1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

melhor linux para inciante . SUGESTOES

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por danfergo, 11 de Maio de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 1369)

  1. danfergo

    danfergo Power Member

    boas pessoal e o seguinte, eu estou interessado em instalar no meu pc linux, em principio ubunto 9.04. mas gostava de saber por voces qual e o melhor linux na vossa opiniao para mim, e quais sao os melhores programas a instalar.

    Eu pretendo um visual bom, leve, e se possivel facil de trabalhar.

    Eu preciso de programas como : Office; Messenger; Explorador de Net; Players de imagem video e som; criadores de imagem video e som. entre outros.

    Pelo que ja me andei a informar existe o Wine que permite instalar programas do Windows no linux. Podem me explicar como isso funciona melhor?

    Tb ja vi que e possivel instalar o proprio windows no linux, mas nao sei como :S, isso nao fara o linux pesado?

    Aguardo algumas respostas e sugestoes,
    Obrigado
     
  2. John Silva

    John Silva Power Member

    Boas ! Bem-vindo ao mundo Linux.
    As respostas para as tuas perguntas já estão amplamente discutidas e dissecadas em alguns tópicos fixos que por aqui estão.

    Em relação ao melhor vs pior, não há nem nunca haverá consenso! Linux é Linux e com menos ou mais trabalho é tudo o mesmo pois o Linux é o Kernel ( o núcleo do SO ) e o resto é o GNU ...
    Se quiseres a "papinha" toda feita, há imensas distribuições que funciona tudo "out of the box" tais como o Ubuntu, OpenSuse, Mandriva, SimplyMepis, PCLinuxOS etc...
    Dá uma vista-de-olhos à página da http://distrowatch.com/ e tens lá as descrições das distribuições.
     
  3. volcanlx

    volcanlx Power Member

    Basicamente o John Silva já disse tudo, apenas acrescento:
    No distrowatch, dá uma vista de olhos pelas distribuições do top.
    Mas também podes ssber algo mais sobre as mais famosas em Major Distributions no topo da página.

    Linux de facto depende muito do gosto de cada um, o que eu acho de uma distribuição, podes não estar de acordo ou não gostar tanto dela.
    É como sabores de linux, há um que nos delicia por fazer o que pretendemos precisamente, mas pode haver quem prefira outros sabores.

    Outra boa ideia é brincares um pouco primeiro usando liveCD assim sem teres de instalar podes testar primeiro e ver se é o que pretendes, já que te podes dar ao luxo sacares quantas e quais quiseres não há nada como experimentar.
    Claro que não terás o sistema em pleno no livecd, mas dá para ter uma ideia.

    Ter windows em linux podes usar wine que é um programa que converte os comandos linux em comandos dos/windows e assim podes instalar algumas aplicações que gostes do windows, por vezes não têm o mesmo desempenho, principalmente os jogos, pois estás a correr coisas que não são nativas.
    Podes também usar uma virtual machine para teres um windows a jeito.
    Ou se te custar a passar directamente do windows para linux faz dual boot.

    Quanto ao uso que vais dar:
    Muitas distribuições suportam os programas mais comuns por isso não terás problemas, deixo alguns exemplos:
    Office: OpenOffice
    Messenger : Amsn, emesene
    Browser: Firefox, Opera
    Players audio: exaile, Amarok
    Players Video: VLC, Tottem, Mplayer
    Editor de imagem (editor de imagens/foto)?: Gimp
    Editor de Audio: audacity

    Quanto ao look os window managers são variados e cada um cativa o seu publico.
    Tens muitas distribuições com variantes de bastantes window managers como o ubuntu (gnome), Kubuntu (KDE) e Xubuntu (Xfce)
    Isso vai depender do teu gosto mas tens o Gnome e KDE mais estilosos e outros que são mais leves como o Xfce, fluxbox, openbox, E17... para pcs mais antigos são mais apropriados
    depois claro que em cima metes o compiz se quiseres o que dá outro aspecto, e themes a condizer com o teu gosto. Basicamente o look é bastante personalizavel, com o tempo aprendes a fazer um ambiente mesmo ao teu estilo
    Cumps
     
