1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

melhor desktop possível até 600€

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por JosePartido, 11 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 19; Visualizações: 1393)

1. 1) Qual o orçamento disponível?
    600

2) Quando vais comprar o computador?

quando encontrar um bom negócio

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    desktop

4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?
    torre, teclado, monitor, rato

5) Preferes alguma marca? Queres montar um sistema AMD ou Intel?
    amd sai mais barato... compensa?

6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial? É destinado para jogos? (Se for para jogos indicar quais os jogos ou o tipo de jogos e a resolução a que se vai jogar)
    trabalho, internet, jogos pouco exigentes, mesmo pouco, tipo antigos!

7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?
    não

8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?
    320 por enquanto chega com certeza... não percebo a 2º pergunta, mas imagino que não se aplique ao meu caso

9)
    Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?
    dvd, com gravador...

10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?
    não

11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?
    ui!! um par de anos!

12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?
    sem preferência... como é para ser barato, tb não se pode exagerar... tem um na fnac à venda por 99€ da LG. qualquer coisa à volta disto seria o máximo

13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?
    gostava de saber mexer no linux, para poupar no windows... caso seja muito arriscado, vista HP

14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    porto (que tem muitas lojas online por aí espalhadas)

15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    nao

16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

não sei muito bem =) preciso só da ADSL... o eSata tb me parece bem, caso o disco seja só de 320G

17) Vais fazer Overclock?
    nao

18) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?

montar na loja!

p.s.: como andam por aí os novos processadores i7, será que vale apena esperar? se sim, quando pensam que poderão ser feitos os melhores negócios?

obrigado desde já

2. RSC

RSC Power Member

SAMSUNG TFT 20" T200 2MS (WIDE)* 166,60 €
    ASUS P5Q-VM* 107,60 €
    WESTERN DIGITAL 320GB SATA II 16MB 48,60 €
    TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 51,50 €
    LC-POWER 550W SUPER SILENT V2.2 (LC6550) 37,10 €
    MICROSOFT KIT TECLADO E RATO VALUE PACK PRETO* 24,10 €
    INTEL CORE 2 DUO E7400 (2.8GHZ) SKT 775 119,80 €
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) 19,90 €
    COOLERMASTER ELITE 330* 34,40 €

Total: 609,60 € (Preços Globaldata)

3. pesfanatic85

pesfanatic85 Power Member

Melhor config que a do RSC é impossivel;)

4. A minha questão sobre os processadores i7 não é por querer um, claro! só o processador já quase ultrapassava o orçamento. pergunto apenas se, como foi mandada cá para fora uma nova geração de processadores, pensam que os anteriores core2 Exxxx vão baixar muito o preço nos proximos 2 ou tres meses?

5. obrigado desde já pela ajuda... faço mais umas perguntinhas...
    1. um sistema linux mete isso a trabalhar na boa, ou nem por isso?

2. já tive a ver os benchmarks, mas gostava de ter a vossa opiniao: compensa a relação custo/valor entre o E7400 e o E5200 (metade do preço)?

3. quanto a monitores, é o terreno que estou mais às escuras... por exemplo, encontrei um lg à venda por 99€, penso que de 19"... recomendam que compre um melhorzinho, como este samsung? não tenho particular interesse pela máxima qualidade possivel. é mais certeficar-me que compro um bom o suficiente para que nao corra grandes riscos de avaria e com boa relaçao qualidade preço...

obrigado tb ao cmrosado pelas sugestoes... já tinha andado a consultar a pagina dessas lojas, mas à procura de um portatil. assim, alargou-me o leque de opçoes!

6. Bom dia!

Estive a pesquisar e a pensar e a pesar e a equacionar... etc!! Portanto, cá vão os novos avanços:

- o monitor da samsung é um espectaculo!! apaixonei-me à primeira vista!

