Melhor linux pra pc antigo

jack moris

Power Member
Boas, hoje estive a instalar o linux mint 14 na minha torre antiga, e consegui uma performance bastante superior à que tinha com o windows xp
a minha dúvida é se existirá outra versão( mais antiga talvez) que dê ainda melhores resultados. As características do pc são: P4 3.2 GHz, ram 512 mb, placa gráfica 256mb, e disco de 80gb.
E já agora, o facto de ter ainda o windows xp noutra partiçao do disco afeta a performance do linux?

Obrigado :)
 
um pc dessa idade a perfomance é afectada pela chipset da motherboard e o proprio HDD, em comparação com os pc's mais recentes, dai achares que o desempenho ande alem de quem , mesmo com linux, a idade do hardware não perdoa...

portanto ter winxp noutra partição não afecta de modo algum o desempenho , quanto a linux procura distros mais leves, tipo tiny core linux, linuxslax, puppy, bodhi linux, damn smal, slitaz(basead no ubunto), etc, é testares e ver qual se safa melhor...
 
Obrigado pela ajuda :)
eu testei o mint 14 e dá fixe, pensei que se escolhesse um mais antigo que funcionasse com mais fluidez por ser menos pesado(digo eu :s)
qual consideras ser o mais leve desse que indicaste?
 
Existem distribuições mais recentes e actualizadas em que consegues fluidez. Experimenta o xubuntu ou lubuntu. Já tive ambas a correr num pc parecido ao teu
 
Isso depende da versão do Mint 14 que estás a usar.

Se gostas do Mint, podes experimentar o Mint 17 LTS XFCE, se preferes algo mais rápido podes testar o Lubuntu 14.04 LTS.

No Linux uma distro mais antiga pode não ser mais rápida pois os melhoramentos no kernel e nas distros tem tendencia a melhorar a performance. Alêm disso, distros fora do suporte não tem updates de segurança e ficas com versões antigas do software.

O Mint mais leve ainda com suporte é o Mint 13 LTS XFCE. O Mint 12 LXDE foi bastante leve e o Mint 9 LTS Fluxbox foi ainda mais leve mas já não tem suporte. O LMDE é geralmente mais leve que a versões com base no Ubuntu.
 
Eu também andei a experimentar algumas destas versões, num PC parecido, mas não consegui pôr o flash a funcionar, nem instalado separadamente, nem no chrome. Precisava do flash. Queria uma versão linux leve e que o flash funcionasse.
 
Não sei como é que os kernels mais recentes se comportam em hardware mais antigo, o touromelga deu boa sugestões, pessoalmente tentaria uma instalação base de debian com openbox como WM, PCManFM como file manager e midori como browser, mas nada como testares várias distros e veres qual funciona melhor, evidentemente não te podes meter em algo com um WM como gnome, KDE ou mesmo Xfce, openbox ou lxde são as melhores opções para hardware mais antigo.
 
Concordo com o asterisko. Eu já tive uma instalação com base no debian+lxde a ocupar 37-49 mb sem nada aberto + firefox e libreoffice 150 mb, a rodar como se fosse um pc novo. É uma questão de otimizares. Coisas como o zram, swap, sistema de ficheiros e programas a inicializar são importantes em pcs antigos. Quanto ao kernel e programas a questão não é a leveza e sim a quantidade de componentes carregados. Ao sair novas versões geralmente vem com mais componentes o que fica mais pesado, mas dá para desativar esses componentes por ficheiros de configuração ou recompilando apenas com o que necessitas. Eu em computadores antigos desativo muitas opções do firefox e do kernel, escondidas mas podes ver na web ou com o comando man.
Mas visto que não deves entender muito de linux, instala o Lubuntu, pois é mais user friendly, mas depois de saberes mais de linux recomendo fazer uma instalação base para teres um sistema super rápido.
 
