Fibra Óptica Melhor ISP em rede DSTelecom

Mrsky

Power Member
boas,

Estando prestes a decidir por um ISP na minha localidade com fibra DSTelecom, deparei-me com esta dúvida, qual a operadora a escolher?

Pressuposto:

-router que dê para colocar em bridge
-preço qualidade 3P com a net 500/100

Sendo que as 3 (Meo, Vodafone e Nos) estão disponíveis, falta confirmar a NOWO.

Até agora, levo uns dias a estudar isto, e estou tentado a optar pela MEO porque (corrijam-me se estou equivocado por favor)

-injecta canais RF sem necessidade de box (a NOS também disponibiliza e a Vodafone não)

-disponibiliza o router fibergateway, que dá para colocar em bridge
(a vodafone não disponibiliza a funcionalidade de bridge, só DMZ, a NOS também disponibiliza a função Bridge)

-os valores mensais do 3p rondam os 30/35 em todos - net 500/100+ tv + telef

Facilmente verificam que estou inclinado pra Meo...

Há alguma coisa que me esteja a escapar?

Obrigado
 
Última edição:
boas,

Estando prestes a decidir por um ISP na minha localidade com fibra DSTelecom, deparei-me com esta dúvida, qual a operadora a escolher?

Pressuposto:

-router que dê para colocar em bridge
-preço qualidade 3P com a net 500/100

Sendo que as 3 (Meo, Vodafone e Nos) estão disponíveis, falta confirmar a NOWO.

Até agora, levo uns dias a estudar isto, e estou tentado a optar pela MEO porque (corrijam-me se estou equivocado por favor)

-injecta canais RF sem necessidade de box (a NOS também disponibiliza e a Vodafone não)

-disponibiliza o router fibergateway, que dá para colocar em bridge
(a vodafone não disponibiliza a funcionalidade de bridge, só DMZ, a NOS também disponibiliza a função Bridge)

-os valores mensais do 3p rondam os 30/35 em todos - net 500/100+ tv + telef

Facilmente verificam que estou inclinado pra Meo...

Há alguma coisa que me esteja a escapar?

Obrigado
Eu em zonas DST optaria pelo Meo.
 
Também concordo, mas tens alguma razão em especial?

Aqui também iria para a meo, já tive três operadoras diferentes.

A nível de qualidade aliado ao preço, foi onde tive o serviço mais estável.

Relativamente ao preço para novo cliente, é uma questão de "estudares" mas consegues igualmente preço bastante vantajoso com a possibilidade fácil de negociar sempre obtendo uma preço mais baixo à posterior (aqui entra tanto para a meo como para a nos a nivel de gestão contratual).

Cumprimentos.
 
Também concordo, mas tens alguma razão em especial?

Quando apareceu aqui na minha zona a fibra DST não estava disponível a Meo e as operadoras Nos e Vodafone tinham limitações no serviço em comparação com zonas de fibra próprias, meses depois apareceu a Meo com oferta dos seus serviços sem qualquer tipo de limitação, foi dito por quem cá veio fazer a migração da ADSL para a Meo fibra que estar nesta fibra era igual a estar numa fibra Meo, nas outras operadoras já não era assim. Passados 3 anos não sei se ainda é assim...
 
Quando apareceu aqui na minha zona a fibra DST não estava disponível a Meo e as operadoras Nos e Vodafone tinham limitações no serviço em comparação com zonas de fibra próprias, meses depois apareceu a Meo com oferta dos seus serviços sem qualquer tipo de limitação, foi dito por quem cá veio fazer a migração da ADSL para a Meo fibra que estar nesta fibra era igual a estar numa fibra Meo, nas outras operadoras já não era assim. Passados 3 anos não sei se ainda é assim...
Exactamente, tudo bem escrito... Já não existe tantas limitações já em muitas zonas, mas ainda são limitadas essas zonas
 
Última edição:
pelo que me apercebi, de amigos que tem net das 3 operadoras, a MEO é a unica que não necessita de ter o ONT instalado a parte!
A vodafone e a NOS, tem o ONT, de onde sai o sinal de TV, e depois ligam a uma porta LAN do Router.

SIM, REFERI porta LAN, pois se for o Smart Router da Vodafone, como nao tem porta WAN, eles tem que obrigatoriamente OCUPAR uma das 4 portas LAN, e o cliente fica apenas com 3 portas de REDE disponiveis.
Se tiver 3 Boxes e mais um PC fixo.... Esperemos que uma das Boxes esteja perto do Router, e fique a funcionar sem fios!

NA nos, the same *****
Como o boxes da nós sao um bocadito atrasadas no tempo, e necessitam do coaxial para ver TV em tempo real, o ONT é imprescindivel, de resto é onde sai o sinal de TV...
DEPOIS sai outro fio, e como o router da NOS tambem nao tem porta WAN, tambem ocupam uma das 4 portas LAN, para difundir o sinal da net...


