1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor Linux para portáteis (opiniões)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por pedrorito, 28 de Dezembro de 2006. (Respostas: 31; Visualizações: 3823)

1. pedrorito

pedrorito Power Member

Boas pessoal!
    Queria aqui inserir um tópico para 'caçar' as vossas opiniões sobre qual será o melhor sistema Linux para portáteis...Tenho o Ubuntu no meu Desktop, gosto muito, ainda ando nas minhas 'aprendizagens' sobre este sistema operativo alternativo ao Windows, mas será o melhor, na vossa opinião, também para portáteis?
    Escrevam para aí, que eu vou lendo... ;-)
    Cumprimentos.

2. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Se estás habituado com o Ubuntu mete-o no portátil também, esse e o Fedora, Mandriva e Suse, devem ser os que mais hardware detectam e instalam logo, também são mais à "lá Windows", eu uso Slackware e estou muito contente e tenho tudo a funcionar.

3. eyeliner

eyeliner Power Member

Já meti o Mandriva no portátil de um amigo meu. Perfeito, apesar de no Live CD o monitor
    desligava-se em certa parte. Mandava-se o X a baixo e ficava tudo bem, misteriosamente.

Instalou sem problemas, embora não tenha conseguido instalar a placa Wireless (precisava de ir à
    net...). Com uns minutos de configuração o sistema ficaria perfeito, mas como não tivemos tempo...

Eu é "Mandriva all the Way". Fácil de usar, mas podes sempre tomar a via mais difícil e evitar as
    configurações automáticas e usar o terminal. É bom para quem quer aprender e bom para quem
    não quer suar muito.

4. CR_

CR_ Power Member

Eu num portátil punha gentoo, porque seria um pc onde eu quereria performance. Mas tu é que sabes o que queres do portátil.

Experimenta pôr Debian no portátil em vez de ubuntu.

5. astrisko

astrisko 1st Folding then Sex

No portátil só experimentei duas distros, Ubuntu e Fedora e as duas funcionaram sem problemas de maior, os únicos problemas que ocorreram foram por causa da placa gráfica uma ATI X600, o wireless foi correctamente detectado e funcionou sem problema.

6. esquiso

esquiso Power Member

O facto de ser portatil ou ser desktop, nao vai influenciar nada. O que influencia é o hardware que tens.

E posto isto, tens duas opções:
    - Mudar de distro, e aumentar a tua cultura relativa ao mundo GNU/Linux
    - Manter-te com o ubuntu para dominares cada vez melhor a distro em si

Agora é tua a decisao :)

7. Cool_Deamon

Cool_Deamon Power Member

Bem.. ainda noobie nestas andanças do Linux, andei sempre de roda do Ubuntu desde o 5.10, por indicado para me iniciar aqui no fórum. Já tinha descoberto o Linux Mint à algum tempo, instalei-o no portátil (Acer-Centrino,ati9700) e simplesmente tinha tudo a funcionar, codecs para mp3, divx, teclas extra a funcar, wireless foi só por a SSID e a pass, lê os discos NTFS do windows,... Na minha opinião é o melhor que há ;)

Ubuntu+Funcar tudo outofthebox= Linux Mint

8. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Se tens uma distro que funciona, fica-te por ela.

Última edição: 28 de Dezembro de 2006
  9. onaips

onaips Power Member

ora aí está, tanto no desktop e no notebook a mesma distro serve, apenas tens que lhe adicionar mais uns pacotes para melhorar a tua autonomia em bateria...
    aconselho a todos a meter o laptop-mode, que é um script que faz gestao de por exemplo o disco, que se desliga passados poucos segundos, do processador, e afins, nao sendo preciso ter nenhum daemon a correr para estas coisas...
    uso slackware e tb tenho td a funcionar, mas isto é td gostos, nao precisas de estar a sacrificar a tua distro preferida só porque vais usar um notebook

abraço

10. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu tenho Ubuntu desde o 5.10. Neste momento tem o Dapper e só não funciona a tecla Fn+F5 que é o que faz a troca de monitor externo/lcd. Infelizmente é uma manhã dos IBM R51 e restantes já que outros IBM funcionam com tudo certinho. Para mim é muito chato pq quando estou a dar formação aquilo dá jeito. Quanto ao resto está sempre a dar-lhe.
    Mas de facto fazia falta estas correcções para os portáteis.

11. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

vou aproveitar esta thread pra perguntar uma coisita:

no meu IBM instalei o Ubuntu 6.10 dapper..com a ajuda do automatix:-D tenho tudo a funcar..como tenho router wireless em casa, com o mac adress ele detecta a rede e tenho logo net (instalei o network manager)..agora em ligaçoes ad-hoc népias..ele detecta a rede,pede a pass e nao dá acesso..já tentei configurar sem pass a rede wireless mas nem assim consegui..alguma dica pra ligaçoes ad-hoc que nao me esteja a ocorrer?é mto estranho..:002:

12. mundano

mundano Power Member

Quem quer performance tem um desktop, não um portatil, digo eu.. ;)

Mas Gentoo, se ele for masoquista, depois de instalado é sempre uma das melhores distros de se ter..

13. CR_

CR_ Power Member

Eu disse isso por causa da bateria (mais performance + bateria) e porque num portatil com hardware inferior gentoo faz diferença.

Acabei hoje de instalar gentoo, é só seguir o manual...

14. mundano

mundano Power Member

Eu já usei Gentoo.. Sei como funciona... E continuo a achar que é para masoquistas... :002:

Mas também sei que depois de instalada e configurada, caso tudo corra bem, é a distribuição mais rápida que se pode ter.

15. kanguru

kanguru [email protected] Member

Acabaste hoje e quando começaste? :P

Voto no gentoo, pq aquilo bem afinadinho, é um mimo. Mas depois há um problema, compilar pacotes, num portatil, depende do portatil. Uns aquecem demais, tb não convem compilares se tiveres em bateria etc.

No entanto, um colega meu usa fedora, diz que aquilo corre tudo bem, que agora gerem as dependências dos rpms, sem problema, e que tem muito suporte para a distribuição, mas isso tanto o ubuntu com o o gentoo também têm. Sendo assim, vai para a distribuição que gostares mais, linux é linux, tirando uns detalhes, dps do sistema instalado é quase tudo a mesma coisa.

16. CR_

CR_ Power Member

Dia 1 - Noite: stage3 + portage + kernel

Dia 2 - Placa de rede PCI nao funciona porque afinal usa modulo tem um nome diferente do que diz no lspci (resolvido metendo o resultado do lspci no gentoo forums)

Dia 2- Noite: (por causa das HH) Xorg + Gnome

Dia 3- No gnome, falta só Acelaração 3D (diz hoje) + OpenOffice +xchat

Conclusão é fácil quando se tem mais que um pc e fazer a instalação por rede. Mas requer alguma paciência principalmente para newbies (eu já tinha conhecimento sobre como fazer a maioria dos passos necessáios para instalação).

Compensa, tou num PIV 1.5 e navego tão bem ou melhor no gnome do que se tivesse no outro PIV 2.6 em Ubuntu.

Agora é como tu disseste, depende do uso que vai dar ao portatil, se for para estar sempre a compilar e instalar programas mais vale por Debian ou Arch que é muito mais cómodo.

17. mundano

mundano Power Member

A questão é que um gajo em Gentoo depois acaba por ter que andar sempre a compilar qualquer coisa...

E havia uma coisa que me irritava profundamente.. Uma vez por exemplo perdi 4 ou 5 dias a instalar tudo, a optimizar ao máximo (porque também se não for para optimizar não vale a pena o Gentoo) e depois.. Usei umas semanas e depois queria instalar os drivers da Nvidia. No Ubuntu instalo-os em 2 minutos, no Gentoo andei 3 dias até que desisti. Primeiro tive que reconfigurar e recompilar o Kernel 2 ou 3 vezes até acertar com aquilo.. E de cada vez que recompilava era experimentar, ver os log, os erros, ir queimar pestanas para o fórum deles, etc.. etc...

Enfim... Eu não sou nenhum expert em Linux, admito, mas sei desenrascar-me.. E no Gentoo além das irritantes compilações constantes nunca consegui por o hardware todo a funcionar.

Prefiro mil vezes um sistema 20% mais lento, mas tendo um kernel genérico que em principio funciona com tudo.

E parece-me que não sou só eu que tenho essa ideia, porque o Gentoo que foi durante algum tempo um fenómeno de pupolaridade pela sua filosofia tem vindo a perder fulgor e a acreditar nas noticias tem perdido nos ultimos tempos bastantes dos seus developers. Por outro lado vemos um fulgor cada vez maior de distros baseadas em binários pré-compilados como o Ubuntu, OpenSUSE, Fedora, Mandriva, Mepis, etc.. etc..

18. CR_

CR_ Power Member

mundano eu não uso Gentoo no pc principal mesmo por causa das compilações. Mas agora no outro em só é usado para net e editor de texto e ainda por cima sendo só PIV 1.5 vale apena pôr. Tudo depende do uso dado ao pc.

19. ajax

ajax Banido

a melhor distribuição *nix para portáteis é o Mac OS X. Apenas tem o inconveniente de terem de comprar um Mac. :D

20. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

os experts falam de distros completamente dificilimas pra quem é n00b em linux e alguem ajuda aqui o je?:lol:

Partilhar esta Página