1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor lente tele? macro? e wide-angle?

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por jorge91, 3 de Março de 2013. (Respostas: 9; Visualizações: 1632)

1. jorge91

jorge91 Power Member

Ola a todos

Preciso de ajuda em relação á minha proxima compra, estou virado para uma tele, mas de qualquer forma gostaria tambem de obter informações das macro e wide-angle. As informações que procuro é a nível de lentes de qualidade/ preço, e é claro tendo em conta que a minha área nao é fotografia mas sim design, nao quero gastar balurdios, mas tambem nao quero comprar uma lente má.. peço aos experts que se pronunciem e dêem uma ajuda :)

Agradeço desde ja todas as respostas

2. jm1.jonas

jm1.jonas Power Member

É uma pergunta muito relativa, principalmente sem saber que tipo de fotografia fazes, que maquina tens e que lentes é que já tens.

Eu de momento tenho uma 18-55, 50mm 1.8 e uma 17-50 2.8, se fosse perguntar que lente compraria agora certamente me diriam para ir para uma tele, mas a proxima lente que quero comprar é uma 14mm ou uma 11-16mm porque preciso de uma lente larga para filmar\fotografar em espaços pequenos, mais tarde lá penso numa 70-200 (possivelmente uma F4 ou uma sigma 2.8).

3. jorge91

jorge91 Power Member

Têm razao, esqueçime desse pormenor. A minha maquina é uma 60d e uma lente 50mm 1.8, eu tambem estou indeciso entre tele e wide-angle, tele era mais para apostar na fotografia e wide dava me jeito para filmar/fotografar. Mas mesmo assim gostava de saber dos 3 tipos de lentes quais na vossa opiniao têm qualidade/preço, o tipo fotografia que gosto é retrato, paisagens e desporto, para retrato a minha 50mm 1.8 ja me agrada o suficiente.

Ja agora um off-topic: como também ando á procura de tripé, gostava que me dissessem se uma cabeca manfrotto 808rc4 e um tripé Manfrotto 055prob por 120€ é bom preço?

4. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

A sigma e barata e o IQ + ou - (10-20), enquanto a Tokina é considerada melhor em IQ (Se o CQ da fabrica o deixar) mas tem menos um mm, o que para mim é lixado :( mas a Tokina é bem mais luminosa, nos videos vai-se notar bem..). Uma boa tele para mim seria uma 70 - 200 ou uma 28-70.. F 2.8 constante. Uma tamron com VC é muito mais cara, mas para video é sp uma mais valia :)

5. jorge91

jorge91 Power Member

Mais alguem? Precisava mesmo de umas dicas e opinioes

6. boras

boras Power Member

Tudo modelos abaixo dos 1000 euros:

WA: Canon 10-22mm
    Macro: Tamrom 90mm f/2.8 Di, Canon EF 100mm f/2.8
    Teleobjectiva: Canon 70-200mm F/4, Canon 70-300mm IS USM, Canon EF 200mm f/2.8 II USM

7. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Nao existem muto mais opinioes, no mercado em wide mesmo (Ultra wide) tens a :

Sigma 8-16 salvo erro (nao permite filtros)
    Sigma 10-20 4 - 5.6
    Sigma 10-20 F 3.5
    Tokina 11-16
    Tamron 10-22 (Salvo erro)
    Canon 10-20 Salvo erro
    Nikon 10-24

Tive 3 sigmas 10-20 F4- X, são boas pelo valor, também tive uma Nikon nova e elo valor em APS_C nao existe melhor, mas a distorção era difícil de controlar.

Depois é o que pretendes, a Tamron pelo que sempre li, o preco é bom, mas o IQ fica m pouco aquém do que em ultra wide seria bom, é apenas aceitavel.

A sigma F 3.5 não compensa em IQ a diferença de preços, logo a 10-20 normal é melhor compra.

A Tokina é muita boa, mas e um mm mais curta. Nao notas se fores um utilizador que gosta de wide, mas se fores um fanático de ultra-wide, o 1 mm nunca te vai deixar satisfeito (nota-se sempre que é menos wide...). Depois vêm os últimos problemas de QC da Tokina, que infelizmente é uma pena, pois a construcao da lente é muito boa, e se apanhares uma boa sample o corner to corner sharpness é muito bom.

A Canon nunca usei, mas tens nos forums da Zwame 2 users salvo erro com elas. Pelo que vi das fotos deles, é quase tao boa ou melhor que a Nikkor, e isso é excelente, mas claro o preco.. :\

Em relacao a todas, a Tokina a 16mm funciona em Full-frame, nenhuma das outras se safa tao bem ou safa-se sequer :P

Macro:

Tamron's 1:1 90mm
    Sigma 1:1 105mm
    Tokina 1:1 100mm
    Nikkor 105mm Micro
    Canon 100mm Salvo erro 1:1
    Kiron / vititar etc 1:1 105mm Macro

A sigma é excelente, mas mais cara, se encontrares boas copias da 90mm da Tamron e 105 da Sigma, o valor ira pender para o que pretendes.. Eu pretendi poupar euros e perder os 105mm (90apenas) faz alguma diferenca em relacao ao afastamento do sujeito que fotografas, mas nao se pode ter tudo.) A Tamron é bem conhecida porque 400€ apenas com aquela capacidade de resolução é dificil encontrar.

Na Tokina, considera-se = em termos de sharpness mas com melhor qualidade de construção. O problema é o CQ que falei anteriormente, que pode numa lente destas ser algo complicado pois a 1:1 nota-se as falhas facilmente. A Canon e Nikon sao consideradas tao boas ou ainda melhores, mas os preços são sp lixados, mas enfim :P

Uma Kiron / lester Dine / etc que mencionei é de todas a melhor escolha, ainda hoje se apanhasse uma nao sei se não comprava tambem.. O sharpeness de uma boa lente é fenomenal, e passa td, incluindo Nikkors. Ja vi vários exemplos na net e já tive uma temporariamente, e aquilo era fenomenal..Tive pena de ela ter ido, mas o mount era canon.

-----

Tele's:

Tive varios exemplos, uma Tamro 28-75mm F 2.8, e tenho uma Nikkor 80-20 F 2.8, logo so falo destas duas. Sao ambas apenas com motor, a Tamron usei numa sony, sem problemas de maior, tem um sharpness bom a nivecentral e se stopped down um pouco quase igual nos cantos,um desfasamento tb bom pelo preco que ela custa. Pelo preco, nao é assim taomá como a pintam. Ainda hj para a Nikon mais tarde ainda vou pensar se nao compro outra.
    Em relacao a Nikon, ainda a tenho, e é boa, pesa é para Xuxu. :\ 1.2 Kilos é complicado, so la vou com o grip na maquina :) Mas a qualidade é boa, e se um dia a vender é para ir para as novas com VC, seja ela Tamron, Sigma ou Nikkor

Última edição: 4 de Março de 2013
  8. boras

boras Power Member

Não interessa lentes Nikkor porque ele tem uma Canon :D

E não considero 28-75 uma teleobjectiva, mas sim uma zoom normal.

9. Wildstar

Wildstar Power Member

Em crop frame não é zoom normal, quanto muito é uma tele que começa na normal.

10. jorge91

jorge91 Power Member

É destas respostas que o povo gosta! muito bom mesmo, obrigado pela tua opiniao ;)

Partilhar esta Página