1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor máquina fotográfica até 250 euros

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por ota, 1 de Abril de 2013. (Respostas: 22; Visualizações: 4890)

1. ota

ota Power Member

Boas pessoal. Estou para me iniciar no mundo da fotografia. Sei que fotografar não é só "carregar no botão" nem ter uma máquina toda xpto. Tenho um orçamento de 250 euros(não me posso queixar. São os meus pais que a vão pagar :D ) e queria que me ajudassem a escolher a melhor máquina do mercado (nacional e internacional, tipo ebay ou amazon). Desde já os meus sinceros cumprimentos.

2. jm1.jonas

jm1.jonas Power Member

Canon Powershot SX230 ou SX240, tem muito boa qualidade e já tem modos manuais!

3. chinike

chinike Power Member

Eu comprei uma fujifilm finepix hs25 exr no site da fnac por 218 euros.
    Não é vendida nas lojas porque existe caraterísticas que ninguém procura.
    Tem Zoom de 30x manual, rodas a lente como uma reflex mas é lente fixa.
    Tem 16 megapixeis de resolução. Super macro de 1 cm.
    A desvantagem para muitos é que utiliza pilhas 4 pilhas AA. Mas eu prefiro assim.
    Porque compro 4 pilhas recarregáveis 2500 no lidl por 3.99 euros e um carregador também no lidl por 9 euros.
    Tenho sempre um pack suplente e como o zoom é manual , posso disparar até 350 fotos com flash.
    Também tem modo manual, podes escolher os ISOs , super completa. Ecra movível e ecra otico caso queiras desligar o ecra da maquina.

4. Wildstar

Wildstar Power Member

Mas a qualidade de imagem é inferior às Canon mencionadas... E não cabe no bolso.

E não mencionaste o melhor dessa máquina, que é ter EXR. Mas é preciso saber como o usar.

5. Oh Wildstar, olha que a qualidade não difere muito. Tenho uma HS10 e aquilo bem aplicadinho e com as definições correctas, tira muito boas fotos, tanto que a quero experimentar em retratos.

Agora no assunto do tópico, tenta essas Canon's e a Fujifilm Finepix HS30 EXR ;)

6. Wildstar

Wildstar Power Member

Qualquer máquina fotográfica tira muito boas fotos se usada correctamente, inclusivamente uma caixa de sapatos. Máquinas melhores simplesmente permitem tirar fotos em condições mais difíceis.

Tanto o sensor da Fuji HS25/30 como o da Canon "morrem" aos 1600 ISO. Só que o da Fuji é ligeiramente maior, portanto esperava-se que tivesse melhor performance. Os sensores da Fuji, no geral, têm o tipico ruído de baixa frequência na crominância que gera manchas de cor nas imagens. Já os da Canon começam a ter algum noise-shaping, que empurra este ruído para as altas frequências, gerando menos manchas e portanto imagens mais perto do aceitável (continuam, todavia, a estar longe da Sony que é mestra nesta tecnologia, os sensores Sony quase que eliminaram o ruido cromático).

Na pratica vai dar ao mesmo excepto aos 1600 ISO, onde acho que a Canon deve tirar fotos aceitáveis mais vezes que a Fuji. Era isto a que eu me referia, mas é uma diferença pequena. Sobretudo, eu gosto muito mais das cores que a Canon faz, a Fuji é descorada, é uma questão subjectiva mas acho que a maior parte das pessoas prefere a cor da Canon.

Curiosamente, quando usando pixel binning EXR, as caracteristicas de ruído da Fuji mudam completamente* e passam a ser parecidas às da Sony. E, claro, usando expansão de gama dinâmica EXR os resultados simulam sensores de tamanho maior. Mas poucas serão as pessoas que sabem aproveitar o EXR, de facto nem sequer há reviews sobre este aspecto.

*: falo do sensor da X10, os mais pequenos não sei precisamente porque não se encontram samples decentes na 'net.

