melhor linux para inciante . SUGESTOES

danfergo

Power Member
boas pessoal e o seguinte, eu estou interessado em instalar no meu pc linux, em principio ubunto 9.04. mas gostava de saber por voces qual e o melhor linux na vossa opiniao para mim, e quais sao os melhores programas a instalar.

Eu pretendo um visual bom, leve, e se possivel facil de trabalhar.

Eu preciso de programas como : Office; Messenger; Explorador de Net; Players de imagem video e som; criadores de imagem video e som. entre outros.

Pelo que ja me andei a informar existe o Wine que permite instalar programas do Windows no linux. Podem me explicar como isso funciona melhor?

Tb ja vi que e possivel instalar o proprio windows no linux, mas nao sei como :S, isso nao fara o linux pesado?

Aguardo algumas respostas e sugestoes,
Obrigado
 
Boas ! Bem-vindo ao mundo Linux.
As respostas para as tuas perguntas já estão amplamente discutidas e dissecadas em alguns tópicos fixos que por aqui estão.

Em relação ao melhor vs pior, não há nem nunca haverá consenso! Linux é Linux e com menos ou mais trabalho é tudo o mesmo pois o Linux é o Kernel ( o núcleo do SO ) e o resto é o GNU ...
Se quiseres a "papinha" toda feita, há imensas distribuições que funciona tudo "out of the box" tais como o Ubuntu, OpenSuse, Mandriva, SimplyMepis, PCLinuxOS etc...
Dá uma vista-de-olhos à página da http://distrowatch.com/ e tens lá as descrições das distribuições.
 
Basicamente o John Silva já disse tudo, apenas acrescento:
No distrowatch, dá uma vista de olhos pelas distribuições do top.
Mas também podes ssber algo mais sobre as mais famosas em Major Distributions no topo da página.

Linux de facto depende muito do gosto de cada um, o que eu acho de uma distribuição, podes não estar de acordo ou não gostar tanto dela.
É como sabores de linux, há um que nos delicia por fazer o que pretendemos precisamente, mas pode haver quem prefira outros sabores.

Outra boa ideia é brincares um pouco primeiro usando liveCD assim sem teres de instalar podes testar primeiro e ver se é o que pretendes, já que te podes dar ao luxo sacares quantas e quais quiseres não há nada como experimentar.
Claro que não terás o sistema em pleno no livecd, mas dá para ter uma ideia.

Ter windows em linux podes usar wine que é um programa que converte os comandos linux em comandos dos/windows e assim podes instalar algumas aplicações que gostes do windows, por vezes não têm o mesmo desempenho, principalmente os jogos, pois estás a correr coisas que não são nativas.
Podes também usar uma virtual machine para teres um windows a jeito.
Ou se te custar a passar directamente do windows para linux faz dual boot.

Quanto ao uso que vais dar:
Muitas distribuições suportam os programas mais comuns por isso não terás problemas, deixo alguns exemplos:
Office: OpenOffice
Messenger : Amsn, emesene
Browser: Firefox, Opera
Players audio: exaile, Amarok
Players Video: VLC, Tottem, Mplayer
Editor de imagem (editor de imagens/foto)?: Gimp
Editor de Audio: audacity

Quanto ao look os window managers são variados e cada um cativa o seu publico.
Tens muitas distribuições com variantes de bastantes window managers como o ubuntu (gnome), Kubuntu (KDE) e Xubuntu (Xfce)
Isso vai depender do teu gosto mas tens o Gnome e KDE mais estilosos e outros que são mais leves como o Xfce, fluxbox, openbox, E17... para pcs mais antigos são mais apropriados
depois claro que em cima metes o compiz se quiseres o que dá outro aspecto, e themes a condizer com o teu gosto. Basicamente o look é bastante personalizavel, com o tempo aprendes a fazer um ambiente mesmo ao teu estilo
Cumps
 
Última edição:
sim, eu ja exprimentei durante algum tempo o linux, ubuntu 7.04 na altura, e nunca me dei muito bem a instalar programas pela consola e assim. por isso optei por voltar para o windows. mas visto que posso ter um windows dentro do linux, isso e muito bom. mas por exemplo o unico jogo que eu jogo e CS com amigos na net. ele ficara lento? é o 1.6, ou 1.8
 
sim, eu ja exprimentei durante algum tempo o linux, ubuntu 7.04 na altura, e nunca me dei muito bem a instalar programas pela consola e assim. por isso optei por voltar para o windows. mas visto que posso ter um windows dentro do linux, isso e muito bom. mas por exemplo o unico jogo que eu jogo e CS com amigos na net. ele ficara lento? é o 1.6, ou 1.8

Boas
Em relação a isso tb estou curioso devido a ser um vicido do WoW lol.
Cumpz
 
Para CS por wine não terás grandes problemas,eu num p4 2.0 512 ram geforce mx440 conseguia até jogar bem o 1.6 até o source jogava, com alguns breaks mas a maquina também é antiga e com wine não é bem igual.
Sacas o steam e instalas, depois usas o steam para instalar o jogo.é simples. Não te esqueças de ter instalado o msttfonts que o wine vai precisar das fonts do windows.
Wow tem tido muito bom feedback de jogabilidade pelo wine, há quem afirme que é melhor pelo wine que nativo no windows na mesma máquina.