- na loja onde estou a pensar comprar, não têm a caixa que vocês aqui sugerem. Uma asus baratinha, com a fonte de alimentaçao que voces sugerem, dará para o serviço?

- hoje de manhã acordei com a seguinte ideia: se comprar uma motherboard boa, podia investir num processador mesmo barato (tipo 50 a 70 euros), e daqui a um ano ou dois comprar o quadcore ou o extreme por um quarto do preço que eles hoje custam (o mesmo com as memorias, comprar pouco agora (tipo 2Gb), fazer upgrade barato no futuro). Sei que a Asus P5Q-VM suporta esses processadores, mas será a melhor opção para isto (considerando também o preço claro)?

- mais duas perguntas em relação à motherboard: (1) as memorias ram que andei a ver referem todas que são compativeis com o chipset P45, e não com o G45. Vou ter problemas com isso? Valerá a pena comprar uma motherboard compativel com 1066mhz?

- por fim, queria usar teclado e rato sem fios. nao percebo se as configuraçoes que sugerem possuem wireless ou o que for que estes dispositivos sem fios utilizem!!

P.S.: por favor, ajudem! preciso de encurtar o orçamento devido ao roubo da minha querida bicicleta!

Última edição: 17 de Fevereiro de 2009
  7. nova configuração- regresso ao futuro!!

no sentido dos meus dois ultimos posts (linux e upgrade daqui a um dois anos no processador e memoria) aqui vai uma nova configuraçao que fiz:

. motherboard intel dp45sg -152.90€
    . processador intel E5200 - 67.45€
    . kingstom ddr3 2Gb 1333mhz - 54.50€
    . sapphire radeon HD4650 512 ddr3 -63.85€
    . SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) -19.80€
    . SAMSUNG TFT 20" T200 2MS (WIDE) - 158.95€
    . LC-POWER 550W SUPER SILENT V2.2 (LC6550) - 42.15€
    . logitech cordless ex110 (rato+teclado) - 32.45€
    . seagate 500Gb 7200 RPM S-ATA2 32MB - 58.45€
    . caixa asus TM-220 (com a fonte de alimentaçao, esta chega-me?)- 30.35€

total 682.85€ (preços way2buy.pt)

Que acham no geral, máquina futurista (com futuro upgrade) ou latao em vez de ouro? ainda me falta ver algumas compatibilidades com o linux... que alterações sugerem (com preços semelhantes ou inferiores)?

A motherboard foi escolhida em funçao da conexao de infra vermelhos, que penso que me permite ligar o rato e o teclado (corrijam-me se estiver errado), da memoria ddr3 e outras funçoes actuais. se propuserem outra, pelo menos estes dois aspectos terao de estar presentes.

penso que os 2gb ddr3 serao suficientes por agora, mas tenho duvidas em relaçao há grafica, que é uma coisa sobre a qual nada percebo e, sinceramente, nao penso que vá ter grande uso. Só a coloco aqui pq a motherboard nao tem graficos integrados...

8. Jonybat

Jonybat Folding Member

Nop...estás a ir pelo caminho errado. Assim mais parece que estás a pagar por ouro para ter latão.

- Uma caixa é uma caixa. Desde que dê para ter os componentes fixos faz o que é suposto fazer. Agora não faz mal se tiver um bocado de espaço a mais e uma boa circulação de ar, pois vai poupar problemas no futuro.

- Essa estratégia poderia ser interessante. O processador deves conseguir arranjar depois, agora a memória, mesmo usada deve sair um bocado para o caro. No entanto, acho que é melhor sair à partida com uma configuração mais equilibrada. A que o RSC sugeriu parece-me muito bem ;)

- Desde que não tenhas andado a ver memórias DDR3 não vais ter problemas. Só para acrescentar, não compensa DDR3 numa plataforma 775. Não pelo desempenho, mas sim pelo preço/desempenho.