Assim, basicamente so a MEO SE SAFA em zonas DSTelecom(€)...
Ressalvo também o seguinte:
- Smart Router Vodafone tem 4 portas de 1.0 Gbps!
- Router Fiber Gateway MEO, tambem dispoe das mesmas 4 portas LAN 1.0 Gbps!
- Na NOS, desconheço a Velocidade das Portas LAN. sei que pelo menos uma é Gigabit!
 
pelo que me apercebi, de amigos que tem net das 3 operadoras, a MEO é a unica que não necessita de ter o ONT instalado a parte!
A vodafone e a NOS, tem o ONT, de onde sai o sinal de TV, e depois ligam a uma porta LAN do Router.

SIM, REFERI porta LAN, pois se for o Smart Router da Vodafone, como nao tem porta WAN, eles tem que obrigatoriamente OCUPAR uma das 4 portas LAN, e o cliente fica apenas com 3 portas de REDE disponiveis.
Se tiver 3 Boxes e mais um PC fixo.... Esperemos que uma das Boxes esteja perto do Router, e fique a funcionar sem fios!

NA nos, the same *****
Como o boxes da nós sao um bocadito atrasadas no tempo, e necessitam do coaxial para ver TV em tempo real, o ONT é imprescindivel, de resto é onde sai o sinal de TV...
DEPOIS sai outro fio, e como o router da NOS tambem nao tem porta WAN, tambem ocupam uma das 4 portas LAN, para difundir o sinal da net...


Assim, basicamente so a MEO SE SAFA em zonas DSTelecom(€)...
Ressalvo também o seguinte:
- Smart Router Vodafone tem 4 portas de 1.0 Gbps!
- Router Fiber Gateway MEO, tambem dispoe das mesmas 4 portas LAN 1.0 Gbps!
- Na NOS, desconheço a Velocidade das Portas LAN. sei que pelo menos uma é Gigabit!
Desculpa lá, é obra. Uma grande parte do que dizes sobre a NOS não é verdade.

Primeiro, a NOS é o único operador em que as portas LAN dos routers desde sempre são todas gigabit. Estamos a falar para aí desde 2011.

E todos os routers de FTTH da NOS são modificados, portanto como podes ver aqui têm todos porta WAN + 4 LAN.

E a NOS, sim, tem há algum tempo um router com ONT integrado, mas não sei se já é compatível com as zonas DST.
 
Não sabia que fibra rural tinha tantas limitações, pensava que era semelhante..
Mas isso são detalhes que, para quem apenas usa o wifi e tem 1 ou 2 box (o resto em RF), não faz diferença.

@RRJoao Não têm todos a saida RF? ou aquilo é para o HFC?
 
@RRJoao agradeço a correção.
Recordo que estamos a falar especificamente de zonas da DSTelecom!

Não quero entrar em guerras, a verdade, é que tenho vários amigos com rede NOS, e constatei que:
- têm ONT em Separado, em que o sinal TV liga as boxes, além do tradicional cabo de rede!
- Todos eles tem um Router da cor AZUL e PRETO desconheço o nome e versão dos mesmos.

Sei no entanto que na parte traseira, apenas tem 4 portas de rede, 2 de telefone, e uma saida (ou entrada) COAXIAL!
Num dos lados tem uma porta usb, e acho que nem sequer tem botao de power, nem o tradicional botao wps.
tem um unico led azul fixo, quando tudo esta a funcionar bem, ou pisca a amerelo se ha problemas...

Já houve troca de equipamentos que morreram, ou havia quebras de net constantes, e foi-lhes facultado sempre um router semalhante.
Os PC e portateis ligados a qualquer porta LAN, acusam 100 Mb, mas podera ser dos pcs que a porta pode ter limitação máxima de 100 megas!
Dos 120 megas contratados, consegue-se cerca de 98 a 99 megas!
Questionados dos 120 Mb, dizem limitações tecnicas, e das infra extruturas alheias a Nos!



EDIT:
https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-o-power-router-10x-mais-rapido-7581

Acho que o router é o wi-fi 3.0!!!
É aquele azul e preto, mas nao é o da foto grande, e aquele mais abaixo ao lado do 4.0!
Suponho que deve ser mais estavel aqui na zona da DSTelecom...
 
Última edição:
@RRJoao Não têm todos a saida RF? ou aquilo é para o HFC?
Pode ser tanto em ONT como em Router, dependendo se é HFC ou FTTH e dentro do FTTH em geral se é tem ou não tem ONT integrado (não sei se nas zonas DST o 5.0 V3 é disponibilizado).

