momento ia para a Kerio, mas queria ouvir mais opiniões...

EDIT: Bah...Já li milhentas opiniões e não consigo chegar a uma decisão. Acho que vou pela Kerio Free Edition mas tenho sempre algum receio que não chegue comparando com uma paga como a ZoneAlarm ou Outpost...

Cumps
 
Última edição:
UnrealPT, é simples.

Short: Usa uma qqr que faça o que tem a fazer, ie, permitir ou não tipo x de tráfego baseado nas tuas escolhas. Se tens apenas um pc e tens um router, nem precisas de fw nenhuma, a menos que precises explicitamente de bloquear uma ou outra aplicação, por motivos próprios.

Long: A psicose em termos de fw atm tem mais a ver com o desleixo do utilizador que outra coisa qqr. Entre a fw XPTO ultima versão e a minha Kerio PFW 2.15 velhinha as diferenças são poucas. Excepto que a KPFW 2.15 consome prai 5MB para fazer o trabalho dela. Ahhhh, pois, a KPFW 2.15 não tem mecanismos anty-spyware e afins... E eu, o humano sirvo para quê? Para andar a instalar todo o lixo que me aparece á frente?

As fws são como os AV's, sempre 2 passos atrás do mundo real. Quando a ameaça aparece, até haver cura ainda demora. Então tens é de jogar duro e prevenir tu próprio. Tens de pensar 10x se precisas realmente do ultimo "Programa XPTO" que encontra-te no site xyz.com, e que sabe Deus o que é, sim, pq pode ser o ultimo virus e o teu AV ainda não o conhecer. Ou pode ser uma app não "má" que trata de sacar 10 que não são assim tão pouco "más". E depois pensas mais 10x se realmente precisas mesmo da app ou se é só mais uma para juntar as pilhas de lixo que aparecem no menu de programas. E depois ponderas 10x se o sitio de onde está a vir é minimamente fidedigno. E depois de a sacares, deixas ficar no disco 1 mês, enquanto esperas que o AV actualize o suficiente para apanhar qqr coisa que fosse nova. Um AV decente de preferência. Depois disso, em principio a app está limpa de malware. E pro essa altura, precisas de uma fw XPTO para quê exactamente? Uma app decente não usa técnicas da variedade malware...

A seres paranóico, ou administrador de sistemas, o que vier primeiro :) , vais e testas num VMWare/VirtualPC, com um AV hardcore e uma Firewall igual, até estares convencido que a app é genuina. Se for, e servir para o que queres, parabens, mais uma para a colecção. Senão, sai pelo caminho do caixote do lixo. Perdeste 10 mins a testar a coisa numa box virtual e evitas-te lixo na box a sério.

Vai dai, a tua duvida entre free e a pagar, acredita que só se põe se tiveres de administrar a coisa de modo centralizado. E nesse departamento, acredita que poucs são as soluções 1/2 decente que tens, e as cheappo não são de certeza. Eu pessoalmente ainda uso a minah fw velhinha, memso com o raio do bug maldito, mas como não tenho 65000 conecções por sessão, não me importo. Importa-me mais andar com a minha config ultra-custom atrás, install após install. Para ti calhando a ultima Sygate free não cai mal, ainda a encontras na Simtel e faz um trabalho decente. Eu só não a uso pq é uma degraça em termos de definição/manutenção de rulesets...
 
Back
Topo