1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor Linguagem

Discussão em 'Programação' iniciada por Anubite, 27 de Julho de 2007. (Respostas: 76; Visualizações: 3447)

  1. Anubite

    Anubite Power Member

    Boas pessoal
    eu gostaria de saber a vossa opiniao sobre a melhor linguagem de programação para quem nunca viu esse tipo de linguagem a frente.

    bgd
     
  2. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Não gosto muito de responder assim, mas esta questão já foi debatida tantas vezes que basta usares a procura no fórum para encontrares montes de tópicos onde se fala sobre isso.

    Se leres bem o fórum de programação até és capaz de nem precisar da pesquisa.
     
  3. Anubite

    Anubite Power Member

    :opeço desculpa
     
  4. xtr3me

    xtr3me Power Member

  5. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    O mais facil talvez seja mesmo PHP, no entanto não acho que seja a mais aconselhada. Talvez o Pascal e o C é sempre importante, e não venham dizer que não! :002:

    Eu posso falar da minha experiência.
    Começo em 99:
    - HTML (que não é programação, mas pronto);
    - mirc scripting (haha, é uma linguagem má, no entanto eu gostava daquilo e permitiu-me ficar com conceitos de muita coisa, desde a logica toda, até a construção de windows e dialogs (GUI), a sockets, etc etc, foi importante até);
    - TCL (onde desenvolvia scripts para o eggdrop) e PHP (mas os sites que ia construindo para publicar os meus trabalhos e documentos);
    - Shell scripting (bash);
    - C (a minha linguagem preferida);
    - SQL;

    Isto foi de 99 até 2002-2003 algumas dessas linguagens ainda uso hoje (de momento trabalho como web developer numa empresa do ramo).

    De 2003 para ca meti-me em:
    - Python;
    - Pascal;
    - Javascript;
    - Java, Perl, Scheme, Ada, Cobol, VB6 (andei a brincar durante uns tempos);

    E neste momento estou a continuar a aprender Java que tinha deixado algures em 2004.

    Pode parece que quem se dedica a tanta coisa acaba por não ser muito bom em 1 ou 2 em especifico, e é verdade, por isso é que grande parte das que estão aí foram apenas "fases", como por exemplo o TCL e o Perl que me deram um background interessante em muita coisa no entanto já não deve valer a pena se aprender TCL.

    Considero-me um bom programador, e tenho facilidades em aprender novas linguagens e dou graças a todo o background que tive para trás, mesmo que hoje em dia já nem use 1/3 dessas linguagens.


    In a nutshell:
    Convém te dedicares a uma ou duas linguagens em especifico durante um periodo longo, no entanto deves ir experimentando novas coisas nem que seja durante umas semanas só para te abrir novas perspectivas.

    O meu conselho para te dedicares a serie durante longos anos é (a ordem interessa):

    - Pascal (não percas muito tempo nesta, uns meses chegam para adquirires bases fortes, se não quiseres mesmo podes passar para o C que não faz mal);
    - C e/ou C++;
    - Python e/ou PHP;
    - Java e/ou C#;
    - Perl, Scheme;

    É obvio que isto é a minha opinião com base na minha experiência, não significa que seja uma verdade absoluta nem quer dizer que vai resultar contigo.

    Boa sorte
     
  6. Anubite

    Anubite Power Member


    quando começaste tinhas que idade??
    tavas a estudar programaçao??
     
  7. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    @ Anubite

    Hmm... eu ainda sou novo hehe, neste momento tenho quase 24, comecei com cerca de 16 anos.
    Nunca estudei programação a nivel escolar, sempre fui auto-didacta. Não quis ir para a universidade (se calhar foi um erro), por isso acabei por sair do secundário e ir para uma profissional num curso de informática, só mesmo para ter algo formal para apresentar no cv que se enquadrasse na área da informática.