Pagina de suporte wine para o jogo:
http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=3731
CS source
http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=3507
CS 1.6
http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=14154
Wow Wrath of the Lich King 3.0.X

Devo salientar que quando experimentei jogar cs pelo wine já foi há mais de um ano, e agora o source tem um feedback muito mais positivo pelo que deve dar perfeitamente sem grandes perdas de performance.

Danfergo:
Hoje em dia o linux está muito mais intuitivo, não precisas praticamente de usar a consola, se bem que ás vezes se souberes o cumando fazes tudo num comando enquanto que em clicks ainda dás uns 2 ou 3 lol mas chegas lá
Para instalar coisas tens o synaptic package manager que é um programa gráfico.
Tens também distribuições que ainda facilitam mais, e até sites que têm esse tal codigo para a consola embutido num botão, assim escolhes o que queres instalar pela página, clicas instalar e o linux só te pede a autorização, o resto é automático, nem next tens de fazer.

Por exemplo hoje em dia podes usar 3 maneiras de no Ubuntu instalar por exemplo o VLC (player multimédia)
Tens o tal comando que assusta:
sudo apt-get install vlc

Tens o synaptic em sistema > Administração > synaptic e quando o programa abre no campo pesquisa escreves "vlc" e na lista de programas que aparece o que diz vlc e a descrição correspondente clicas no quadrado de selecão e no visto verde para aplicar, e já tá

Ou no site www.appnr.com procurares o programa vlc e clicares no botão instalar, o sistema operativo pergunta se queres instalar...

Para mim qualquer dos métodos não é dificil.
Quem diz ubuntu diz outra distro...

Pelo teu system deves conseguir jogar sem problemas CS... não vi referência a memória mas se for 1 GB tás bem orientado, mesmo que seja 512 deve dar
 
Última edição:
é de 512, mas no windows chegava bem. e Para criar servidores e assim? nao há problemas pois nao? o jogo rola normal ne?
e visual? eu não percebo muito bem aquilo que se pode usar, ja vi alguns pcs bem bonitos, outros que não gostei muito. por exemplo, vejo que muita gente usa o beryl e aquilo fica cheio de efeitos de fogo e tal, eu nao queria uma coisa tao aparatosa, mas gostava que não tivesse aquele aspecto tao cinza que tem o Linux normal. Eu vi em 1 pc que só tinha uma barra de ferramentas a outra era uma especie de Rocket dock como faço isso?
 
Claro que as versoes simples tipo ubuntu são as melhores para um iniciado. Mas acho que qualquer distro de linux (das mais populares) é boa para começar, depende do quanto estas disposto a bater com a cabeça na parede.
 
Claro que as versoes simples tipo ubuntu são as melhores para um iniciado. Mas acho que qualquer distro de linux (das mais populares) é boa para começar, depende do quanto estas disposto a bater com a cabeça na parede.
nao me importo de "bater com a cabeça na parede" desde que seja proveitoso.
 
é de 512, mas no windows chegava bem. e Para criar servidores e assim? nao há problemas pois nao? o jogo rola normal ne?
e visual? eu não percebo muito bem aquilo que se pode usar, ja vi alguns pcs bem bonitos, outros que não gostei muito. por exemplo, vejo que muita gente usa o beryl e aquilo fica cheio de efeitos de fogo e tal, eu nao queria uma coisa tao aparatosa, mas gostava que não tivesse aquele aspecto tao cinza que tem o Linux normal. Eu vi em 1 pc que só tinha uma barra de ferramentas a outra era uma especie de Rocket dock como faço isso?
O meu pc também na altura correu bem com 512, como o suporte aparentemente melhorou com as versões do wine que foram saindo, a provavelmente está melhor.
Quanto ao baryl agora é Compiz Fusion ou mais comum compiz, e os efeitos são altamente personalizáveis e podes usar plugins que adicionam efeitos.
Para a dock tens várias, a mais usada penso que seja a AWN também muito personalizavel, para veres até que ponto podes personalizar o ambiente faz uma visita ao tópico "como é o vosso nix desktop"
 