Aqui estamos tanto a falar de entradas como de saídas RF.
Sei no entanto que na parte traseira, apenas tem 4 portas de rede, 2 de telefone, e uma saida (ou entrada) COAXIAL!
Esse é o router 3.0 FTTH. O router 3.0 FTTH tem uma porta WAN em lugar de uma coaxial.

Só se eles estiverem a meter o 3.0 HFC nas zonas FTTH... Seria estranho @MacGyver75... mas se tu o o dizes, não tenho forma de provar que não o façam.
 
As portas são o menor dos problemas visto que é uma situação facilmente ultrapassada com um switch.

Um dos entraves do serviço de FTTH da NOS é que precisam de dois cabos para ligar uma simples box. Sendo que nos serviços concorrentes nem é preciso cabo nenhum visto que algumas boxs funcionam por wireless e as que não funcionam só precisam de um cabo. Nas zonas DST a NOS também não oferece RF analógico. Quem tem TVs antigas terá que investir em descodificadores.

O maior problema da Vodafone nas zonas DST é que há zonas onde não tem RF e nas que tem é mais limitado comparado com as zonas normais. Depois a velocidade máxima é de 400 ou 500 Mbps de download e 100 de upload. Portanto, 1000/200 Mbps nessas zonas é para esquecer. Também só conseguem fornecer o SR 1.0 e com um ONT em separado. O que é muito mau ter um AIO + 1 ONT. Em compensação o serviço de internet da Vodafone é bom como é do conhecimento geral e eles por norma oferecem mais boxs nestas zonas. Conheço quem tenha 3 e 4 boxs gratuitas devido ausência do RF.

Apesar do SR da Vodafone não ter modo bridge a verdade é que como o ONT é em separado podem sempre ligar um router próprio e gerir a net definindo as respetivas vlans (não é um processo fácil).

Na Meo o serviço funciona exatamente igual como numa zona normal. Portanto, das 3 é sem dúvida aquela que melhor está preparada para fornecer o serviço nas zonas DST. O único defeito da Meo é o suporte. Mas o serviço em si é bom. Pode perder em alguns pontos na internet para a Vodafone em questão de rotas, capacidade internacional e bufferbloat, mas para a maioria dos clientes será um bom serviço.
 
Malta, já agora existe alguma diferença entre o ping das operadoras na rede DSTelecom ou é tão bom como na rede que não é gerida pela dst?
 
As portas são o menor dos problemas visto que é uma situação facilmente ultrapassada com um switch.

Um dos entraves do serviço de FTTH da NOS é que precisam de dois cabos para ligar uma simples box. Sendo que nos serviços concorrentes nem é preciso cabo nenhum visto que algumas boxs funcionam por wireless e as que não funcionam só precisam de um cabo. Nas zonas DST a NOS também não oferece RF analógico. Quem tem TVs antigas terá que investir em descodificadores.

O maior problema da Vodafone nas zonas DST é que há zonas onde não tem RF e nas que tem é mais limitado comparado com as zonas normais. Depois a velocidade máxima é de 400 ou 500 Mbps de download e 100 de upload. Portanto, 1000/200 Mbps nessas zonas é para esquecer. Também só conseguem fornecer o SR 1.0 e com um ONT em separado. O que é muito mau ter um AIO + 1 ONT. Em compensação o serviço de internet da Vodafone é bom como é do conhecimento geral e eles por norma oferecem mais boxs nestas zonas. Conheço quem tenha 3 e 4 boxs gratuitas devido ausência do RF.

Apesar do SR da Vodafone não ter modo bridge a verdade é que como o ONT é em separado podem sempre ligar um router próprio e gerir a net definindo as respetivas vlans (não é um processo fácil).

Na Meo o serviço funciona exatamente igual como numa zona normal. Portanto, das 3 é sem dúvida aquela que melhor está preparada para fornecer o serviço nas zonas DST. O único defeito da Meo é o suporte. Mas o serviço em si é bom. Pode perder em alguns pontos na internet para a Vodafone em questão de rotas, capacidade internacional e bufferbloat, mas para a maioria dos clientes será um bom serviço.
E na Meo consegue-se a velocidade gigabit em zonas DST? A DST está agora em força na minha localidade a fibrar. Vou ficar atento a este tópico :)
 
E na Meo consegue-se a velocidade gigabit em zonas DST? A DST está agora em força na minha localidade a fibrar. Vou ficar atento a este tópico :)

Já fiz essa questão anteriormente e na altura responderam-me que sim é possível. Pelo que percebi as únicas limitações na rede DST é na vodafone e na NOS a questão dos canais RF utilizando o ONT enquanto que na MEO não há esse problema. De qualquer das formas aguarda alguém mais experiente responder. Já agora, se não te importares em revelar és de que concelho?
 
Back
Topo