    Como os conhecimentos não trazem trabalho em Portugal, estou a pensar em tirar uns certificados. Isto porque um gajo até pode estar mais que apto para uma função mas se isso não estiver escrito nas tuas habilitações a pessoa que te entrevista pode pensar "ok, dizes que sabes.. mas onde é que esta algo que o comprove?", é claro que podes sempre colmatar isso com os projectos individuais (e tambem profissionais) que foste fazendo ao longo dos anos.. mas as vezes não chega. Existe muita gente com dificuldades em entender que um não licenciado pode estar tão ou mais capacitado que um licenciado.
    A questão dos certificados é importante porque tambem pode abrir novas portas para sair de Portugal mais facilmente, e se calhar até é isso que vou fazer... neste momento estou a trabalhar numa empresa de informática (programação, design, internet), sou web developer (PHP, javascript, HTML, SQL), as vezes lá desenrasco um pouco o pessoal na administração de servidores e tambem ja fiz aí uns BASHzitos mas pronto... isto para dizer que é facil encontrares em UK funções identicas a ganharem 30000 libras por ano, o que é muito, mas muito mais que aqui. Torna-se desmotivante trabalhar em Portugal se pensarmos que há pessoal a ganhar muito bem noutros paises e na maior parte dos casos nem sequer pedem licenciados, ou sabes ou não sabes.


    Peço desculpa pelo testamento, esta tambem é uma caracteristica minha... faço testamentos chatos, quando começo a escrever não paro... :lol:
     
  8. Anubite

    Anubite Power Member


    entao nunca tiveste aulas de programação e mesmo assim conseguiste perceber bem??
     
  9. Pascal mas se quizeres ja ter umas bases mt rigas C
     
  10. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    Sim! Pela simples razão que é impossivel alguem te ensinar a programar, podem-te ensinar uma linguagem e os seus segredos mas a programar ninguem te ensina! Não existe melhor forma de aprender que ser-se auto-didacta porque te obriga a procurar conhecimento em vez de ele te ser dado e entrar num ouvido e sair pelo outro... e isto aplica-se a quase todas as areas.
     
  11. Anubite

    Anubite Power Member

    dsclp a estupidez
    mas o k e auto-didacta??
     
  12. xtr3me

    xtr3me Power Member

    É uma pessoa que se ensina a si mesmo.
     
  13. Anubite

    Anubite Power Member

    ha
    e tu aprendeste em toturials e assim?
     
  14. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    Sim, claro.. lendo livros, tuturiais, vendo programas, foruns, artigos e principalmente praticando.
     
  15. legerdemain

    legerdemain Power Member

    prolog

    programaçao logica >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> tretas imperativas
     
  16. Anubite

    Anubite Power Member


    programaçao logica??
     
  17. Anubite

    Anubite Power Member

    para programar em pascal
    é no MSDOS certo?
     
  18. HecKel

    HecKel The WORM

    Pode não ser. Existem vários IDEs para pascal, vê a thread em sticky.

    @thread, desculpem mas acho a pergunta inicial parva. Isso seria o mesmo que perguntar qual o melhor idioma, a resposta nem sequer existe.

    Cada linguagem tem pontos mais fortes e outros mais fracos, umas são mais orientadas a um estilo de problemas, outras a outro estilo.

    As respostas a esta pergunta não são baseadas em conhecimento de qualidade, mas sim em conhecimento de necessidade pessoal. Existem tantas linguagens de programação que é complicado conhecer todas, e só conhecendo todas se tem credibilidade para se poder afirmar que X é a melhor linguagem de programação.

    HecKel
     
  19. greven

    greven Folding Artist

    Hoje em dia, sem dúvida, C... sempre C. Aqui vais aprender a pensar e programar.

    Depois...

    C# / Java (Prefiro C# por diversas razões).

    PHP e SQL.
     
  20. Datwo

    Datwo I'm cool cuz I Fold

    Assembly :wah:


    Agora a sério, pra começar Python é bastante bom, ganhas bons hábitos de programação devido ao modo como as coisas devem ser feitas e é bastante simples.
    Mais tarde, aprende C que é de longe a melhor.
     

Partilhar esta Página