1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor board para HTPC com Gráfica integrada

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Sp3c, 8 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 43; Visualizações: 3471)

1. Sp3c

Sp3c Power Member

Boas,

Já me rendi à pouco tempo a um plasma 42py70 e respectivo leitor de DVD´s. No entanto como já estou farto de carregar com o PC para a sala para o ligar ao plasma para ver HD. Estou decidido a comprar um media center.

Escolhi todos os componentes menos a motherboard. A utilização irá ser maioritariamente para ler mkv´s 720/1080p.

Estou indeciso entre duas motherboards ambas para Intel:

Abit Fatal1ty F-I90HD VS. Asus P5E-VM HDMI

já vi vários comparativos entre MB´s mas nunca vi um entre estas duas.

Aqui fizeram um comparativo interessante entre uma gigabyte uma MSI e esta asus.

http://www.bit-tech.net/hardware/2008/02/05/home_theatre_pc_motherboards_feb_08/1

O principal objectivo e comprar uma board que dispense a compra de uma placa gráfica, para se poupar uns trocos.

2. ifc

ifc Power Member

Esquece MSI, compra ASUS ficas muito mais bem servido.

3. leficoma

leficoma Power Member

Tem mesmo de ser intel?
    Se nao podes esperar uns dias (esperemos) por os novos chipsets AMD 780G e o NVIDIA GeFORCE 8200, com UVD e PureVideo HD respectivamente, q fazem o decode sem exigir muito do processador.
    Para Intel, so lá para Abril a NVIDIA lancará o GeForce8-series e Junho Intel G45.

Se estiveres a ferver podes optar pela recente grafica asus HD3450 q anda á volta dos 45eur e segundo as reviews faz o hardware decode de HD e comprar uma mobo mais barata.

Cumps

4. decapitado

decapitado Power Member

Amigo não penses muito.
    Eu comprei um media center pela mm razão ke tu pra não andar sempre com o pc do quarto pra sala.

Abit Fatal1ty F-I90HD all the way.

Vês HD a 1080p na boa, e tem saída digital optica integrada pra som surround.

5. Sp3c

Sp3c Power Member

Ainda pensei em AMD, mas os processadores para o preco que estou disposto a pagar +-70€ sao bem piores que os intel ( com algum OC).

Relativamente a comprar uma board mais fraca e uma gráfica com HDMI já pensei nisso, mas fica sempre mais caro e penso que não consigo transmitir o som por HDMI, apenas video.

6. leficoma

leficoma Power Member

Tens que processador? Consegues estar a correr alguns programas em background quando tas a ver 1080p?
    Quando te referes a 1080p falas de BDrips e HDDVDrips em .mkv ou .avi?
    Cumps

7. decapitado

decapitado Power Member

Tenho um E2160.
    Não corro programas em background pk só uso o media center pra ver mkv basicamente.

8. musemaster

musemaster Power Member

Eu tenho a Abit com um 4300 a 3200 de velocidad e esta impecavel. Não quero outra coisa. esta ligada por HDMI e posso estar a ver mkv, ir a net entretanto pesquisar algo ou correr qualquer programa que não crash.

Grande board mesmo. Estou a usar placa gráfica onboard que ainda carrega mais o cpu mas nada a apontar. 5 estrelas.

9. pmaVilaca

pmaVilaca Power Member

Estou a pensar em comprar um amd athlon 64 x2 4400+ (70,90€) , board asrock ALiveNF7G-HDready (60,90€)

Por estes valores não compensa escolehr amd em vez de intel? Para media center não chega?

10. Sp3c

Sp3c Power Member

A diferenca é pouca, por exemplo por um intel equivalente fica por volta dos 60€ processador 1.8 prai com uma board fatal1ty 80€. Acaba por dar ao mesmo porque os intel consegue se comprar modelos mais abaixo e overclockar facilmente.

Neste caso o que me interessa mais mesmo é uma board boa que possivelmente ja de para quad core, assim qualquer dia posso meter uma grafica e um processador no media center e jogar Crisis ou outros jogos que puxem, no plasma.

Daí estar mais inclinado para a board da Asus que tem um chipset mais recente. Porque para media center ate o meu AMD 2.4 o consigo meter a papar bem 720p.

Assim vou passar a usar o media center para estar ligado 24 horas por dia a sacar filmes HD e com acesso remoto.