- Aqui é onde estás a fazer bastante confusão. A board não precisa de ter nada para suportar o rato e o teclado wireless, a não ser uma ou duas portas USB. O rato e teclado wireless trazem o/os adaptadores respectivos para funcionarem. Não é preciso módulos WiFi ou Infravermelhos ;)

Cumps ;)

9. jonybat:

desde já, um enorme obrigado! muito útil essa informação... entretanto estive a pesquisar os teclados e ratos e realmente, já me apercebi que eles vêm com adaptador. não fazia mesmo sentido nenhum que estes perifericos so funcionassem com 5% dos sistemas! GANDA NÓIA!!

recomendas então que invista no sistema do RSC, mas, querendo poupar alguns trocados, poupo no processador, que depois poderei melhorar....

ok ok... muito firme! agora só me falta aprender a linguagem do linux... mais uma semana de trabalho para a faculdade, e depois atiro-me de pes e cabeça no SO!

obrigado a todos. se quiserem contribuir com mais ideias, estao à vontade, mas já estou bem encaminhado, e vou vendo as novidades noutros tópicos...

hasta

10. Nova configuração - AMD?

olá malta. Agradeço toda a ajuda...

acontece que o dinheiro que tinha disponivel agora tb vai ter que chegar para uma bicicleta, já que a minha sumiu nas mãos do alheio!

Pedia então uma configuração a rodar os 500€, se possível AMD, caso compense qualidade-preço. A gráfica não é para jogos recentes, até porque penso colocar o linux, e não sei mexer no WINE... desde que dê para resoluções elevadas, caso queira um monitor melhorzito, e não seja cara (menos de 50€), serve perfeitamente.

prefiro poupar no processador e ficar com um disco rígido de maior capacidade, uma motherboard que me permite pensar em comprar um processador melhor daqui a um-dois anos.

Uma dúvida que tenho diz respeito às fontes de alimentação. Não percebo grande coisa do assunto, mas pelo que li na net, para as maiorias das configurações aqui sugeridas, 450W dão e chegam... Mas, como acredito que voces percebam mais do assunto do que eu, pergunto porque sugerem sempre acima desse valor...

11. Jonybat

Jonybat Folding Member

Ora bem, basicamente pegas na config que o RSC sugeriu e trocas a board, o CPU e o disco por estes:
    AMD ATHLON X2 5050E (2.6GHZ) BOX SKT AM2 64,20 €
    ASUS M3N78-EM 77,50 €
    WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB 67,90 €

Trocas o kit de rato e teclado por um sem fios, visto que assim preferes, tipo este:
    LOGITECH CORDLESS DESKTOP EX100 29,30 €

A caixa por uma asus, dado que não têm essa. Não é tão boa a nível de qualidade e de ventilação, mas a board é pequena e o CPU aquece pouco, portanto qualquer uma serve. As memórias não compensa ir para 2GB apenas, dado que a diferença de preço não compensa, e a tendência será aumentar. O resto dos componentes tenta ver dentro daqueles.

Sobre essa dúvida nas fontes, este sistema deve gastar por volta de 80/100W, se tanto. A razão do pessoal aconselhar fontes de maior capacidade tem várias razões, entre elas:
    - Maior margem para upgrades futuros;
    - Fontes de maior capacidade tendem a ter mais sistemas de protecção (não há regra sem excepção, como é óbvio);
    - A maior eficiência energética das fontes atinge-se entre os 40% e os 60% de utilização. Este factor normalmente não é muito significativo, visto que a diferença entre a eficiência não varia muito, perto de 5% no máximo;
    - E por fim, aumentar a durabilidade da fonte, visto que como irá trabalhar com menos carga, irá aquecer menos, e por consequente irá durar mais tempo.

Cumps ;)

Última edição: 10 de Março de 2009
  12. essa motherboard não tem grafica integrada...

meto-lhe uma geforce 9400, que acho que anda pelos 50 euros, ou sugerem algo diferente?

13. Jonybat

Jonybat Folding Member

Não tem?