    Última edição: 12 de Maio de 2009
  4. danfergo

    danfergo Power Member

    sim, eu ja exprimentei durante algum tempo o linux, ubuntu 7.04 na altura, e nunca me dei muito bem a instalar programas pela consola e assim. por isso optei por voltar para o windows. mas visto que posso ter um windows dentro do linux, isso e muito bom. mas por exemplo o unico jogo que eu jogo e CS com amigos na net. ele ficara lento? é o 1.6, ou 1.8
     
  5. Boas
    Em relação a isso tb estou curioso devido a ser um vicido do WoW lol.
    Cumpz
     
  6. volcanlx

    volcanlx Power Member

    Para CS por wine não terás grandes problemas,eu num p4 2.0 512 ram geforce mx440 conseguia até jogar bem o 1.6 até o source jogava, com alguns breaks mas a maquina também é antiga e com wine não é bem igual.
    Sacas o steam e instalas, depois usas o steam para instalar o jogo.é simples. Não te esqueças de ter instalado o msttfonts que o wine vai precisar das fonts do windows.
    Wow tem tido muito bom feedback de jogabilidade pelo wine, há quem afirme que é melhor pelo wine que nativo no windows na mesma máquina.

    Pagina de suporte wine para o jogo:
    http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=3731
    CS source
    http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=3507
    CS 1.6
    http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=14154
    Wow Wrath of the Lich King 3.0.X

    Devo salientar que quando experimentei jogar cs pelo wine já foi há mais de um ano, e agora o source tem um feedback muito mais positivo pelo que deve dar perfeitamente sem grandes perdas de performance.

    Danfergo:
    Hoje em dia o linux está muito mais intuitivo, não precisas praticamente de usar a consola, se bem que ás vezes se souberes o cumando fazes tudo num comando enquanto que em clicks ainda dás uns 2 ou 3 lol mas chegas lá
    Para instalar coisas tens o synaptic package manager que é um programa gráfico.
    Tens também distribuições que ainda facilitam mais, e até sites que têm esse tal codigo para a consola embutido num botão, assim escolhes o que queres instalar pela página, clicas instalar e o linux só te pede a autorização, o resto é automático, nem next tens de fazer.

    Por exemplo hoje em dia podes usar 3 maneiras de no Ubuntu instalar por exemplo o VLC (player multimédia)
    Tens o tal comando que assusta:
    sudo apt-get install vlc

    Tens o synaptic em sistema > Administração > synaptic e quando o programa abre no campo pesquisa escreves "vlc" e na lista de programas que aparece o que diz vlc e a descrição correspondente clicas no quadrado de selecão e no visto verde para aplicar, e já tá

    Ou no site www.appnr.com procurares o programa vlc e clicares no botão instalar, o sistema operativo pergunta se queres instalar...

    Para mim qualquer dos métodos não é dificil.
    Quem diz ubuntu diz outra distro...

    Pelo teu system deves conseguir jogar sem problemas CS... não vi referência a memória mas se for 1 GB tás bem orientado, mesmo que seja 512 deve dar
     
    Última edição: 14 de Maio de 2009
  7. danfergo

    danfergo Power Member

    é de 512, mas no windows chegava bem. e Para criar servidores e assim? nao há problemas pois nao? o jogo rola normal ne?
    e visual? eu não percebo muito bem aquilo que se pode usar, ja vi alguns pcs bem bonitos, outros que não gostei muito. por exemplo, vejo que muita gente usa o beryl e aquilo fica cheio de efeitos de fogo e tal, eu nao queria uma coisa tao aparatosa, mas gostava que não tivesse aquele aspecto tao cinza que tem o Linux normal. Eu vi em 1 pc que só tinha uma barra de ferramentas a outra era uma especie de Rocket dock como faço isso?
     
  8. Inacio77

    Inacio77 Power Member

    Claro que as versoes simples tipo ubuntu são as melhores para um iniciado. Mas acho que qualquer distro de linux (das mais populares) é boa para começar, depende do quanto estas disposto a bater com a cabeça na parede.
     
  9. danfergo

    danfergo Power Member

    nao me importo de "bater com a cabeça na parede" desde que seja proveitoso.
     