Última edição:
Aqui instalei o Lubuntu, mas o flash player continua sem funcionar. Está instalado, mas no lugar do vídeo, fica só o fundo. Já instalei de várias formas o flash e continua igual. Isto no Firefox, que o Chromium e o chrome não abrem sequer... A gráfica é uma ATI 9200 e não sei se será dos drivers, nem sei como os atualizar por os da ATI...
 
Boa tarde a todos,
Nunca tendo mexido ou instalado outra coisa que não Windows, qual a melhor versão que posso instalar num pc? O que pretendo é: fazer o download, meter numa pen, instalar e começar a usar. O que me aconselham?
 
@jotaguvamo
Podes também tentar o PCLinuxOS, é também install'n'go, com a vantagem de só teres de instalar uma vez... pois é rolling release, eu instalei o meu em 2009 e até hoje não voltei a instalar mais vez nenhuma.
 
@jotaguvamo
Podes também tentar o PCLinuxOS, é também install'n'go, com a vantagem de só teres de instalar uma vez... pois é rolling release, eu instalei o meu em 2009 e até hoje não voltei a instalar mais vez nenhuma.
Com outras distribuições também não é preciso instalar outra vez, faz-se update. O compromisso típico das rolling releases é terem aplicações mais recentes e atualizadas frequentemente, com a instabilidade que isso pode causar.
 
Com outras distribuições também não é preciso instalar outra vez, faz-se update.
O que me levou a optar em 2009 por uma rolling distro, foram essencialmente 2 motivos, a quantidade enorme de download feitos de uma vez, o que aumenta a probabilidade de alguma coisa correr mal, o outro motivo foi porque nos fórums normalmente aconselhavam a instalar tudo de novo em vez de fazer update, não sei se ainda se mantém assim ou não.

O compromisso típico das rolling releases é terem aplicações mais recentes e atualizadas frequentemente, com a instabilidade que isso pode causar.
Isso depende da distribuição, a PCLinuxOS sendo uma rolling distro é conhecida por ser "conservadora", só lança uma nova versão do software depois de bem testado (o que não invalida que de vez em quando exista problemas)
 
O que me levou a optar em 2009 por uma rolling distro, foram essencialmente 2 motivos, a quantidade enorme de download feitos de uma vez, o que aumenta a probabilidade de alguma coisa correr mal, o outro motivo foi porque nos fórums normalmente aconselhavam a instalar tudo de novo em vez de fazer update, não sei se ainda se mantém assim ou não.

Não sei o que aconselham nos fóruns, mas eu faço sempre update e não tenho tido problemas. É verdade que são muitos downloads, mas hoje em dia isso não é um grande problema, pelo menos no meu ambiente.

Isso depende da distribuição, a PCLinuxOS sendo uma rolling distro é conhecida por ser "conservadora", só lança uma nova versão do software depois de bem testado (o que não invalida que de vez em quando exista problemas)

Se o PCLinuxOS só lança novas versões de software depois de bem testado, está um pouco mais longe do extremo no compromisso de que falei. Tem necessariamente versões menos recentes dos programas do que as distribuições bleeding edge, ganhando estabilidade. E esses testes são feitos programa a programa ou no sistema? Em Debian, por exemplo, há um freeze do sistema inteiro, normalmente de seis meses ou mais, antes de sair a versão estável. Isso é impossível numa rolling release.


A estabilidade também não é só o facto de os programas funcionarem, mas de funcionarem da mesma maneira (para o bem e para o mal, porque num sistema estável também se tem de viver com pequenos bugs que se calhar já foram corrigidos em versões mais recentes, e sem as funcionalidades novas). E tem o reverso da medalha de ser uma grande mudança quando se faz o update dois anos depois.
 
experimenta o peppermint os 5 e vê se dá para o uso que pretendes, eu tenho-a instalada num eee pc 701 com 512mb de ram e ainda não vi mais de 370mb em utilização com o uso que lhe tenho estado a dar
 
Back
Topo