Última edição: 2 de Abril de 2013
  7. chinike

chinike Power Member

O ota queria uma maquina por volta dos 250 euros. Não tinha referido que queria uma compacta.
    Até agora a minha fujifilm finepix hs25 exr tira fotos espetaculares.Tento fugir ao modo automático e tirar fotos em modo manual.
    Adoro o modo noite, macro flores e o de texto.
    Ainda não testei o modo desporto, mas este sábado com o raly que vai passar em Fafe, irei ver como ela se comporta no salto da lameira. Voltei fazer pesquisa no site da fnac e já não está disponível.
    como disse, é uma maquina com caraterísticas que muitos não gostam. A
    fujifilm finepix hs30 exr é de bateria mas com mais 50 euros já podemos comprar uma refrex Nikon D3100, qualidade superior.
    Eu também tenho uma nikon L16 de 7 megapixeis e acreditem de qualidade não fica atrás da fujifilm. As cores são mais palidas na nikon, mas para uma maquina digital compacta com mais de 4 anos fico admirado qual a qualidade. Acho que as nikon tem muita boa imagem. Mas como não tinha dinheiro para uma refrex, optei pela fujifilm por causa do zoom manual. Este zoom só existe nas refrex, e sabem bem que custam de 400 euros para cima!
    Não podemos ter tudo!

8. Wildstar

Wildstar Power Member

Note-se que eu acho a HS25 uma excelente compra. É a bridge mais barata com BSI.
    Uma dica: usa o tamanho de 8MP (ou lá o que é, o que tem metade da resolução), isso liga o EXR. Experimenta pôr a gama dinâmica a DR200 e DR400. Se funcionar bem é como se tivesses uma máquina com um sensor do dobro do tamanho (à custa dos megapixels, mas 8 chegam e sobram para tudo numa máquina com zoom tão grande).

9. ota

ota Power Member

bem. aqui no tópico já foram mencionadas umas cinco ou seis maquinas. Já formam mencionados varias carateristicas que as tornam melhores e várias que as prejudicam e até algumas formas de compensar alguns componentes que se encontram com menor qualidade(ou capacidade). Quanto ao ser compactas ou não. É irrelevante. Para já estou inclinado para a CANON SX230 ou SX240. Não encontro muitas diferenças entre elas. Será vantajoso comprar a SX240 em deterimento da SX230?

10. Wildstar

Wildstar Power Member

As diferenças significativas são:
    - SX230 tem GPS, é ligeiramente mais magra, mas a angular só começa nos 28mm;
    - SX240 não tem GPS, a angular começa nos 25mm, mas devido a isto é mais gorda.

De 25mm para 28mm são para aí 6º de campo de visão. Portanto se andares por sitios apertados a SX240 pode dar jeito.

11. chinike

chinike Power Member

Vou seguir a tua dica.
    Eu estou habituado á resolução de 7 megapixeis da nikon.
    Sempre achei os 16 megapixeis das maquinas digitais muito a cima da resolução real que elas tem.
    True resolution da fujifilm é de 10.6 mp.
    neste site:
    http://snapsort.com/compare/Canon-SX240-vs-Fujifilm-HS25-EXR

12. Wildstar

Wildstar Power Member

Esse true resolution não sei onde foram buscar, mas parece ser simplesmente baseado nos MP do sensor, logo não serve para nada.

Exemplo prático, a F550 tem o mesmo sensor e por isso também dizem que tem 10.6, mas comparando fotos reais a SX230 tem maior resolução:
    (DPreview)

13. chinike

chinike Power Member

A canon custa menos de metade do preço e acaba ser melhor.
    http://snapsort.com/compare/Canon-SX230-HS-vs-Fujifilm-F550-EXR

Também não dava 411 euros por uma maquina compacta!