  10. volcanlx

    volcanlx Power Member

    O meu pc também na altura correu bem com 512, como o suporte aparentemente melhorou com as versões do wine que foram saindo, a provavelmente está melhor.
    Quanto ao baryl agora é Compiz Fusion ou mais comum compiz, e os efeitos são altamente personalizáveis e podes usar plugins que adicionam efeitos.
    Para a dock tens várias, a mais usada penso que seja a AWN também muito personalizavel, para veres até que ponto podes personalizar o ambiente faz uma visita ao tópico "como é o vosso nix desktop"
     
  11. danfergo

    danfergo Power Member

    Estive a ver os screenshots e fiquei muito surpreendido pela positiva! :D nunca pensei que se podesse fazer tanto com o linux.
    Talvez porque estou mais habituado ao windows, mas gostei muito de alguns que eram semelhantes ao vista
     
  12. elggurts

    elggurts Banido

    Em sistemas Linux, com a variedade de gestores de janelas e ambientes de trabalho gráficos, juntamente com os recursos ao nível da aceleração gráfica 3D, podes fazer tudo.

    Simples, complicado; com, sem efeitos. Personalizar cada pixel do desktop e atribuir-lhe o comportamento desejado.
     
  13. danfergo

    danfergo Power Member

    Bem, dei-me à experiencia, e hoje de tarde saquei e instalei o ubuntu 9.04, ainda não lhe dei grandes efeitos, apenas activei o que vem de orgiem, e já estou a gostar bastante disto.
    Sim, quando intalei as versoes 8.04, e 7.04, nao era tao bonito. eheh.
    Mas acho que o meu pc nao vai aguentar muitos mais efeitos, ele parece-me ja estar a dar alguns travoes cmo está.
     
  14. danfergo

    danfergo Power Member

    Pessoal, eu disse que o pc estava sempre a travar, e fiqei a pensar se nao seria algum problema de ma instalaçao da partiçao de memoria virtual ou la cmo se chama.
     
  15. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Convém tb especificar qual a máquina em questão, porque existem requisitos diferentes...
     
  16. danfergo

    danfergo Power Member

    O pc e este , o meu.
    tentei usar o wine, mas parece que nao esta a correr muito bem. tentei instalr o CS 1.6 mas deu erro, e tentei correr uma versao portatil do photoshop cs4 mas estava tudo fora do sitio, coisas sobrepunham-se , ..
     
  17. danfergo

    danfergo Power Member

    Bem, eu estive a exprimentar o wine , e nao funciona nada como eu estava a espera, quer dizer, por um lado melhor do que eu estava a espera, por outro nao esta a resultar.
    1) consigo abrir os "setups" dos programas em .EXE as 1000 maravilhas, perfeito!
    2) nao consigo aceder ao programa:
    a) versao portatil, o programa abre todo trocado, nao se percebe nada.
    b) instalando programas, instala bem, mas nao abre :S
    c) C.S. 1.6, instala ate meio e dá erro.
    d) C.S. 1.8, o cs instala mas dps qdo clico para iniciar o ecra fica preto e diz que nao suporta o jogo, mas o som do jogo da.

    Sera que falta instalar a grafica? mas a minha grafica ja da pq os efeitos do ambiente de trabalho ja dao
     
  18. volcanlx

    volcanlx Power Member

    Se estás no ubuntu experimenta ir a sistema > Administração > Controladores de hardware
    Se o Driver da gráfica estiver activo então sim tens a gráfica instalada.

    Dá uma vista de olhos no site do wine para ver qual é a compatibilidade de cada programa que estás a usar.

    Quanto ao CS, quando usei instalei o steam e fiz o resto pelo steam quanto a instalações de jogos...
     
  19. danfergo

    danfergo Power Member

    Pois, mas eu nao tenho conta Steam :S

    é muito estranho, porque nenhum me rola em condiçoes.
    Pode me explicar o que e o KDE? e que eu estava a tentar instalar um programa Kopete pela consola, mas apareceu KDE-config not found
     
  20. volcanlx

    volcanlx Power Member

    KDE é um desktop manager, o Kopete é um programa feito para este DM pelo que depende de dependências respeitantes a este DM penso eu.

    Quanto ao problema do CS, sendo que é o non steam os padrões de suporte do wine são diferentes.
     

Partilhar esta Página