1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor distribuição linux - ajuda [edit] NOVO PROBLEMA

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por edferreira, 2 de Abril de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1136)

1. edferreira

edferreira Power Member

Boas,
    Eu tenho estado a lançar-me no linux (nunca me interessei muito por este SO anteriormente) por questões profisionais, mas estou com um pequeno problema, não sei qual a melhor distribuição para instalar.
    Eu primeiro instalei o caixa mágica 11, mas depois de ver uns forum vi que não tinha feito grande escolha. Depois instalei o ubunto 6.10, este parece-me bom, vi boas criticas sobre ele, mas não consigo instalar a ADSL da sapo.
    Qual a distribuição que me aconcelham, tendo em conta que pretendo um bom SO, mas também um razoavelmente facil de trabalhar e onde seja fácil instalar a ADSL.
    Agradeço opiniões.
    Abraço

Última edição: 2 de Abril de 2007
  2. msdevweb

msdevweb Power Member

O ubuntu não é má escolha, eu pessoalmente indicava-te o Kurumin ( http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/ ), podes ler a sua descrição nesse site, aconselho-te porque é bem simples de usar e traz inumeros scripts de configuração já feitos, (chamados Icons Mágicos), ou seja, torna muito simples varias configurações entre muitas outras, placas de rede, wireless, configuração de hardware... etc etc...
    Pessoalmente gostei da simplicidade dessa distro Linux. E para iniciantes acho que é 5 estrelas. Embora o ubuntu ou até mesmo o openSuse não são más escolhas.

Um abraço.

3. luikki

luikki Power Member

a melhor não existe...exixtem muitas boas, de acordo com o perfil e o gosto do utilizador...
    por isso, terás de ser tu a experimentar e a escolher a que melhor se adapta às tuas preferências...aqui tens uma lista das que podes rodar a partir de live cd´s (sem necessidade de instalação).

a teu modem sapo é usb?

4. edferreira

edferreira Power Member

O modem é usb sim.
    E tenho os 3 mais conhecidos, icedata, speedtoutch e sagem 800.
    Eu procuro a mais pratica e facil. dentro destes parametros deve-se destacar alguma distro ou nao?

5. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Para o que pretendes o Ubuntu é sem dúvida uma excelente opção, os modems USB sempre deram problemas em linux, qualquer que seja a distribuição, aconselho-te a comprares um modem ethernet ou um router.

6. edferreira

edferreira Power Member

Se o ubuntu é a melhor opção vou tentar instalar outra vez.
    Quanto ao comprar um novo modem, não estou disposto a faze-lo. Se é possivel e«instalar este é com este que vou ficar. Mais tarde ou mais cedo vou conseguir. è assim que se aprende.

7. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

Não é uma questão de aprenderes, eu consegui por o meu ICEdata500 a funcionar, mas a ligação estava sempre a cair, e a única coisa que aprendi com isso é que estava na altura de mudar de modem, comprei um router Aolynk dr814 (kit clix) e foi a melhor coisinha que fiz, nada de estar a instalar software adicional, configurar ligações, nada, ligo um qualquer pc ao router e está a net a funcionar. Cheguei a telefonar ao Sapo (o meu ISP) a stressar por não darem drivers para Linux, se só o pessoal do Windows e Mac é que podia ter o sapo como ISP, resultado enviaram-me um modem thomsom ethernet (que nem sequer testei).

Acredita que vale a pena investir uns €€€ na compra de um modem ethernet

8. Gunn3r

Gunn3r Power Member

Pessoalmente (opinião de um n00b muito n00b) acho que o Ubuntu é a melhor escolha para migrar neste momento. É muito "user friendly" mas é muito Linux na mesma... isto é, não é tão "user friendly" como o Freespire ou Xandros que tentam imitar a utilização do Windows ao máximo, retirando bastante a experiência de aprender Linux.

Acho que fizeste uma boa escolha, mas podes também tentar Linux Mint (baseado em Ubuntu 6.10 mas mais user friendly), o OpenSUSE 10.2 que também é muito completo ou mesmo Mandriva Linux.
    Também tenho lido boas críticas ao novo PCLinuxOS 2007 que sairá ainda este ano, portanto... é experimentares e ver como te adaptas, se gostas mais de Debian ou RPM's, etc...

No fundo o conselho que te dou é que uses uma distro que te dê o máximo de suporte e documentação (e também foruns de ajuda) para o caso das coisas correrem mal ou apenas para aprendizagem.

Já agora... dá uma vista de olhos no Distrowatch.

Boa sorte...

9. edferreira

edferreira Power Member

Eu compreendo e concordo que seja um bom investimento, mas é um investimento que não posso fazer nesta altura. A ideia era fazer um servidor em linux (distribuir net para 3 pc's) mas se não conseguir continuo com o windows.
    Já consegui instalar o linux e configurar a rede com os restantes pc's em windows, a partir daqui vai ser experimentar.

esse foi um dos motivos pelo qual escolhi o ubunto, foi aquele que ouvi falar mais, e sobre o qual havia mais topicos em alguns forum que frequento. Também considero isso um elemento fundamental.

10. edferreira

edferreira Power Member

Bem, já tentei instalar de novo o ubunto, instalei o modem depois (speedtouch 330) e correru tudo aparentemente na normalidade. Para instalar o modem segui um tutorial que esta na net : http://bits.webhs.org/bitaites/?p=1786&page=2.
    Quando tento ligar a net aparece umas mensagens a dizer que a net foi ligada correctamente, mas quando tento aceder a net aatraves do firefox ou de outro computador da rede não consigo.
    Alguem sabe qual o problema?

11. Gunn3r

Gunn3r Power Member

Não terás o router a impedir a ligação? Experimenta adicionar manualmente as definições de rede ou então certifica-te que o MAC address desse PC não está a ser bloqueado no router.

12. edferreira

edferreira Power Member

Eu não estou a usar router. Eu tenho um modem ligado ao pc via usb. Como referi em cima o modem é um speedtouch. Já tentei defenir a rede manualmente mas não consigo na mesma. Aparentemente está tudo certo na instalação e no pedido de ligação. O problema deve ser outro.

13. hellaxe

hellaxe Power Member

Não há por aí umas firewalls nem nada?
    Talvez fosse bom procurares em primeiro lugar no guia do Ubuntu em PT do iGama ou então no forum oficial.
    Já agora se queres uma distro para fazeres um servidor caseiro nada melhor que o Clarkconnect. Já há uma thread aqui no forum.

Uma sugestão usem o Search que resolve metade dos nossos problemas :x2:

Partilhar esta Página