11. pmaVilaca

pmaVilaca Power Member

A minha ideia é exactamente a mesma que a tua. Não gastar muito dinheiro agora, mas comprar uma board que dê para no futuro pôr um processador e uma grafica melhores.
    Acho que vou para amd porque nunca fiz OC e também não estou a contar fazer, e nesse caso, acho que fico melhor servido com a configuração que referi.

PAra já o pc tb vai ser só para servir de media center, trabalhar um bocado, e ter acesso remoto por vnc.

A minha duvida está se vale ou não a pena o esforço de gastar mais uns trocos e comprar intel, visto que a amd está sempre a mudar o socket, e o mais comum é o am2, já há o am2+ e se calhar estou a comprar uma board que acho k vai dar para uns tempos e n vai.. não sei.

12. Sp3c

Sp3c Power Member

Pelo que li se fores para AMD estão ai a aparecer as novas MB´s com graficas integradas mais avancadas só não sei se vao ter precos competitivos.

eu o meu media center estou a ponderar gastar:

processador 2.0 e2180 73€
    MB asus p5e-vm 109€

ou seja 182€ no conjunto.

Mas tambem ha a hipotese de meter a ABIT Fatal1ty por 83€ e um e2140 1.6 a 57€ = 140€ o conjunto

EM AMD talvez consigas uns 10€ mais barato e uma velocidade inicial melhor ( Sem OC)

13. _rm_

_rm_ Power Member

Eu metei uma fatal1ty por 83€ e um e2160 1.8 por 60€:009:

14. pmaVilaca

pmaVilaca Power Member

Essa board já suporta a 100% os novos processadores intel? (isto é, sem ser como a que referi, que suporta procesadores socket am2+ mas com um fsb limitado)

Deve acontecer o mesmo visto que o FSB é 1066 e alguns processadores usam 1333. N é?

Última edição: 11 de Fevereiro de 2008
  15. Sp3c

Sp3c Power Member

Sim por exemplo a asus P5e - VM hdmi e a Fatal1ty suportam ambas até 1333FSB e quad core. E um slot PCI-e 16x.

Outra coisa a ter em conta é a placa de som, a Fatality tem uma placa de som melhor e saidas opticas.

Só não vou optar por AMD porque acho que de momento a intel ainda consegue melhores processadores.

Mas se tivesse a contar os tostoes certamente ia para AMD consegue-se poupar uns trocos e tem mais ofertas de motherboards.

Vai depender do que queremos fazer do media center no futuro. Se for so mesmo para media center qualquer board HD com grafica integrada e um processador na casa dos 60€ chega perfeitamente.

Se quisermos futuramente bater la uns jogos( como é o meu caso) já vale a pena gastar agora mais uns 30€

16. pmaVilaca

pmaVilaca Power Member

Neste momento o processador para mim não é o mais importante, visto que é so mesmo para media center. Só não queria comprar uma board que estivesse limitada a partida. Se comprar a que falei, já estou a comprar uma board que nao suporta os novos processadores da amd. É aí que está a minha duvida.

17. pmaVilaca

pmaVilaca Power Member

Para intel, e dentro dos valores que falaste, podes também ver estas boards:

AsRock - 4Core1333-FullHD - 79,99€ (Não tinha reparado que não tinha saída hdmi)

ABIT I-N73HD - 52,67 € (não dá pa dual channel e so tem dois slots de memoria)

GIGABYTE GA-73PVM-S2H - 69€ (não dá pa dual channel e so tem dois slots de memoria)

MSI P6NGM-FIH - 65€ (não dá pa dual channel e so tem dois slots de memoria)

Última edição: 12 de Fevereiro de 2008
  18. pmaVilaca

pmaVilaca Power Member

Acho que vou para a Fatal1ty, só é pena só ter 1 slot Pci e não suportar Raid 5.

Até 100€, e também com grafica onboard e saida hdmi, não há mais nenhuma alternativa? já estou farto de procurar e não encontro nada.

Sp3C, falaste em OC, li numa review, que a facil1ty para OC não é grande coisa. E já agora, onde é que viste a facil1ty a 80€ é que so a encontra a 100€.

Última edição: 13 de Fevereiro de 2008
  19. leficoma

leficoma Power Member

Tens por exemplo
    Proc.Intel:
    -Gigabyte GA-G33M-D2SR (~95eur)
    -Asus P5K-VM (~95eur)
    -Asus P5KPL-VM (~60)
    Proc AMD:
    -Gigabyte GA-MA69GM-S2H (~70eur)
    -eVGA nFORCE 630i n77 HDMI (~115eur)

Cumps