1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor livro sobre Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por DarkButterfly, 20 de Janeiro de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 2517)

1. DarkButterfly

DarkButterfly Power Member

Na vossa opinião qual o melhor livro sobre Linux que aborde o seguinte: Conceitos avançados de rede, conceitos sobre servidores, servidor de email (postfix), servidor web (apache), servidor web avançado (servidores virtuais apache), políticas de segurança, routing e firewall, restrição de recursos, ferramentas de segurança.

Abraços.

2. spastikman

spastikman Banido

O melhor livro é o google. Qualquer livro que compres já está desactualizado, e se muita coisa se mantem intacta, muitas outras mudam.

3. slack_guy

slack_guy Power Member

Este 'livro' é muito bom: http://tldp.org/ Alguns temas estão desactualizados mas ainda assim são excelentes fontes de informação para perceberes os conceitos.

4. neonl

neonl Banido

5. HardBody

HardBody Power Member

6. sasa

sasa Power Member

7. madskaddie

madskaddie Power Member

Uma cena interessante sobre o movimento livre é que até alguns dos livros editados estão sob GFDL e dá para arranjar legalmente e à borla na NET

8. DarkButterfly

DarkButterfly Power Member

agradeço as vossas sugestões. vou dar uma olhadela. já tenho algumas noções básicas, mas como quero tirar uma certificação de redes em linux abrangendo todos os aspectos que referi, como é óbvio tenho que estudar e saber muito mais. fiquem bem e se tiverem mais sugestões nao hesitem :)

fiquem bem

9. Boas.

Eu comprei o Linux Bible 2007 e é muito bom... pena é ser em ingles 8|

10. SuperTostaEmPo

SuperTostaEmPo What is folding?

Acho que a muitos livros que nao valem o dinheiro que pedem por eles, porque quando vais ver a informação que fornecem é muito baseada em interfaces graficos.
    O melhor é procurares algo que falem so ou em grande parte em commandos/consola

11. skorzen

skorzen Power Member

Não podia estar mais de acordo.

12. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Tenho esse livro e recomendo.

13. tangram

tangram Power Member

O ano passado comprei o Linux Bible 2007 e penso que foi uma boa compra.

A questão é que quando os livros saem no mercado já sairam novas versões das distros, o que por vezes torna os livros desactualizados. Por exemplo, a Linux Bible referia o Debian Sarge como a versão stable de Debian e a parte de Gentoo tinha como referência a release 2006.1.

De qualquer das formas aprende-se muito lendo um livro do género.

Existem excelentes livros online que já li/consultei que aconselho: Slackware Linux Essentials (genérico o suficiente para se aprender muito sobre a consola, disponível ver site do Slackware), FreeBSD Handbook (tudo sobre FreeBSD) e o Gentoo Handbook (virado para a instalação detalhada de Gentoo).

E há muito mais por ai. :)

14. xtr3me

xtr3me Power Member

Para mim, estar a comprar livros de linux é um bocado desperdício e passo a explicar porquê.

Primeiro, porque é muito fácil encontrar informação completa, gratuíta e actualizada na web.

Segundo, porque se forem livros sobre coisas muito específicas, desactualizam-se com facilidade.

Para comprar livros de IT é preciso ter cabeça. Porque são caros e porque é muito fácil investir em livros que passado alguns tempos não servem para nada.

15. tangram

tangram Power Member

xtr3me, há várias razões (válidas) para comprar ou imprimir um livro, tais como:
    - ler em viagens longas, num café, etc
    - é mais confortável para os olhos
    - a consulta de pequenas coisas é por vezes mais directa
    - fonte de informação agregada

Ler um livro não esgota consultar fontes online e vice-versa. ;)

16. xtr3me

xtr3me Power Member

É verdade, mas eu não disse o contrário.

Eu também prefiro ler o livro, do que ler em pdf.

Agora vou dizer o que não concordo nos argumentos que deste.

"Ler em viagens longas, etc." - Um livro técnico não é para ser lido como um romance. É para ser consultado quando interessa fazer alguma coisa em específico. Lê-se algumas páginas e faz-se o que se quer.

"A consulta de pequenas coisas é por vezes mais directa" - Discordo completamente. Queres mais directo do que manuais, com links directos para os capítulos (e muitas vezes para os assuntos em particular)? Ou mais directo do que um search num documento digital? Não acho que haja.

Obviamente que ler um livro não invalida a consulta de fontes digitais.

A minha questão prende-se com o valor de um livro (sendo que os livros técnicos são caros) em relação à sua utilização. A não ser que compres livros sobre temáticas generalizadas (programação, segurança, arquitecturas, sistemas de informação) ou cenas mais alto nível, eu acho que não compensa. Então no mundo linux, com a constante evolução que tem tido (ambientes gráficos, segurança, kerneis, etc) comprar um livro é para durar pouquíssimo tempo. E isso para mim é deitar dinheiro (bastante), que já não é muito, fora.

Pessoalmente, só tenho livros sobre linguagens (que comprei na altura) para consulta de vez em quando e depois sobre coisas mais "abstractas" como engenharia software (metodologias, etc), arquitecturas de SI, segurança, etc.

Mas lá está, não sou dono da verdade universal e admito estar errado. Esta é só a minha visão.

17. neonl

neonl Banido

Subscrevo todas as letras.

É indispensável a utilização de fóruns, pesquisa em Wikis, Gooooooogle, etc. Mas ter pelo menos um bom livro (eu disse antes quais considero efectivamente bons livros)
    em papel (até pode ser impresso do pdfI :p) considero algo também necessário.

Partilhar esta Página