O meu pc também na altura correu bem com 512, como o suporte aparentemente melhorou com as versões do wine que foram saindo, a provavelmente está melhor.
Quanto ao baryl agora é Compiz Fusion ou mais comum compiz, e os efeitos são altamente personalizáveis e podes usar plugins que adicionam efeitos.
Para a dock tens várias, a mais usada penso que seja a AWN também muito personalizavel, para veres até que ponto podes personalizar o ambiente faz uma visita ao tópico "como é o vosso nix desktop"
Estive a ver os screenshots e fiquei muito surpreendido pela positiva! :D nunca pensei que se podesse fazer tanto com o linux.
Talvez porque estou mais habituado ao windows, mas gostei muito de alguns que eram semelhantes ao vista
 
Estive a ver os screenshots e fiquei muito surpreendido pela positiva! :D nunca pensei que se podesse fazer tanto com o linux.
Talvez porque estou mais habituado ao windows, mas gostei muito de alguns que eram semelhantes ao vista
Em sistemas Linux, com a variedade de gestores de janelas e ambientes de trabalho gráficos, juntamente com os recursos ao nível da aceleração gráfica 3D, podes fazer tudo.

Simples, complicado; com, sem efeitos. Personalizar cada pixel do desktop e atribuir-lhe o comportamento desejado.
 
Em sistemas Linux, com a variedade de gestores de janelas e ambientes de trabalho gráficos, juntamente com os recursos ao nível da aceleração gráfica 3D, podes fazer tudo.

Simples, complicado; com, sem efeitos. Personalizar cada pixel do desktop e atribuir-lhe o comportamento desejado.
Bem, dei-me à experiencia, e hoje de tarde saquei e instalei o ubuntu 9.04, ainda não lhe dei grandes efeitos, apenas activei o que vem de orgiem, e já estou a gostar bastante disto.
Sim, quando intalei as versoes 8.04, e 7.04, nao era tao bonito. eheh.
Mas acho que o meu pc nao vai aguentar muitos mais efeitos, ele parece-me ja estar a dar alguns travoes cmo está.
 
Bem, dei-me à experiencia, e hoje de tarde saquei e instalei o ubuntu 9.04, ainda não lhe dei grandes efeitos, apenas activei o que vem de orgiem, e já estou a gostar bastante disto.
Sim, quando intalei as versoes 8.04, e 7.04, nao era tao bonito. eheh.
Mas acho que o meu pc nao vai aguentar muitos mais efeitos, ele parece-me ja estar a dar alguns travoes cmo está.
Pessoal, eu disse que o pc estava sempre a travar, e fiqei a pensar se nao seria algum problema de ma instalaçao da partiçao de memoria virtual ou la cmo se chama.
 
Convém tb especificar qual a máquina em questão, porque existem requisitos diferentes...
O pc e este , o meu.
tentei usar o wine, mas parece que nao esta a correr muito bem. tentei instalr o CS 1.6 mas deu erro, e tentei correr uma versao portatil do photoshop cs4 mas estava tudo fora do sitio, coisas sobrepunham-se , ..
 
Bem, eu estive a exprimentar o wine , e nao funciona nada como eu estava a espera, quer dizer, por um lado melhor do que eu estava a espera, por outro nao esta a resultar.
1) consigo abrir os "setups" dos programas em .EXE as 1000 maravilhas, perfeito!
2) nao consigo aceder ao programa:
a) versao portatil, o programa abre todo trocado, nao se percebe nada.
b) instalando programas, instala bem, mas nao abre :S
c) C.S. 1.6, instala ate meio e dá erro.
d) C.S. 1.8, o cs instala mas dps qdo clico para iniciar o ecra fica preto e diz que nao suporta o jogo, mas o som do jogo da.

Sera que falta instalar a grafica? mas a minha grafica ja da pq os efeitos do ambiente de trabalho ja dao
 
Se estás no ubuntu experimenta ir a sistema > Administração > Controladores de hardware
Se o Driver da gráfica estiver activo então sim tens a gráfica instalada.

Dá uma vista de olhos no site do wine para ver qual é a compatibilidade de cada programa que estás a usar.

Quanto ao CS, quando usei instalei o steam e fiz o resto pelo steam quanto a instalações de jogos...
 
Se estás no ubuntu experimenta ir a sistema > Administração > Controladores de hardware
Se o Driver da gráfica estiver activo então sim tens a gráfica instalada.

Dá uma vista de olhos no site do wine para ver qual é a compatibilidade de cada programa que estás a usar.

Quanto ao CS, quando usei instalei o steam e fiz o resto pelo steam quanto a instalações de jogos...

Pois, mas eu nao tenho conta Steam :S

é muito estranho, porque nenhum me rola em condiçoes.
Pode me explicar o que e o KDE? e que eu estava a tentar instalar um programa Kopete pela consola, mas apareceu KDE-config not found
 
KDE é um desktop manager, o Kopete é um programa feito para este DM pelo que depende de dependências respeitantes a este DM penso eu.

Quanto ao problema do CS, sendo que é o non steam os padrões de suporte do wine são diferentes.
 
Back
Topo