Vê lá melhor :P

14. boa boa...

só é pena que só suporte windows vista... meter linux nisso é filme, nao? não devem ser fornecidos drives pela empresa nem actualizaçoes, ou estarei enganado?

15. Jonybat

Jonybat Folding Member

Estás a fazer confusão novamente. A única coisa que só funciona em Vista é o Hybrid SLI, que é a capacidade de meter uma placa gráfica dedicada, também com capacidade para isso, e ficam a funcionar as duas em conjunto.

Que eu saiba, a Nvidia até tem tido boas drivers para sistemas Linux.

16. tanta confusao... ainda me mudam o nick para floribela...

aiii!!!!

coloco mais uma questão, a última!! qual a configuração mais barata que me conseguem fazer com ddr3??

recomendaram-me a Gigabyte GA-EP45T-UD3LR Skt775, que até tem um preço bem acessível (130€).... é possível encontrar mais barato? a board, pelas configuraçoes parece valer a pena...

se compro um pc com ddr2, daqui a 2 anos quase que compro um computador novo com o preço das memorias...

17. Jonybat

Jonybat Folding Member

Para meter DDR3 em 500€, com os componentes que queres, alguma coisa (ou algumas) iriam sair de baixa qualidade. Para uns 700 já dava sem comprometer nada, mas não me parece que estejas a pensar chegar lá...

De qualquer maneira, fica aqui o melhor que se consegue fazer (e não é na loja que tu queres, pois ainda não sei qual é):

AMD PHENOM II X3 710 (2.6GHZ) BOX SKT AM3 127,60 €
    GIGABYTE GA-MA790XT-UD4P 135,90 €
    KINGSTON KIT 4GB DDR3 1333MHZ 67,00 €
    POWERCOLOR HD4350 SCS 256MB DDR2 PCI-E 33,80 €
    WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB 67,90 €
    LC-POWER 550W SUPER SILENT V2.2 (LC6550) 37,10 €
    COOLERMASTER ELITE 334 36,50 €
    Total: 505,80€
    (sem monitor nem teclado/rato)

Sem dúvida que é melhor, mas é como disse ;)

18. A loja que me deu melhor feedback até agora foi a designpc... tenho que comprar no grande porto.

quanto à configuração, o preço parece muito aceitável, metendo mais 20 euros para a drive e fica resolvido!! Se optar por esta, passo "fome" durante um mês e fica o assunto encerrado!

Poderei até poupar no disco rigido, que os dvds andam ao preço da chuva, e a tendencia é a baixar =) Só duas pequenas dúvidas: (1) a máquina funciona bem com 2Gb de ram 1333Mhz (com o ubuntu 8.10 ou o windows xp nao deve haver grande problema)? poupava mais uns trocados por agora, e investia o dinheiro quando baixassem um pouco mais o preço; (2) o meu pai chateou-me a cabeça com possíveis problemas de compatibilidades que possam surgir... tendo em conta o pior cenario possivel, com esta configuraçao o que me poderia acontecer a nivel de hardware?

obrigado pessoal, têm sido uma grande ajuda!

19. Jonybat

Jonybat Folding Member

Vê também a *****...Não é no grande Porto, mas atravessar o rio também não custa muito :p

Sim, 2GB chegam perfeitamente para o XP/Ubuntu. Certifica-te apenas que compras 1 stick apenas, para depois quando precisares, comprares outro e ficarem a funcionar em conjunto.

Compatibilidades? O pior que estou a ver mesmo nessa configuração só se forem as RAM's, mas problemas de incompatibilidade com Kingston nunca vi...
    A longo prazo, talvez drivers para a gráfica para o linux (tipo uns 5 anos ou mais...), ou a fonte que passe para outro lado, mas se for sempre uso normal, sem overclock nem gráficas potentes, a probabilidade de ocorrerem problemas é mínima.

Cumps ;)

Partilhar esta Página