1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

melhor forma para gerar pdf's em php

Discussão em 'Web Development' iniciada por zoidberg, 26 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 2911)

1. zoidberg

zoidberg Folding Member

boas,

Ando aqui a tentar usar várias classes para gerar pdf's em php , mas não encontro nenhuma verdadeiramente intuitiva, facil e que funcione.

Basicamente tenho um relatorio com 4 páginas gerado em php com formatação em html e queria transformar em pdf automáticamente, contudo tudo o que tentei simplesmente não faz o parse do html correctamente ...

O que aconselham?

2. mcog_blaster

mcog_blaster Power Member

3. zoidberg

zoidberg Folding Member

esse ainda não, mas não queria instalar 10.000 coisas no servidor para fazer isto :s

4. mcog_blaster

Sugeria entao, usar a biblioteca fpdf, na pagina dos scripts têm montes de exemplos, mesmo para quando o pdf é mais "esquesito"...mas provavelmente já passaste por lá.

5. zoidberg

zoidberg Folding Member

já passei por lá, mas o parse é horrivel, fica tudo desformatado ( as tabelas e imagens ).

Estavaa tentar instalar o dompdf, só que não consigo por isto a funcionar em windows com o wamp :s

6. mascker

mascker Power Member

Boas,

Se és tu quem vai criar o relatório, acho mais fácil para ti construires tu próprio através de uma livraria e não injectares o html para depois a classe fazer a conversão.

Fazes manualmente utilizando a Fpdf ou a DOMPdf a Zend Framework (componente Zend_Pdf), ou outro qualquer que exista.

É difícil encontrar uma livraria que te faça isso automaticamente a 100% com a injecção de HTML.

Saudações.

7. zoidberg

zoidberg Folding Member

é que já tive muito trabalho a gerar o relatório exactamente com o template que está, não queria muito partir a cabeça novamente para colocar as coisas nos sitios no pdf :(
    ( tenho tabelas a ser geradas em ciclos com informação da base de dados etc etc)

qualquer das formas vou testar o TCPDF agora, já digo se correu bem

EDIT: bom, não correu nada de jeito, parece potente, mas o parse é zero :(

não queria mesmo nada ter de criar tudo de raiz :S

8. mcog_blaster

Hum...não sei como é a estrutura do relatório...mas e se tivesses um pdf template e apenas fosse preciso preencher os campos do pdf ?

9. Mavors

Mavors Power Member

Em Java para templates existe o Jasper e o Birt, além do Crystal Reports (que é pago) e funcionam optimamente.

Mas o que parece que o zoidberg quer é algo semelhante à biblioteca de iText de Java que tem métodos que fazem o Html2Pdf através do parse de HTML e são bastante competentes uma vez que identificam a grande maioria de elementos. Mas infelizmente em PHP não conheço nada semelhante...

10. mcog_blaster

Bem, é possivél usar o php e o iText em conjunto.

11. Mavors

Mavors Power Member

Podes, desde que tenhas um JRE.

Aliás acho que neste sítio tens algo que faz mais ou menos isso, utilizando java e php, mas é pago.

12. zoidberg

zoidberg Folding Member

Obrigado a todos pelas dicas, mas acabei por usar o TCPDF :)

Tive de refazer grande parte do template que já tinha em html, mas como o parse do tcpdf é muito bom e é gratuito, já consegui fazer o que queria ( levei o dia todo mas já está como quero :) )

por acaso valeu apena, não é necessário instalar nenhuma extensão para o php, nem usar java nem nada! basta fazer o include dos php's e está a andar :)

recomendo para quem queira gerar pdf's em php gratuitamente sem ter grandes chatisses!

Última edição: 27 de Fevereiro de 2009

Partilhar esta Página