14. ota

ota Power Member

O GPS também não me faz falta e, ao que parece, gasta muita bateria. Sendo assim acho que vou para a SX240, já que a quero para fotografar e não para ornamento, portanto, o facto de ser mais "gorda", não apresenta qualquer problema. Agradeço muito a todos os que me ajudaram. O meu muito obrigado :)

15. Wildstar

Wildstar Power Member

O GPS podes desligar e o ser gorda não é por causa do aspecto, mas pela facilidade de pôr no bolso das calças :p

Isso é absurdo e só mostra que o Snapsort só serve para confundir as pessoas. Está a ~200€ na Europa.

Última edição: 3 de Abril de 2013
  16. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

É simples: essa máquina não existe. Escusas de procurar por ela. E se alguém te disser a "máquina X é a melhor máquina do mercado" podes ter a certeza que está enganado ou a mentir.

Agora se andas à procura da melhor máquina para ti, isso já é outra coisa! Por favor responde a este formulário para que te possam ajudar em condições.

Para quem respondeu: se querem fazer boas recomendações façam um esforço por fazer a distinção entre o que é melhor para cada um de vocês e o que é melhor para quem pediu a recomendação.

17. Wildstar

Wildstar Power Member

Mas não é preciso ter excesso de rigor. A 250€ só há duas opções: as Canon recomendadas ou bridges rascas (sem BSI). Estas últimas só serão preferíveis a quem faça spotting ou fotografe aves, e é racional assumir, pelo seu discurso, que não é o caso do OP.

18. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Há mais opções:
    - DSLR em segunda mão
    - mirrorless em saldo
    - ultracompacta sub 250€
    - cameraphone (acreditem que esta é mesmo a melhor opção para muita gente)

19. Wildstar

Wildstar Power Member

Também considerei isso:
    - DSLR e mirrorless o preço do corpo é o menos, como bem sabes;
    - Não há razão para ultracompacta quando uma SX220 cabe no bolso das calças, a não ser que usemos calças bem justas :P
    - Cameraphone não é opção para quem quer aprender e, com franqueza, para fotografia séria (e eu tenho o 808) -- exceptuando fotografia de rua grande angular em boa luz e retratos à queima-roupa (campo que é popular e no qual de facto há muitos profissionais, mas não é para toda gente);

Destas só a DSLR me parece opção para quem queira aprender, como parece ser o caso do OP. Mas uma máquina com a 18-55 sem live view não me parece algo recomendável à geração habituada a LCDs e zooms grandes.

Última edição: 3 de Abril de 2013
  20. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Mesmo se nos restringir-mos apenas a "quem quer aprender" há vários caminhos e prioridades. Para nomear apenas alguns:

- Para quem quer aprender a manipular a abertura considero essencial uma DSLR com uma 50/1.8 como mínimo.

- Para quem quer aprender a manipular a perspetiva, dá muito jeito ter zoom, quanto mais melhor, mas também ter um bom extremo wide, coisa que é rara.

- Para quem quer aprender a fazer fotografia noturna, é essencial ter controlo manual sobre o tempo de exposição e conseguir tempos longos (15 segundos ou mais), coisa que muitas compactas, mesmo não tendo controlos manuais "completos" dão para fazer.

E podia estar aqui o dia todo a enunciar objetivos e cada um deles iria impor um requisito diferente ao equipamento.

Por isso, antes de entrar no pixel peeping de crops a 100%, há que perceber o que é que a pessoa quer. O grau de satisfação tem mais a ver com as expetativas e necessidades de quem compra do que com as características do equipamento em si. É por isso que o chinike pode estar perfeitamente satisfeito com a sua HS25 mesmo apesar de para o Wildstar esta ser muito inferior à SX230.

É mais útil alguém recomendar a máquina X e dizer o porquê do que entrar em discussões sobre pormenores que só vão confundir e contribuir para a "parálise da análise".

Felizmente, o OP já se decidiu e pode começar a fazer aquilo que é melhor para aprender: fotografar! :) Mas fica o alerta feito.

Partilhar esta Página