Facilitaste no sentido em que não analisaste previamente a zona ao nivel de vagas nos PDO's. Se o tivesses feito, provavelmente até terias conseguido (com a ajuda do vendedor) com que não desligassem a ligação e fosse feito um novo contrato para ti.
Assim já deveria estar alguém em cima do acontecimento, venda da propriedade, e foi célere a ocupar a vaga que surgiu...
O problema não está em facilitismo da minha parte, porque a casa tinha MEO fibra e eu era Vodafone Fibra. Se eu fosse cliente MEO provavelmente a MEO teria arranjado uma artimanha qualquer para manter a vaga do PDO até que eu me mudasse, mas como sou Vodafone, a MEO não ia ficar com pena de mim e passou o serviço para alguém que estava em espera.
o pdo so tem x vagas, se todas elas ocupadas, os agendamentos ficam alguns dias/semanas em espera...
se continuarem com a não cobertura, e porque ninguem se desligou do pdo... acho que não ha maneira de o cliente final saber... os vendedores (no meu caso vodafone, via dst, uma vendedor autorizado, com alguma inststencia sabe das vagas e disponibilidades).
Se alguem solicitou, e no caso o nosso amigo pediu o desligamento, se tivessem 1, 2, 20 ou 30 pessoas a espera de vagas, iria ser atribuido a 1º em espera...
Depois se ele voltou a pedir.... nepia, cobertura zero.
TEM QUE INSISTIR COM A DST PARA EXPANSAO DA REDE.... basicamente é meter mais portas de acesso no PDO.
eu antigamente, dispunha de 2 pdos na fachada do predio, e não tinha cobertura.... e os vizinhos ja tinham net.
Afinal os pdos dispunham apenas de 3 ou 4 acessos cada um.... ficou logo esgotado.
Foi necessario muita insistencia, e envio de fotos e numeros do pdo, para eles/operadores, insistirem junto da DST para ampliarem a rede do pdo!!!
Exemplos e em zona fibrada da DST.
Predio com meia duzia de habitações... quase todos com fibra instalada, menos 2 ou 3...
pdo sem cobertura para novos acessos.
Não sei como é que fizeram a avaliação do terreno.... bahhh
Uma pessoa, morava num determinado andar superior, e por questoes de mobilidade, deixou um andar alto, e mudou para um r/c.
pediu a mudança de casa... basicamente do 3º ou 4 andar para o r/c...
OPERADOR: lamentamos, mas a sua nova morada não tem cobertura de fibra... prevemos chegar futuramente a essa morada.
CLENTE: DAHHHH, não estão a ver que o sitio é o mesmo... apenas em vez de estar no andar xx vou estar no r/c... e desligarem o cabo do meu andar e ligarem no r/c... e preciso fazer um desenho???
OPERADOR: lamentamos, mas a sua nova morada não tem cobertura de fibra... prevemos chegar futuramente a essa morada.
NÃO É ANEDOTA. foi um caso veridico...
e como estes devem haver mais por este pais!!!!
Tal e qual...
O problema vem principalmente porque nenhuma das operadoras (contactei todas) reconhecer fibra na minha zona, ou seja, se nenhuma reconhece fibra nunca me vão contactar nem que existam 5 vagas no PDO (coisa que é impossível saber da minha parte a menos que ligue diariamente para a DST). Além do tal problema da lista de espera.
A DST já me garantiu que tenho cobertura de fibra mas sem vagas nos PDO’s perto da minha zona, e garantiram que não existe nenhuma possibilidade de aumentarem a capacidade destes.
Com esta garantia da DST (infelizmente para mim), hoje liguei para a Vodafone e fiz uma pequena maldada. Pedi para me analisarem a cobertura em 4 moradas (na minha, dos meus dois vizinhos da frente clientes Vodafone fibra e da minha antiga morada onde o meu serviço (Vodafone fibra) se mantem ativo até dia 9, data em vence a fatura e será cancelado).
Os 4 resultados deram sem cobertura. A minha pergunta para a comercial foi: “Como é possível nenhuma destas 4 moradas terem cobertura se dois são clientes VDF fibra, a outra é a minha morada onde o mesmo serviço funcionou durante 6 anos e a ultima é a minha morada atual onde a instalação de fibra existe, só que pertencia à MEO.
A resposta da comercial foi inicialmente um silêncio e depois uma tentativa de corrigir a situação dizendo que existia qualquer problema com o cadastro da casa (foi pedido 3 vezes à VDF, outras 3 à MEO e mais uma à NÓS). Lá ficou mais uma vez o pedido e cadastro VDF que desde do primeiro contacto dia 8 de Novembro ainda não chegaram a nenhuma conclusão.
Depois da chamada para a Vodafone (uns 5 min) recebo uma da MEO por causa de ter solicitado o cancelamento do Satélite. Expliquei que o sinal para a internet era muito reduzido (dito pelos técnicos) e não estava para pagar um serviço caríssimo e muito inferior ao que necessito apenas para ver TV, quando o meu principal objetivo nem é a TV e sim a internet. A Sr.ª disse-me que se instalasse o serviço Satélite dentro de dois meses teria fibra de certeza porque a minha zona tem fibra e por isso era muito fácil de resolver (a MEO depois de me andar a dizer durante semanas que não tinha cobertura, descobriu por milagre que afinal tenho cobertura e que vou ter fibra em 2 meses quando a própria proprietária da fibra (DST) diz ir aumentar a capacidade dos PDO’s naquela zona).
As operadoras não se esforçam para tentar ajudar o cliente, até fico com a sensação que duvidam (a MEO chegou a dizer-me isso quando afirmaram que os cabos da rua e a instalação da minha casa era ADSL).
Balanço da situação, fiquei sem serviço de fibra, o satélite não satisfaz devido ao fraco sinal e consequente baixa velocidade e eu estou sem prosseguir com o meu part-time (exclusivo online), trabalhos da universidade para fazer, a minha filha retornou para o 2º período e não tem internet, fora os passatempos de cada um (redes sociais, Youtube, jogos online etc).
Só mais uma nota: os dois pdo's que me refiro devem ter uns 18 ou 20 cabos de fibra ligados cada um...isto contando os cabos dentro do emaranhado de cabos que lá estão todos enrolados.
Relativamente à avaliação do terreno, posso dizer que está muito mal feita.
Onde eu morava estão 2 pdo’s. Um na minha antiga rua que não está lotado e outro na rua ao lado com apenas uma ligação. Estou a falar de uma zona onde pelo menos 90% das pessoas são idosas além de muitas das casas na zona estarem desabitadas. Não sei qual a capacidade máxima de cada pdo, mas vamos supor que são 20…., estamos a falar de 40 vagas para umas 15 casa habitadas (relembrando que pelo menos 90% da população é idosa e não adere a serviços pagos).
Já a minha zona atual, é uma das mais povoadas da localidade e temos 5 pdo’s para fornecer pelo menos 200 casas (eu diria que mais). Partindo do exemplo acima temos 100 vagas de dpo para 200 possíveis clientes, um rácio de 50% de cobertura, muito pouco tratando-se de uma zona mais jovem e consequentemente mais assídua no uso da net.
Para completar, os 5 pdo’s são os mesmos desde à 5 ou 6 anos. Se não aumentaram capacidade até agora, dificilmente o farão num futuro próximo por mais que eu reclame junto das operadoras ou da dst.